Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II REALIZADO NA E.E.F.M. VERA SIMPLÍCIO EM BELÉM-PA
AUTORES: da Silva e Silva, B.M. (UEPA) ; de Araújo Moysés, D. (UEPA) ; Barbosa Santiago, E.S. (UEPA) ; Pereira da Silva, L. (UEPA) ; de Brito Silva, M.D. (UEPA) ; da Silva Santos, V. (UEPA) ; Cabral Thomaz, K.T. (UEPA)
RESUMO: O presente trabalho visa relatar a vivência dos acadêmicos do curso de
Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Química da Universidade
do Estado do Pará (UEPA) na disciplina Estágio Supervisionado II identificando e
refletindo a importância da dinâmica em sala de aula e das relações entre
professor e aluno, contribuindo para a formação do acadêmico. O instrumento
utilizado para a realização da pesquisa foi um questionário, contendo questões
abertas e fechadas, que foi aplicado a 25 alunos do nono ano da Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio Vera Simplício em Belém-PA. As pesquisas indicaram a
presença do diálogo no cotidiano escolar e sua influência nas atividades
pedagógicas desenvolvidas.
PALAVRAS CHAVES: Estágio Supervisionado; Formação de Professores; Diálogo
INTRODUÇÃO: O componente curricular estágio supervisionado nos cursos de licenciatura
oferece aos acadêmicos a oportunidade de compartilhar construções de
aprendizagem em situações reais de vivência no espaço escolar, pois este é o
momento em que ocorre o primeiro contato do professor em formação inicial com a
realidade escolar. No Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da
Universidade do Estado do Pará, o estágio supervisionado é o momento em que o
graduando constrói sua identidade docente a partir da interação com professores
e turmas de ciências do 5º ao 9º ano, relacionando teoria e prática. Pimenta e
Lima (2004) afirmam que o estágio é o eixo central na formação de professores,
pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a
formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia. O Estágio
Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante
da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do
educador (GUERRA, 1995). A partir desta vivência extraem-se grandes
ensinamentos que serão inseridos na vida do acadêmico, modelando e consolidando
a sua vida profissional, mantendo os acertos, ausentando os erros e
acrescentando novas experiências baseados em novos conhecimentos, destacando-se
em sala de aula a interação professor-aluno. Pensando nisso, o presente trabalho
teve como objetivo refletir acerca da importância do Estágio Supervisionado na
formação do acadêmico, buscando a familiarização da relação entre professor-
aluno; estagiário-aluno e estagiário-professor, a fim de contribuir para o
processo de ensino-aprendizagem.
MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa teve como base para desenvolvimento, um questionário aplicado
com 25 alunos do nono ano do ensino fundamental do turno vespertino da Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vera Simplício, localizada em Belém-PA.
Sendo ele constituído de questões abertas e fechadas, referente a interação
professor-aluno e estagiário-aluno.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante nossa observação foi possível constatar que a faixa etária da turma não
condiz com o que estabelece a LDB (Lei de Diretrizes e Bases). Além disso,
percebemos que havia uma grande evasão. Fato este atribuído, pelo horário das
aulas, que ocorriam nos dois últimos tempos de uma segunda-feira. Aos alunos
entrevistados, foi questionado sobre a relação existente com a professora de
Ciências, 96% afirmaram ter uma boa interação, conceituando-a de boa à
excelente. Os alunos remanescentes eram atenciosos, interagiam com a professora
e entre si, questionavam as falas da professora, bem como, suscitavam o debate,
sempre gerando a dúvida e não apenas acatando o que havia sido dito. No que se
refere à interação com os estagiários de algum curso durante as aulas, 64% dos
alunos declararam interagir com os estagiários e 36% afirmaram não realizar essa
interação. De acordo com Lima e Santos (2010) o estágio possibilita ao aluno de
Licenciatura, vivência em uma situação real de ensino e de investigação das
condições do seu exercício profissional.Sendo um componente curricular
integrador, onde se dá o contato com a realidade da escola. Quando pedimos para
que eles classificassem essa relação, 64% afirmaram ser de boa à excelente, 4%
regular e 36% não opinaram. Quanto a forma de interação estagiário/aluno que
ocorreu ao longo do estágio, observou-se que 32% dos alunos conversavam com os
estagiários sobre assuntos diversos, 20% dos alunos declararam que esta
interação ocorria por meio da ajuda na resolução de exercícios e 36% dos alunos
afirmaram que a relação com os estagiários era para tirar dúvidas sobre assuntos
ministrados pelo professor.Acerca da interação aluno-aluno durante as aulas de
Ciências, 75% afirmaram interagir entre si para a realização dos exercícios
propostos.
CONCLUSÕES: Com o trabalho realizado percebemos que a professora de Ciências da 5ª série B da
E. E. E. F. M. Vera Simplício esforça-se bastante para colocar em prática o
conhecimento adquirido em sua formação. Ficou claro que a mesma, estabelece o
diálogo com os seus alunos como ferramenta na construção do conhecimento,
possibilitando o desenvolvimento de um esquema dialógico, ou seja, uma relação
horizontal na qual o diálogo é utilizado como instrumento de vínculo entre o
cognitivo e as ações concretas. Resultando em um intercâmbio e reflexão entre os
sujeitos de uma relação entre professor-aluno.
AGRADECIMENTOS: Aos alunos e professora da E.E.E.F.M. Vera Simplício.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FURMAM, Melina. O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: COLOCANDO AS PEDRAS FUNDACIONAIS DO PENSAMENTO CIENTÍFICO. Ed. Sangari Brasil; Outubro de 2009.
GUERRA, Miriam Darlete Seade.R e f l e x õ e s s o b r e u m pr o c e s s o v i v i d o e m estágio supervisionado: Dos limites às possibilidades, 1995
Lei de diretrizes e bases da educação nacional (Lei nº 9.394/96: nova LDB. Rio de Janeiro: Dunya/Qualitymark, 1997.
Lima e Santos (2010)
PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2004.