Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ambiental
TÍTULO: PROPOSTA PARA DESTINAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA RESIDUAL NAS GRANDES CIDADES - FOCO DE OBSERVAÇÃO INICIAL: REGIÃO OESTE DE BELO HORIZONTE/MG
AUTORES: Melo, R. (UNIBH) ; Ribeiro, L. (UNIBH) ; Barbosa, V. (UNIBH) ; Oliveira, V. (UNIBH) ; Sena, R. (UNIBH)
RESUMO: O estudo visa estabelecer uma proposta para a destinação do óleo de cozinha residual nas grandes cidades. Uma avaliação inicial está sendo realizada na região oeste de Belo Horizonte/MG no entorno do UNIBH, onde os trabalhos estão sendo coordenados e realizados. O projeto foi dividido em quatro eixos: Coleta do óleo e orientação ambiental - Estudos em laboratório na produção de sabões com baixa alcalinidade para doação as Instituições carentes da grande Belo Horizonte - Produção de biodiesel para uso em maquinários Institucional – Estudos avançados, como a hidrogenólise do glicerol, produzindo produtos com maior valor agregado. Cerca de 20 alunos atuam no projeto (Inicio/2012), atendendo aos Condôminos, Instituições de caridade e Formando discente com maior compromisso social e ambiental.
PALAVRAS CHAVES: Educação ambiental; Transformação química; Sustentabilidade
INTRODUÇÃO: A geração de resíduos sólidos urbanos no Brasil cresceu cerca de 10,0% entre 2009 e 2012, devido o crescimento populacional e as inovações tecnológicas que influenciaram diretamente na geração desse tipo de resíduos. O óleo vegetal utilizado no preparo de alimentos, compõe uma parte dos resíduos urbanos produzidos no Brasil (BREHAM et al.; 2011).
Estima-se que sejam produzidos quatro bilhões de litros de óleo de vegetal por ano no Brasil, sendo boa parte utilizada no preparo de alimentos e em seguida descartada de forma incorreta, causando danos ambientais.
Silveira e Vieira (2011), relatam que apenas 5% do óleo de fritura utilizado é reciclado e diante desse cenário, apontam que os corpos d’água são os mais afetados e deveriam receber uma atenção quanto ao descarte desse tipo de resíduo. O problema se agrava ao considerar a quantidade de água potável disponível para o consumo humano (0,03%) e também a interligação dos corpos d’água contribuindo para a propagação do material poluidor. Analisando este cenário foi proposta a criação de frentes de trabalho/pesquisa de forma a combater o desperdício e os problemas causados pelo descarte do óleo de fritura usado, surgindo como proposta para aplicabilidade nas grandes cidades do país.
Neste contexto, o projeto foi dividido em quatro eixos de estudo; objetivando-se, inicialmente com a realização de um levantamento sobre a influência do descarte do óleo de fritura usado no entorno do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) e as orientações para as populações sobre as ocorrências e desperdícios.
MATERIAL E MÉTODOS: Conforme o IBGE (2010), a grande Belo Horizonte/MG é o terceiro maior aglomerado urbano do Brasil, com uma população de 5.182.977 habitantes, 45% dessa população pertence a cidade de Belo Horizonte (BH). O bairro Buritis, onde está localizado o UNIBH é um bairro nobre da zona oeste de BH e foi selecionado inicialmente para compor o presente estudo de caso. O estudo foi dividido em quatro eixos, visando as respectivas ações:
Eixo 1 - coleta do óleo e orientação ambiental aos condomínios do entorno do UNIBH;
Eixo 2 - estudos em laboratório na produção de sabões com baixa alcalinidade para doações as instituições carentes;
Eixo 3 - produção, caracterização de biodiesel/uso em maquinários do UNIBH;
Eixo 4 - estudos avançados, como a hidrogenólise do glicerol (10%) obtido, gerando produtos com maior valor agregado.
A linearização do estudo através dos eixos possibilitou a coleta, o tratamento e a transformação do óleo de fritura residual. Porém, alguns estudos estão mais avançados, como a coleta, orientações ambientais, produção de sabões e de biodiesel. Para realizar os estudos avançados, estão sendo preparados catalisadores aluminossilicatos mesoporosos (Al-MCM-41), para incorporação dos metais rutênio/nióbio que possibilitarão a realização da reação de hidrogenólise do glicerol(MICHAEL,2010).
