Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ambiental
TÍTULO: OLHAR DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O MEIO AMBIENTE: UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
AUTORES: Lima Neto, O.J. (UFRPE) ; Rufino de Freitas, J.J. (UFPE) ; de Freitas Filho, J.R. (UFRPE)
RESUMO: A discussão das questões ambientais assume cada vez mais relevância. O acentuado
consumismo, o avanço tecnológico e da urbanização promovem sérios impactos ao
meio ambiente, sendo que a Educação Ambiental busca superá-los. Instiga-se a
adoção, nesta perspectiva, de uma visão socioambiental de meio ambiente,
procurando relacioná-lo com as diversas ações do ser humano. Neste projeto de
extensão universitária tem como objetivos: a) promover palestra educativa sobre
a temática; (b) realizar experimentos cujo material utilizado foi reutilizado do
lixo (por exemplo: garrafa pet, copo descartável, prato descartável, caixa de
papelão, monografia e etc.); (c) levantar com estudantes/as problemas ambientais
existentes na escola e possíveis soluções; (d) elaborar e divulgar um jornal
informativo.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; meio ambiente; extensão universitária
INTRODUÇÃO: Diante da crise ambiental provocada pelo modelo agrícola implantado no mundo a
partir das décadas de 50 e 60, cientistas, governos, organizações não-
governamentais e parte da população consciente encontram-se preocupados em
encontrar alternativas de desenvolvimento que propiciem ao ambiente a sua
preservação e recuperação gradual e sistemática, tendo em vista a
sustentabilidade da vida humana na Terra. Assim, impõe-se, agora, mais do que
nunca, um desenvolvimento regional responsável. Responsabilidade com a
sustentabilidade do processo produtivo, que vai além de sua dimensão ecológica,
ou seja, uma sustentabilidade econômica, social, cultural, política e
tecnológica do processo de desenvolvimento de cada local, de cada região
(SALAMONI et al, 2001). Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e a
escola é um local favorável ao processo holístico na educação ambiental. Sabendo
que as escolas são grandes geradoras de resíduos sólidos, é importante que
trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos e educadores para que essa
situação seja modificada, formando novos hábitos. Logo, o presente trabalho
visou: (a) promover palestra educativa sobre a temática; b) Construir materiais
com a utilização de materiais reaproveitados para aulas experimentais e
oficinas, dentre outras; (b) realizar experimentos cujo material utilizado foi
reutilizado do lixo (por exemplo: garrafa pet, copo descartável, prato
descartável, caixa de fósforo, caixa de papelão, monografia e etc.); (c)
levantar com alunos/as problemas ambientais existentes na escola e possíveis
soluções; (d) elaborar e divulgar um jornal informativo.
MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia de trabalho foi dividida em dois momentos: I - pesquisa de campo e
II - pesquisa em sala de aula. Para a realização da pesquisa de campo foi
escolhida a Escola R.E.M Olinto Victor - Recife/PE onde se realizou visitas in
locus na visita foi realizada entrevistas com a diretora,e em seguida o projeto
foi apresentado aos estudantes e professores. Nossas atividades na Escola Olinto
Victor, iniciaram em janeiro de 2013, com um período de observação, para um
melhor conhecimento da comunidade escolar e seus anseios, quanto às questões
ambientais. Efetivamente começamos a atuar na Escola, no mês de fevereiro de
2013. O projeto foi elaborado levando-se em conta a comunidade escolar. No
início de nossas observações, os professores da escola indicaram alguns rumos a
serem seguidos com relação à preocupação ambiental e a comunidade escolar. Esses
caminhos foram pensados e levados em consideração na elaboração do projeto e,
posteriormente, trabalhados com os estudantes. As atividades foram organizadas
em forma de oficinas, palestras, vídeos educativos. Com o fim de alcançarmos os
objetivos propostos no projeto, procuramos abordar, as questões ambientais
interdisciplinarmente no diferente componente curricular como geografia, língua
portuguesa, história, meio ambiente e ciências. Além das atividades pedagógicas
propostas foi elaborado um jornal impresso, os quais foram divulgados em mural
na Escola - construídos pelos estudantes com materiais descartáveis – Assim,
trabalhamos com os estudantes a importância do reaproveitamento e do consumo
consciente dos materiais com o objetivo de contribuirmos com o meio ambiente.
Utilizamos todos os espaços da Escola para a realização das atividades
propostas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto: Olhar dos estudantes da educação básica sobre o meio ambiente: um
projeto de extensão universitária desenvolvido na perspectiva de
conscientização, contextualização e formação de cidadãos, de modo que
professores / estudantes / comunidade em geral pudessem intervir de forma
consciente e mais ativamente na sua realidade. A figura 1 abaixo sumariza os
eixos norteadores no estudo da temática do projeto. Realizamos com as crianças
da Escola um passeio pedagógico pelo bairro, o qual proporcionou inúmeros
debates sobre os temas que estavam sendo tratados: o meio ambiente, a geografia,
sua ocupação, o intenso processo de expansão e estruturação urbana, os problemas
sociais, o lixo, o esgoto, etc. Os alunos nunca tinham participado de aulas
práticas de ciências na qual o material utilizado teria sido produzido de
material reciclado, mas muitos deles mostraram bastantes interessados. A
utilização de materiais reciclados para a confecção de equipamentos a serem
utilizados em aulas de ciências deixou os estudantes muito entusiasmados, tanto
que na hora de fazer os experimentos à participação foi de 100%. As oficinas,
com participação de 99%, também foram consideradas uma boa estratégia para o
desenvolvimento do projeto, pois os estudantes espontaneamente traziam de suas
casas os materiais. Dando continuidade ao projeto, foi elaborado um jornal
Informativo. Os jornais foram distribuídos e divulgados na escola campo de
estudo; e também na comunidade em que a escola estava inserida. Jornais
impressos também foram elaborados, mensalmente, e distribuídos com os
estudantes, comunidade em geral. Vejamos um exemplar do jornal impresso na
figura 2. Os jornais com materiais reaproveitados, tais como folha de monografia
e relatório.
Esquema 1
Eixos norteadores no estudo da temática do projeto.
Figura 1
Jornal impresso e distribuído.
CONCLUSÕES: O desenvolvimento do projeto permitiu que os estudantes envolvidos tivessem
oportunidade de observar tudo relacionado com a questão do lixo e algumas mudanças
sofridas pelo bairro da Várzea, com o processo de urbanização, o qual acarretou
profundas alterações ambientais. Os estudantes foram incentivados a considerar o
meio ambiente e a perceberem que fazem parte dele e que são sujeitos importantes,
na preservação do mesmo. Os professores e estudantes também se mostraram
preocupados com o que foram descobrindo no bairro ao longo do Projeto.
AGRADECIMENTOS: UFRPE e PRAE
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SALAMONI, G.; GERARDI, L. H. O. Princípios sobre o Eco-desenvolvimento e suas relações com a agricultura familiar. In: GERARDI, L. H. O; MENDES, I. I. Teorias, Técnicas, Espaços e Atividades – temas da Geografia contemporânea. Rio Claro – SP: AGETEO, 2001.