Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ambiental
TÍTULO: Reutilização de pneu, para a produção de asfalto-borracha (piche).
AUTORES: Santos, G.M. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS-IFAL-CAMPUS MACEIÓ) ; Cavalcante, D.P. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS-IFAL-CAMPUS MACEIÓ) ; Silva, V.N.T. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS-IFAL-CAMPUS MACEIÓ)
RESUMO: A reciclagem é um elemento importante para sensibilizar e preparar as pessoas
para que busquem as necessárias soluções, em níveis individuais e coletivos,
almejando mudanças. (PROGRAMA USP RECICLA)
A produção do piche, oriunda da borracha do pneu, traz uma ideia sustentável de
grande importância atualmente, onde preocupa-se com o futuro do meio ambiente.
Além da forma de produção ser ecologicamente correta, visa grandes vantagens
para quem irá usufruir dessas melhorias.
“A principal vantagem é a durabilidade, além disso, provoca um ruído menor na
rodovia, menos spray (água levantada por pneus quando chove). Outra vantagem é
em relação ao tempo de intervenção, pois quanto mais demora para interferir na
pista, está interferindo menos na vida do usuário da rodovia”. (Mundo
Sustentável, 2012)
PALAVRAS CHAVES: Asfalto-borracha; Pneu; Reaproveitamento
INTRODUÇÃO: Desde 2009, segundo a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)
Nº 416 - "Dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus
inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada, e dá outras providências."
(CONAMA, 2009)
Geralmente, quando um pneu torna-se inservível, a população costuma descartar em
entulhos ou em outro local inapropriado como em córregos ou até mesmo queimá-
los, tornando esse material um grande causador da proliferação de doenças devido
seu acúmulo.
“Reciclagem é a recuperação, reprocessamento ou reutilização de materiais
descartados com a alternativa á sua disposição final em forma de resíduo”
(GLOSSÁRIO AMBIENTAL).
A utilização da matéria–prima de materiais que, depois de seu uso seriam
descartados representa o principal impulso ao uso dos resíduos da borracha
provenientes de pneus. Em algumas cidades, já existem pontos de coletas de pneus
que tentam ao máximo reaproveitar e tirar esse causador de problemas das ruas.
A proposta desse projeto é reaproveitar a borracha de pneus inservíveis, tanto
de automóveis quanto de caminhões, usados para transformá-los em asfalto-
borracha. Consciente da importância da reciclagem desse resíduo sólido no meio
ambiente, visto que o pneu não é biodegradável na natureza, sua decomposição
leva mais de 600 anos ocasionando muitos prejuízos ao meio ambiente quando mal
descartado.
MATERIAL E MÉTODOS: Primeiramente, executou-se a leitura e discussão acerca do fundamento teórico
abordado nas obras já citadas na introdução. O próximo passo foi a parte
prática, onde ocorreu a lavagem do pneu e posteriormente o corte. A partir daí
realizou-se a separação do pneu, retirando a borracha dos demais componentes,
realizando a picotagem. Em um béquer, adicionou-se o ácido e a base na borracha
e derreteu-a com o auxílio do bico de Bunsen. Após o derretimento, adicionou-se
lentamente os pedregulhos para encontrar a consistência desejada do piche.
A metodologia foi dividida em 3 etapas:
• 1ª etapa:
Executou-se treinamento teórico e prático dos alunos e equipe escutadora, onde
foram abordados os temas sobre os cuidados com os materiais e soluções,
importância do uso de equipamentos de proteção individual, um estudo mais
aprofundado a cerca do pneu, das características da borracha, importância da
preservação ambiental e cooperativismo.
• 2ª etapa:
Realizou-se a análise físico–química dos produtos a serem usados e a preparação
dos reagentes no laboratório de química do IFAL - Campus Maceió, e
posteriormente efetuou-se a preparação da borracha para a produção do piche,
separando-a dos demais componentes.
• 3ª etapa:
Em um béquer, colocou-se a borracha picotada e separada dos demais componentes
contidos no pneu, posteriormente adicionou-se o ácido clorídrico e o hidróxido
de amônio, realizando todo esse processo na chama do bico de Bunsen, mantendo em
uma temperatura de 135°C. Quando a borracha tornar-se uma mistura pastosa,
acrescenta-se no béquer os pedregulhos para a obtenção da consistência desejada.
Após essas etapas, retira da chama e antes do resfriamento aplica-se no local
desejado. Ocorrendo o resfriamento, o produto irá apresentar a consistência
sólida do asfalto-borracha.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao término do projeto, ficou claro que trata-se de um projeto sustentável,
podendo-se dizer que os resultados pretendidos foram alcançados, que ao início
reaproveitou-se a borracha do pneu para a produção do asfalto-borracha,
reproduzindo conhecimentos teóricos sobre a borracha retirada dos pneus
inservíveis e a sua inclusão no meio socioambiental.
Realizou-se uma parceria com a borracharia Dois Irmãos, situada no Benedito
Bentes, bairro da cidade de Maceió-AL, para a arrecadação do pneu, fonte da
matéria-prima necessária para a execução do projeto.
Através da realização correta do projeto obteve-se o piche, derivado do pó da
borracha retirada dos pneus inservíveis. Piche esse, que em relação ao usado
comumente nas estradas, oferece inúmeras vantagens, tornando sua produção
sustentável e rentável.
“Demora muito mais para trincar do que um asfalto que não pode se esticar dessa
maneira”, diz Machado Filho. (Mundo Sustentável, 2012)
Com os resultados obtidos derivados do desenvolvimento do projeto, aplicou-se o
produto final (asfalto-borracha) em uma pequena área no estacionamento do
Instituto Federal de Alagoas - IFAL, Campus Maceió, cumprindo os requisitos pré-
estabelecidos como: durabilidade, resistência.
CONCLUSÕES: Com o ato de pioneirismo no estado de Alagoas, a proposta foi realizar um
levantamento experimental existente sobre o pneu inservível, que na sociedade
acaba se tornando um problema devido à dificuldade de descartá-lo em locais
apropriados.
A borracha moída dos pneus, apresentou boas características granulométricas como
matéria-prima para o piche. Tendo em vista o que foi dito, concluímos que nosso
trabalho apesar de simples, se torna muito eficiente, pois a necessidade nos dias
de hoje de materiais que degradam o quanto menos o meio ambiente tornou-se de suma
importância para a sociedade.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao IFAL–Campus Maceió, por ter cedido a estrutura necessária
para o desenvolvimento do projeto e a PROEX–Pró Reitoria de Extensão de AL.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Disponível em: SUDAN ET AL. Da pá virada: revirando o tema lixo. Vivências em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos. São Paulo: Programa USP RECICLA/ Agência USP de Inovação. 247p, 2007.
Disponível em: http://www.biodiversidade.cnpm.embrapa.br/glossario/letra_R.html (Acessado em 02/06/2013)
Disponível em: http://www.mundosustentavel.com.br/2012/11/reutilizacao-de-pneus-ajuda-ambiente-e-reduz-custos-da-industria/
(Acessado em 04/06/2013)
Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=616
(Acessado em 05/06/2013)