Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO:  ALMANAQUE QUÍMICO: UMA PROPOSTA PARA AULAS DE QUÍMICA
AUTORES:  Barbosa Santiago, E.S. (UEPA)  ; da Silva e Silva, B.M. (UEPA)  ; Rosa Venâncio, C.R. (UEPA)  ; de Araújo Moysés, D. (UEPA)  ; de Brito Silva, M.D. (UEPA)  ; da Silva Santos, V. (UEPA)  ; Teixeira Araújo, E.M. (EEEMPEDRO AMAZONAS PEDROSO)  ; Costa Santos, I. (EEEMPEDRO AMAZONAS PEDROSO)
RESUMO:  Os passatempos são muito utilizados para distrair, ao mesmo tempo em que 
estimula a mente de quem os utiliza.  É nesse contexto que surge o Almanaque 
Químico, com o intuito de propiciar a contextualização da Química, explorar o 
lúdico, para que esta ciência se aproxime cada vez mais ao cotidiano. Buscou – 
se proporcionar uma revista que alie boa informação a jogos que estimulem as 
habilidades cognitivas. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um 
Almanaque Químico que abordou por meio de caça – palavras, palavras cruzadas, 
jogos dos sete erros, sudoku e enigmas, a importância dos Elementos Químicos. A 
pesquisa foi desenvolvida com dezenove alunos do primeiro ano do Ensino Médio da 
Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, na cidade de Belém – PA. 
PALAVRAS CHAVES:  Almanaque Químico; Recurso Metodológico;  Ensino de Química
INTRODUÇÃO:  A promoção do conhecimento e a formação de cidadãos comprometidos com os 
princípios sociais têm quebrado paradigmas, visando incorporar ao ensino, 
atividades que promovam o desenvolvimento de habilidades necessárias às práticas 
educacionais da atualidade (MESQUITA & MEDEIROS, 2006). O Ensino de Química têm 
enfrentado diversos obstáculos no que concerne à aprendizagem significativa. O 
desafio está em correlacionar os conceitos vistos em aulas com o cotidiano. 
Diante deste contexto, faz – se urgente o desenvolvimento e utilização de 
recursos que auxiliem os professores na construção de aulas dinâmicas, 
interativas e que possam de fato contribuir na formação de alunos capazes de 
compreender a relação entre os conceitos vistos em sala de aula com as situações 
as quais deparam - se habitualmente. Os passatempos são muito utilizados para 
distrair, ao mesmo tempo em que estimula a mente de quem o utiliza e, é nesse 
contexto que surge nosso Almanaque Químico, propiciando a contextualização da 
Química de forma diferenciada, explorando o lúdico para que esta ciência se 
aproxime cada vez mais ao cotidiano. Buscamos proporcionar uma revista que alie 
boa informação a jogos que estimulem as habilidades cognitivas, com temas 
voltados à Química. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um Almanaque 
Químico que abordou por meio de caça – palavras, palavras cruzadas, jogos dos 
sete erros, sudoku e enigmas, a importância dos Elementos Químicos. Além de 
informá-los e incitá-los à pesquisa e leitura, uma vez que para a utilização dos 
jogos, fazia – se necessário dominar a temática.
MATERIAL E MÉTODOS:  A presente pesquisa teve como base para desenvolvimento, um questionário que 
continha três perguntas abertas e posteriormente a utilização do Almanaque Químico 
aplicado com dezenove alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual 
Pedro Amazonas Pedroso, na cidade de Belém – PA. Referente a importância dos 
Elementos Químicos por meio do lúdico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:  Com os dados obtidos constatou - se que os dezenove alunos afirmaram gostar da 
disciplina de Química. Quando questionados o porquê, obteve-se as respostas 
conforme a Tabela 01. Ao serem questionados sobre que tipo de utilização de 
metodologias a professora utiliza, todos afirmaram ser aulas expositivas, que em 
alguns momentos há experimentação. Sobre a utilização de jogos nas aulas, tem – 
se os resultados na tabela 02. O lúdico constitui uma técnica direta em que o 
centro das atenções se localiza no grupo de participantes, provocando com isto 
uma situação de motivação, ou seja, o jogo é um método ativo de ensino 
aprendizagem, onde o ator principal do processo é o aluno e onde o professor, 
mais do que um veículo de ensinamentos, é um facilitador do processo de 
aprendizagem. O jogo como promotor da aprendizagem e do desenvolvimento passa a 
ser considerado, nas práticas escolares, como importante aliado para o ensino, 
já que colocar o aluno diante de situações de jogo pode ser uma boa estratégia 
para aproximá-lo dos conteúdos (KISHIMOTO, 2001).
Após o término das apresentações, observa-se que há uma aceitação muito grande 
do Almanaque Químico por parte dos alunos do ensino médio, e que estes passaram 
a ver a Química de forma diferente e com mais entusiasmo.
tabela 01. justificativa

a figura é uma tabela que mostra o por que dos 
alunos gostarem das aulas de quimica.
tabela 02: Utilização dos jogos nas aulas de Química.

CONCLUSÕES:  Requer - se mudanças nas metodologias bem como, inovação nos recursos utilizados 
pelos professores desta área, visto que, a falta de dinamismo e aulas 
exaustivamente cansativas é apontada como o principal motivo de desinteresse e 
pouco aprendizado dos alunos. São notórias as dificuldades no processo ensino-
aprendizagem de Química, os professores encontram-se atrelados a uma metodologia 
tradicional. O Almanaque Químico é um recurso eficiente uma vez que por meio dele, 
proporcionou-se a aprendizagem de forma dinâmica e interativa, em um ambiente 
divertido para a construção de conceitos químicos.
AGRADECIMENTOS:  Aos alunos e a professora Eliana Teixeira da Escola Estadual Pedro Amazonas 
Pedroso.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:  KISHIMOTO, T. M. (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 5. ed. São Paulo: Editora 
Cortez, 2001.
MESQUITA, K. F. M. & MEDEIROS, T. J. M. M.. Alternativas Didáticas para Aulas de Química no Nível Médio. XLVI Congresso Brasileiro de Química. Salvador: 2006.
