Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE SEGURANÇA DE LABORATÓRIO
AUTORES: Barros, L.G. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Meneses, J.L.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; César, L.M.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Lima, S.O. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Paz, A.E.O. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo avaliar a conscientização sobre segurança e
manuseio de produtos químicos, adquiridos por estudantes do ensino médio através
da discussão do tema, em aulas práticas da disciplina de química. No cotidiano,
as informações adquiridas sobre segurança de laboratório, podem ser usadas para
orientar o manuseio de produtos químicos e informar seus riscos, de forma que o
aluno possa interpretar, julgar, analisar e tomar decisões em situações
cotidianas, além de estabelecerem relações interdisciplinares.
PALAVRAS CHAVES: contextualização; segurança; produtos químicos
INTRODUÇÃO: O ensino de química tem como objetivos, preparar o indivíduo para que ele
compreenda e faça uso de informações químicas básicas necessárias para a sua
participação efetiva na sociedade tecnológica em que vive (SANTOS & SCHNETZLER,
2003), e na sua formação como cidadão. Escolas e professores têm sido, por
muitas vezes, meros depositários de informações. A prática docente, em muitos
casos, se reduz à transmissão de informações, sem que o professor seja capaz de
desenvolver no aluno a capacidade de agir, julgar, interferir, experimentar e
discutir situações cotidianas. Assim, para cumprir sua função social, a escola
deve estar comprometida com o desenvolvimento da conscientização dos estudantes
quanto aos seus direitos e deveres e com o desenvolvimento de valores éticos,
para que estes assumam uma postura comprometida com seu país, com a tomada de
decisões e com a resolução de problemas da sociedade (SÁ, VICENTIN & CARVALHO,
2010). Segundo Demo (2001), a importância da interdisciplinaridade no processo
de ensino e aprendizagem, propõe que a pesquisa seja um princípio educativo e
científico. A aprendizagem é vista como um fenômeno reconstrutivo e, nunca
apenas reprodutivo. A importância da contextualização no ensino de química
demonstra aos alunos que a química pode ser encontrada em atividades cotidianas.
Aprender sobre segurança, durante aulas de laboratório torna-se pertinente, pois
agrega conhecimentos sobre os riscos e o manuseio correto de produtos químicos
utilizados na rotina, em seus lares. Desta forma, este trabalho teve como
objetivo pesquisar a conscientização sobre segurança e manuseio de produtos
químicos, adquiridos por estudantes do 1º ano do Ensino Médio, através da
discussão do tema, na disciplina de química.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi inicializada com uma revisão bibliográfica dos temas a serem
ministrados durante o processo investigativo. Tendo em vista uma abordagem
qualitativa e quantitativa, a técnica metodológica utilizada foi baseada na
pesquisa-ação.
Foram aplicados questionários contendo perguntas objetivas, em uma turma com 40
alunos matriculados no 1º ano de Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino
Profissional Maria Cavalcante Costa, no município de Quixadá - CE. Todas as
questões estavam relacionadas ao tema abordado e mostram o perfil do aluno
diante das questões de segurança no laboratório de química, que no cotidiano
pode ser usada com relação ao manuseio com produtos químicos (riscos de
contaminação e intoxicação). Todos os fatos apresentados foram registrados,
traduzidos em números e analisados por meio de análise estatística simples.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Iniciou-se a pesquisa perguntando aos alunos se eles conhecem as normas de
segurança para a utilização de produtos químicos (Figura 1). Foi possível
verificar que 75% dos alunos dispunham de informações sobre manuseio e riscos,
que os produtos químicos podem causar e 90% costumam manusear algum produto
químico em casa. Identificou-se que os materiais mais utilizados são:
desinfetantes e produtos de limpeza (85%), seguidos por solventes como acetona
(75%) e álcool (70%), além de água oxigenada (50%), para fins estéticos. A
pesquisa também relatou quais proteções os alunos costumam utilizar quando
entram em contato com produtos químicos. Os dados obtidos foram que 50% dos
alunos, utilizavam luvas quando manuseavam produtos químicos e somente 12,5%
utilizam alguma proteção contra inalação (máscara). Nesta pesquisa perguntou-se
também, se os alunos acham que aprender técnicas de segurança no laboratório de
química poderia ser útil em suas vidas, e 100% das respostas foram afirmativas.
Por fim, perguntou-se aos entrevistados se costumavam comentar com amigos e
familiares, o que aprenderam na escola sobre as normas de segurança de
laboratório e 28 alunos (70%) responderam que sim (Figura 2). Observa-se que a
escola possui grande importância no contexto social, pois os conhecimentos
adquiridos na escola modificam tanto o aluno, quanto o meio em que vivem, já que
o conhecimento costuma ser repassado.
FIGURA 1
Relação de alunos que possuem informações sobre
normas de segurança para a utilização de produtos
químicos
Figura 2
Percentual de alunos que compartilham os
conhecimentos sobre normas de segurança que aprendem
na escola com amigos ou familiares.
CONCLUSÕES: Pode-se concluir que o conhecimento adquirido em aulas sobre segurança no
laboratório de química é de extrema relevância, pois pode ser adaptado ao
cotidiano do aluno, que costuma repassar as informações assimiladas. Constatou-se
que os alunos estão cada vez mais conscientes dos perigos e riscos oriundos do
manuseio de produtos químicos. Isto é de grande importância, pois a maioria dos
alunos utiliza produtos químicos diariamente, tornando-se necessário a abordagem
deste tema.
AGRADECIMENTOS: PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DEMO, P. Educação & Conhecimento – Relação necessária, insuficiente e controversa. Petrópolis: Vozes, 2001.
SÁ, M. B. Z.; VICENTIN, E. M.; CARVALHO, E. A História e a Arte Cênica como Recursos Pedagógicos para o Ensino de Química - Uma Questão Interdisciplinar. Química Nova na Escola, vol. 32, n° 1, 2010.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, P. R. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania, 3 ed. Ijuí: Unijuí, 2003.