O estudo teve inicio em 2012, com a aplicação de um questionário junto aos síndicos dos condomínios no entorno do UNIBH, com o qual foi possível identificar como era realizado o descarte do óleo residual gerado pelos moradores e cadastrar aqueles interessados em participar do projeto. Esse levantamento possibilitou a infra-estrutura necessária para o recolhimento do óleo em parceria com a Empresa Recóleo. Parte desse óleo esta sendo tratada, estudada e processada no UNIBH.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através da aplicação e análise do questionário sócio-ambiental foi possível conhecer e estabelecer procedimentos para a coleta, o transporte, o processamento do óleo e as orientações que seriam concedidas à comunidade pelos discentes (Figura 1). As ações ocorreram no entorno do Campus UNIBH e envolveu cinqüenta condomínios com distância aproximada de 2km de sua entrada principal. No entanto, apenas cinco dos condomínios visitados aderiram ao projeto, ou seja, 10% do total. Os possíveis motivos da baixa adesão podem estar relacionados a falta de conhecimento do potencial poluidor do óleo de fritura residual, a não utilização desse produto no preparo de alimentos e/ou interesse da participação na pesquisa. Foi verificado que os condomínios apresentavam problemas nas caixas de gorduras e três destes realizam manutenções periódicas em suas caixas, tendo como finalidade a limpeza. No levantamento foi observada a logística adotada para o descarte do óleo de cozinha residual pelos condomínios, sendo que a maioria o destina para a caixa de gordura; um dos condomínios permitiu que o óleo atingisse a rede de esgoto. Entretanto, foi identificado um outro condomínio que para reduzir o custo com as manutenções e evitar o descarte incorreto do óleo de cozinha residual, realiza uma campanha interna de recolhimento do óleo através de um ponto de coleta interno. Verificado as necessidades foi estabelecido o UNIBH como ponto de coleta do óleo residual, sendo uma parte do óleo estudada em laboratório e a outra encaminhada para Empresa Recóleo. Os estudos possibilitaram a obtenção de sabões e biodiesel (Figura 2), sendo os sabões doados as Instituições carentes cadastradas no projeto. O biodiesel está sendo caracterizado e a glicerina obtida será tratada através de reação de hidrogenólise.
Figura 1.
Orientações concedidas á comunidade pelos discentes (da esquerda para direita: Diego Vinaud, Victor Campos, Luciana Ribeiro, Julianah Campos).
Figura 2
Biodiesel obtido a partir de óleo de fritura residual.
CONCLUSÕES: O estudo tem possibilitado o emprego dos princípios da sustentabilidade, envolvendo a área ambiental, econômica e social. Ressalta-se que o estado de Minas Gerais ainda não tem uma legislação específica para a destinação de resíduos sólidos, bem como para o gerenciamento do óleo de fritura residual. Devido ao fato, houve a necessidade de buscar alternativas para transformar o óleo coletado em sabões e biodiesel. Como alternativa secundária, ainda em estudo, a transformação do glicerol ocorrerá através da presença do catalisador Ru/Nb-Al-MCM-41 para produção de propanodiol.
AGRADECIMENTOS: Ao apoio concedido pela FAPEMIG (Proc.: APQ-00432-11-Edital Universal) e ao Núcleo Acadêmico do UNIBH pelas bolsas de Extensão concedidas aos discentes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BREHM, F. A. et al.; Reciclagem do óleo de cozinha usado na fabricação de sabão para a qualificação de um grupo de economia solidária. 26° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2011.
Disponível em:
http://www.abes-dn.org.br/eventos/abes/26cbes/lista_aprovados.pdf. Acesso em: 13 mar. 2012.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidade de Belo Horizonte/MG.
Disponível em:
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/link.php?codmun=310620. Acesso em: 10 jun. 2013.
MICHAEL M. J., Hidrogenólise seletiva do glicerol em catalisadores de rutênio suportado em nióbio, sílica e alumina, Dissertação de Mestrado, UNICAMP, Campinas/SP, 2010.
Disponível em:
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000778545. Acesso em: 01 agosto. 2013.
SILVEIRA, D. A.; VIEIRA, G. E. G; Processo de filtração a vácuo de óleo residual utilizado em fritura visando à produção de biodiesel. 26° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2011.
Disponível em:
<http://www.abesdn.org.br/eventos/abes/26cbes/lista_aprovados.pdf> Acesso em: 13 mar. 2012.