Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ambiental
TÍTULO: O USO DO RPG (ROLE-PLAYING GAME) DE TABULEIRO NO ENSINO DA QUÍMICA AMBIENTAL
AUTORES: Costa de Oliveira, A.C. (IFMA) ; Barbosa Silva, E. (IFMA) ; Raiol da Silva, M. (IFMA) ; Possidonio de Amarante Junior, O. (IFMA)
RESUMO: O quadro educacional hoje encontrado nas escolas, busca a ludicidade, trabalhando
o ensino-aprendizagem de forma cooperativa, há uma maior interação entre
professor e aluno. O jogo de RPG baseado no mapa da cidade de São Luis foi
construído com materiais alternativos de baixo custo, voltado para o ensino da
educação ambiental, por ser um jogo interativo e por não possuir um vencedor e
sim um trabalho em grupo para resolver problemas que se apresentam durante o
jogo, proporcionando um aprendizado prazeroso de forma a abranger as questões
ambientais propostas na aventura do jogo.
PALAVRAS CHAVES: RPG; Educação Ambiental; Química Ambiental
INTRODUÇÃO: As questões ambientais estão ligadas diretamente ao nosso cotidiano, desta forma
é de suma importância sua interação com o âmbito educacional, a Lei 9795/99,
publicada no DOU de 28 de abril de 1999 instituí a Política Nacional de Educação
Ambiental segundo o artigo 2° desta lei a Educação Ambiental é um componente
essencial e permanente da Educação Nacional, devendo estar presente, de forma
articulada, em todos os níveis e modalidades de processo educativo, em caráter
formal e não-formal. Para abordagem deste tema de maneira lúdica e para a
fixação deste conteúdo em sala de aula o uso de jogos didáticos é uma boa opção,
tornando o aprendizado mais proveitoso tanto para o educador quanto para o
educando, nesta perspectiva o uso do RPG em sala de aula é indicado devido ser
um jogo onde todos contribuem para a solução dos respectivos problemas
ambientais propostos no tabuleiro.
A sigla RPG vem do termo "Role-Playing Game” que pode ser traduzido como “Jogo
de Representação” e se refere ao desenvolvimento de uma aventura onde os
jogadores representam os personagens de uma história. Na prática, o mestre do
tabuleiro propõe o roteiro da aventura estimulando os jogadores a darem vida aos
respectivos personagens que possuem atributos próprios e estabelecendo as
missões a serem cumpridas (RODRIGUES, 2004). O jogo de tabuleiro é útil para
estimular e desenvolver importantes habilidades como a comunicação verbal, o
raciocínio lógico, a interação social havendo assim uma interdisciplinaridade.
MATERIAL E MÉTODOS: O jogo segue um enredo de uma historio fictícia sobre impactos ambientais
causados em são Luís que é conduzida pelo mestre do jogo (pode ser o professor)
que também controla as regras, cada jogador escolhe uma carta guerreiro para lhe
representar no tabuleiro através de um pino, as cartas guerreiros possuem pontos
de HP, defesa e ataque, o tabuleiro que é um mapa de São Luis onde mostra alguns
pontos da cidade em amarelo que representam problemas ambientais que devem ser
solucionados através das cartas soluções que estão nos pontos verdes, porém no
meio do jogo enfrentam as cartas monstros poluidores que encontram-se nos pontos
azuis e vermelhos do mapa (tabuleiro). Para locomover-se sob o tabuleiro o
jogador deve lançar os dados e de acordo com a numeração mover-se e todos os
jogadores trabalham em equipe para solucionar esses problemas ambientais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aplicação do jogo RPG em sala de aula proporcionou um maior interesse por parte
dos alunos em dialogar a respeito dos impactos ambientais e como estes podem ser
resolvidos ou minimizados com ações voltadas para a sustentabilidade, o jogo faz
com que estes interajam com as cartas e o mapa tornado-se parte do jogo e da
história, o trabalho em equipe também é estimulado, visto que não existem
ganhadores ou perdedores, mas um grupo que trabalha junto para solucionar os
problemas ambientais propostos pelo jogo RPG .
Jogo RPG Ambiental
Mapa, cartas, dados, pinos e caderno de regras,
usados na aplicação do jogo RPG em sala de aula.
CONCLUSÕES: A utilização do jogo RPG propiciou uma maior interação despertou o interesse dos
alunos pelas questões ambientais, incentivando debates a respeito dos impactos
causados ao meio ambiente e qual o melhor meio para a resolução deste, por ser
uma aventura divertida e que no final não há um vencedor e sim a cidade é quem
ganha, pois, os guerreiros do jogo são uma equipe e assim como na vida real para
vencermos os problemas ambientais todos nos precisamos trabalhar juntos.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente/ MEC.
RODRIGUES, S. Roleplaying Game e a Pedagogia da Imaginação no Brasil. 1.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. 210p.