Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: ALMANAQUE QUÍMICO: UMA PROPOSTA PARA AULAS DE QUÍMICA
AUTORES: Barbosa Santiago, E.S. (UEPA) ; da Silva e Silva, B.M. (UEPA) ; Rosa Venâncio, C.R. (UEPA) ; de Araújo Moysés, D. (UEPA) ; de Brito Silva, M.D. (UEPA) ; da Silva Santos, V. (UEPA) ; Teixeira Araújo, E.M. (EEEMPEDRO AMAZONAS PEDROSO) ; Costa Santos, I. (EEEMPEDRO AMAZONAS PEDROSO)
RESUMO: Os passatempos são muito utilizados para distrair, ao mesmo tempo em que
estimula a mente de quem os utiliza. É nesse contexto que surge o Almanaque
Químico, com o intuito de propiciar a contextualização da Química, explorar o
lúdico, para que esta ciência se aproxime cada vez mais ao cotidiano. Buscou –
se proporcionar uma revista que alie boa informação a jogos que estimulem as
habilidades cognitivas. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um
Almanaque Químico que abordou por meio de caça – palavras, palavras cruzadas,
jogos dos sete erros, sudoku e enigmas, a importância dos Elementos Químicos. A
pesquisa foi desenvolvida com dezenove alunos do primeiro ano do Ensino Médio da
Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, na cidade de Belém – PA.
PALAVRAS CHAVES: Almanaque Químico; Recurso Metodológico; Ensino de Química
INTRODUÇÃO: A promoção do conhecimento e a formação de cidadãos comprometidos com os
princípios sociais têm quebrado paradigmas, visando incorporar ao ensino,
atividades que promovam o desenvolvimento de habilidades necessárias às práticas
educacionais da atualidade (MESQUITA & MEDEIROS, 2006). O Ensino de Química têm
enfrentado diversos obstáculos no que concerne à aprendizagem significativa. O
desafio está em correlacionar os conceitos vistos em aulas com o cotidiano.
Diante deste contexto, faz – se urgente o desenvolvimento e utilização de
recursos que auxiliem os professores na construção de aulas dinâmicas,
interativas e que possam de fato contribuir na formação de alunos capazes de
compreender a relação entre os conceitos vistos em sala de aula com as situações
as quais deparam - se habitualmente. Os passatempos são muito utilizados para
distrair, ao mesmo tempo em que estimula a mente de quem o utiliza e, é nesse
contexto que surge nosso Almanaque Químico, propiciando a contextualização da
Química de forma diferenciada, explorando o lúdico para que esta ciência se
aproxime cada vez mais ao cotidiano. Buscamos proporcionar uma revista que alie
boa informação a jogos que estimulem as habilidades cognitivas, com temas
voltados à Química. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um Almanaque
Químico que abordou por meio de caça – palavras, palavras cruzadas, jogos dos
sete erros, sudoku e enigmas, a importância dos Elementos Químicos. Além de
informá-los e incitá-los à pesquisa e leitura, uma vez que para a utilização dos
jogos, fazia – se necessário dominar a temática.
MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa teve como base para desenvolvimento, um questionário que
continha três perguntas abertas e posteriormente a utilização do Almanaque Químico
aplicado com dezenove alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual
Pedro Amazonas Pedroso, na cidade de Belém – PA. Referente a importância dos
Elementos Químicos por meio do lúdico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com os dados obtidos constatou - se que os dezenove alunos afirmaram gostar da
disciplina de Química. Quando questionados o porquê, obteve-se as respostas
conforme a Tabela 01. Ao serem questionados sobre que tipo de utilização de
metodologias a professora utiliza, todos afirmaram ser aulas expositivas, que em
alguns momentos há experimentação. Sobre a utilização de jogos nas aulas, tem –
se os resultados na tabela 02. O lúdico constitui uma técnica direta em que o
centro das atenções se localiza no grupo de participantes, provocando com isto
uma situação de motivação, ou seja, o jogo é um método ativo de ensino
aprendizagem, onde o ator principal do processo é o aluno e onde o professor,
mais do que um veículo de ensinamentos, é um facilitador do processo de
aprendizagem. O jogo como promotor da aprendizagem e do desenvolvimento passa a
ser considerado, nas práticas escolares, como importante aliado para o ensino,
já que colocar o aluno diante de situações de jogo pode ser uma boa estratégia
para aproximá-lo dos conteúdos (KISHIMOTO, 2001).
Após o término das apresentações, observa-se que há uma aceitação muito grande
do Almanaque Químico por parte dos alunos do ensino médio, e que estes passaram
a ver a Química de forma diferente e com mais entusiasmo.
tabela 01. justificativa
a figura é uma tabela que mostra o por que dos
alunos gostarem das aulas de quimica.
tabela 02: Utilização dos jogos nas aulas de Química.
CONCLUSÕES: Requer - se mudanças nas metodologias bem como, inovação nos recursos utilizados
pelos professores desta área, visto que, a falta de dinamismo e aulas
exaustivamente cansativas é apontada como o principal motivo de desinteresse e
pouco aprendizado dos alunos. São notórias as dificuldades no processo ensino-
aprendizagem de Química, os professores encontram-se atrelados a uma metodologia
tradicional. O Almanaque Químico é um recurso eficiente uma vez que por meio dele,
proporcionou-se a aprendizagem de forma dinâmica e interativa, em um ambiente
divertido para a construção de conceitos químicos.
AGRADECIMENTOS: Aos alunos e a professora Eliana Teixeira da Escola Estadual Pedro Amazonas
Pedroso.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: KISHIMOTO, T. M. (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 5. ed. São Paulo: Editora
Cortez, 2001.
MESQUITA, K. F. M. & MEDEIROS, T. J. M. M.. Alternativas Didáticas para Aulas de Química no Nível Médio. XLVI Congresso Brasileiro de Química. Salvador: 2006.