53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ambiental

TÍTULO: Reutilização de pneu, para a produção de asfalto-borracha (piche).

AUTORES: Santos, G.M. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS-IFAL-CAMPUS MACEIÓ) ; Cavalcante, D.P. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS-IFAL-CAMPUS MACEIÓ) ; Silva, V.N.T. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS-IFAL-CAMPUS MACEIÓ)

RESUMO: A reciclagem é um elemento importante para sensibilizar e preparar as pessoas para que busquem as necessárias soluções, em níveis individuais e coletivos, almejando mudanças. (PROGRAMA USP RECICLA) A produção do piche, oriunda da borracha do pneu, traz uma ideia sustentável de grande importância atualmente, onde preocupa-se com o futuro do meio ambiente. Além da forma de produção ser ecologicamente correta, visa grandes vantagens para quem irá usufruir dessas melhorias. “A principal vantagem é a durabilidade, além disso, provoca um ruído menor na rodovia, menos spray (água levantada por pneus quando chove). Outra vantagem é em relação ao tempo de intervenção, pois quanto mais demora para interferir na pista, está interferindo menos na vida do usuário da rodovia”. (Mundo Sustentável, 2012)

PALAVRAS CHAVES: Asfalto-borracha; Pneu; Reaproveitamento

INTRODUÇÃO: Desde 2009, segundo a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) Nº 416 - "Dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada, e dá outras providências." (CONAMA, 2009) Geralmente, quando um pneu torna-se inservível, a população costuma descartar em entulhos ou em outro local inapropriado como em córregos ou até mesmo queimá- los, tornando esse material um grande causador da proliferação de doenças devido seu acúmulo. “Reciclagem é a recuperação, reprocessamento ou reutilização de materiais descartados com a alternativa á sua disposição final em forma de resíduo” (GLOSSÁRIO AMBIENTAL). A utilização da matéria–prima de materiais que, depois de seu uso seriam descartados representa o principal impulso ao uso dos resíduos da borracha provenientes de pneus. Em algumas cidades, já existem pontos de coletas de pneus que tentam ao máximo reaproveitar e tirar esse causador de problemas das ruas. A proposta desse projeto é reaproveitar a borracha de pneus inservíveis, tanto de automóveis quanto de caminhões, usados para transformá-los em asfalto- borracha. Consciente da importância da reciclagem desse resíduo sólido no meio ambiente, visto que o pneu não é biodegradável na natureza, sua decomposição leva mais de 600 anos ocasionando muitos prejuízos ao meio ambiente quando mal descartado.

MATERIAL E MÉTODOS: Primeiramente, executou-se a leitura e discussão acerca do fundamento teórico abordado nas obras já citadas na introdução. O próximo passo foi a parte prática, onde ocorreu a lavagem do pneu e posteriormente o corte. A partir daí realizou-se a separação do pneu, retirando a borracha dos demais componentes, realizando a picotagem. Em um béquer, adicionou-se o ácido e a base na borracha e derreteu-a com o auxílio do bico de Bunsen. Após o derretimento, adicionou-se lentamente os pedregulhos para encontrar a consistência desejada do piche. A metodologia foi dividida em 3 etapas: • 1ª etapa: Executou-se treinamento teórico e prático dos alunos e equipe escutadora, onde foram abordados os temas sobre os cuidados com os materiais e soluções, importância do uso de equipamentos de proteção individual, um estudo mais aprofundado a cerca do pneu, das características da borracha, importância da preservação ambiental e cooperativismo. • 2ª etapa: Realizou-se a análise físico–química dos produtos a serem usados e a preparação dos reagentes no laboratório de química do IFAL - Campus Maceió, e posteriormente efetuou-se a preparação da borracha para a produção do piche, separando-a dos demais componentes. • 3ª etapa: Em um béquer, colocou-se a borracha picotada e separada dos demais componentes contidos no pneu, posteriormente adicionou-se o ácido clorídrico e o hidróxido de amônio, realizando todo esse processo na chama do bico de Bunsen, mantendo em uma temperatura de 135°C. Quando a borracha tornar-se uma mistura pastosa, acrescenta-se no béquer os pedregulhos para a obtenção da consistência desejada. Após essas etapas, retira da chama e antes do resfriamento aplica-se no local desejado. Ocorrendo o resfriamento, o produto irá apresentar a consistência sólida do asfalto-borracha.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao término do projeto, ficou claro que trata-se de um projeto sustentável, podendo-se dizer que os resultados pretendidos foram alcançados, que ao início reaproveitou-se a borracha do pneu para a produção do asfalto-borracha, reproduzindo conhecimentos teóricos sobre a borracha retirada dos pneus inservíveis e a sua inclusão no meio socioambiental. Realizou-se uma parceria com a borracharia Dois Irmãos, situada no Benedito Bentes, bairro da cidade de Maceió-AL, para a arrecadação do pneu, fonte da matéria-prima necessária para a execução do projeto. Através da realização correta do projeto obteve-se o piche, derivado do pó da borracha retirada dos pneus inservíveis. Piche esse, que em relação ao usado comumente nas estradas, oferece inúmeras vantagens, tornando sua produção sustentável e rentável. “Demora muito mais para trincar do que um asfalto que não pode se esticar dessa maneira”, diz Machado Filho. (Mundo Sustentável, 2012) Com os resultados obtidos derivados do desenvolvimento do projeto, aplicou-se o produto final (asfalto-borracha) em uma pequena área no estacionamento do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, Campus Maceió, cumprindo os requisitos pré- estabelecidos como: durabilidade, resistência.

CONCLUSÕES: Com o ato de pioneirismo no estado de Alagoas, a proposta foi realizar um levantamento experimental existente sobre o pneu inservível, que na sociedade acaba se tornando um problema devido à dificuldade de descartá-lo em locais apropriados. A borracha moída dos pneus, apresentou boas características granulométricas como matéria-prima para o piche. Tendo em vista o que foi dito, concluímos que nosso trabalho apesar de simples, se torna muito eficiente, pois a necessidade nos dias de hoje de materiais que degradam o quanto menos o meio ambiente tornou-se de suma importância para a sociedade.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao IFAL–Campus Maceió, por ter cedido a estrutura necessária para o desenvolvimento do projeto e a PROEX–Pró Reitoria de Extensão de AL.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Disponível em: SUDAN ET AL. Da pá virada: revirando o tema lixo. Vivências em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos. São Paulo: Programa USP RECICLA/ Agência USP de Inovação. 247p, 2007.
Disponível em: http://www.biodiversidade.cnpm.embrapa.br/glossario/letra_R.html (Acessado em 02/06/2013)
Disponível em: http://www.mundosustentavel.com.br/2012/11/reutilizacao-de-pneus-ajuda-ambiente-e-reduz-custos-da-industria/
(Acessado em 04/06/2013)
Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=616
(Acessado em 05/06/2013)