53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ambiental

TÍTULO: O USO DO RPG (ROLE-PLAYING GAME) DE TABULEIRO NO ENSINO DA QUÍMICA AMBIENTAL

AUTORES: Costa de Oliveira, A.C. (IFMA) ; Barbosa Silva, E. (IFMA) ; Raiol da Silva, M. (IFMA) ; Possidonio de Amarante Junior, O. (IFMA)

RESUMO: O quadro educacional hoje encontrado nas escolas, busca a ludicidade, trabalhando o ensino-aprendizagem de forma cooperativa, há uma maior interação entre professor e aluno. O jogo de RPG baseado no mapa da cidade de São Luis foi construído com materiais alternativos de baixo custo, voltado para o ensino da educação ambiental, por ser um jogo interativo e por não possuir um vencedor e sim um trabalho em grupo para resolver problemas que se apresentam durante o jogo, proporcionando um aprendizado prazeroso de forma a abranger as questões ambientais propostas na aventura do jogo.

PALAVRAS CHAVES: RPG; Educação Ambiental; Química Ambiental

INTRODUÇÃO: As questões ambientais estão ligadas diretamente ao nosso cotidiano, desta forma é de suma importância sua interação com o âmbito educacional, a Lei 9795/99, publicada no DOU de 28 de abril de 1999 instituí a Política Nacional de Educação Ambiental segundo o artigo 2° desta lei a Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da Educação Nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades de processo educativo, em caráter formal e não-formal. Para abordagem deste tema de maneira lúdica e para a fixação deste conteúdo em sala de aula o uso de jogos didáticos é uma boa opção, tornando o aprendizado mais proveitoso tanto para o educador quanto para o educando, nesta perspectiva o uso do RPG em sala de aula é indicado devido ser um jogo onde todos contribuem para a solução dos respectivos problemas ambientais propostos no tabuleiro. A sigla RPG vem do termo "Role-Playing Game” que pode ser traduzido como “Jogo de Representação” e se refere ao desenvolvimento de uma aventura onde os jogadores representam os personagens de uma história. Na prática, o mestre do tabuleiro propõe o roteiro da aventura estimulando os jogadores a darem vida aos respectivos personagens que possuem atributos próprios e estabelecendo as missões a serem cumpridas (RODRIGUES, 2004). O jogo de tabuleiro é útil para estimular e desenvolver importantes habilidades como a comunicação verbal, o raciocínio lógico, a interação social havendo assim uma interdisciplinaridade.

MATERIAL E MÉTODOS: O jogo segue um enredo de uma historio fictícia sobre impactos ambientais causados em são Luís que é conduzida pelo mestre do jogo (pode ser o professor) que também controla as regras, cada jogador escolhe uma carta guerreiro para lhe representar no tabuleiro através de um pino, as cartas guerreiros possuem pontos de HP, defesa e ataque, o tabuleiro que é um mapa de São Luis onde mostra alguns pontos da cidade em amarelo que representam problemas ambientais que devem ser solucionados através das cartas soluções que estão nos pontos verdes, porém no meio do jogo enfrentam as cartas monstros poluidores que encontram-se nos pontos azuis e vermelhos do mapa (tabuleiro). Para locomover-se sob o tabuleiro o jogador deve lançar os dados e de acordo com a numeração mover-se e todos os jogadores trabalham em equipe para solucionar esses problemas ambientais.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aplicação do jogo RPG em sala de aula proporcionou um maior interesse por parte dos alunos em dialogar a respeito dos impactos ambientais e como estes podem ser resolvidos ou minimizados com ações voltadas para a sustentabilidade, o jogo faz com que estes interajam com as cartas e o mapa tornado-se parte do jogo e da história, o trabalho em equipe também é estimulado, visto que não existem ganhadores ou perdedores, mas um grupo que trabalha junto para solucionar os problemas ambientais propostos pelo jogo RPG .

Jogo RPG Ambiental

Mapa, cartas, dados, pinos e caderno de regras, usados na aplicação do jogo RPG em sala de aula.

CONCLUSÕES: A utilização do jogo RPG propiciou uma maior interação despertou o interesse dos alunos pelas questões ambientais, incentivando debates a respeito dos impactos causados ao meio ambiente e qual o melhor meio para a resolução deste, por ser uma aventura divertida e que no final não há um vencedor e sim a cidade é quem ganha, pois, os guerreiros do jogo são uma equipe e assim como na vida real para vencermos os problemas ambientais todos nos precisamos trabalhar juntos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente/ MEC.
RODRIGUES, S. Roleplaying Game e a Pedagogia da Imaginação no Brasil. 1.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. 210p.