Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ambiental
TÍTULO: A problemática ambiental e desenvolvimento de ações de educação junto às comunidades do açude Engenheiro Camacho em Ouricuri – PE.
AUTORES: Lima, D.S.F. (IFSERTÃO PERNAMBUCANO - CAMPUS OURICURI) ; Lopes, M.R. (IFSERTÃO PERNAMBUCANO/CAMPUS OURICURI) ; Nunes, D.T.F. (IFSERTÃO PERNAMBUCANO - CAMPUS OURICURI) ; Oliveira, A.D. (IFSERTÃO PERNAMBUCANO - CAMPUS OURICURI) ; Souza, E.M. (IFSERTÃO PERNAMBUCANO/CAMPUS OURICURI)
RESUMO: O texto apresenta ações desenvolvidas junto às comunidades do entorno do açude
Engenheiro Camacho em Ouricuri – PE. O intuito do trabalho é identificar as
principais problemáticas ambientais existentes, construindo de maneira coletiva
proposições de intervenção por intermédio de ações de Educação Ambiental. O qual
é um processo que procura desenvolver o senso crítico, inserindo a população no
seu real papel dependente da natureza. Como proposta metodológica utilizou-se a
aplicação de entrevistas junto à comunidade. Identifica-se como principal
resultado a presença de esgoto no açude e o descarte do lixo como elementos de
grande impacto, uma vez que em consonância com a problemática da escassez de
água, provoca a comunidade e seu entorno a continuarem o seu uso de maneira
indiscriminada.
PALAVRAS CHAVES: Educação Ambiental; Impactos Ambientais; Mobilização Comunitária
INTRODUÇÃO: O monitoramento da qualidade da água do Açude Engenheiro Camacho em Ouricuri – PE, ocorre desde o ano de 2011,
ocasionando assim a necessidade de estudar também os impactos ambientais, e melhor forma de utilização dessa água pela
população. Dessa maneira, ao longo do ano de 2012, as ações voltaram-se para o entendimento das questões ambientais
presentes na comunidade, a partir do olhar da população e do desenvolvimento de ações de Educação Ambiental – EA.
Quando se fala em EA idealiza-se algo distante, problemas de difícil resolução e comumente relaciona-se com plantio de
árvores, no entanto, não se percebe que esse é um processo bem mais amplo, surgindo como solução para vários problemas
ao nosso redor, como por exemplo, a questão da disposição inadequada de lixo, deterioração do ambiente por escoamento
de esgotos a céu aberto. A Educação Ambiental assume papel fundamental para a transformação da sociedade e nas
relações homem x restante da natureza.
Para melhor conhecer o ambiente em que vive, o homem precisa ser ecologicamente equilibrado alfabetizado (MADEIRA et al.,
2009), significa entender os princípios de organização das comunidades ecológicas e usar esses princípios para criar
comunidades humanas sustentáveis. Porém algumas vezes, este conceito não é bem empregado, gerando um conjunto de
problemas negativos ao meio ambiente devido ao descuido e a omissão do Poder Público e também da população (JACOBI et al.,
1998).
Neste contexto, o presente trabalho teve por objetivo identificar o grau de conhecimento da população entrevistada
quanto aos problemas que existem e que são gerados pelos próprios moradores que dependem diretamente do açude
Tamboril, e com base nestas informações buscar minimizar tais problemas ambientas.
MATERIAL E MÉTODOS: O açude Engenheiro Camacho também conhecido por açude Tamboril, encontra-se na zona rural do município de
Ouricuri – Pernambuco. Segundo o IBGE, o açude tem capacidade para 27.664.000 m³ de água, ao longo, de
estimados, 13,4 Km de extensão. No seu entorno, moram famílias que cultivam e vendem, em geral, hortaliças
e frutas, mas que também criam animais de vários portes; há algumas famílias que possuem outra fonte de
renda, como restaurantes, bares, mercadinhos, padarias, e outras que utilizam a área apenas para o lazer
familiar.
Foram aplicados 100 questionários entre os dias 21 e 22 de março de 2013, aos moradores que residiam
próximo e distante da margem do açude. O questionário foi respondido apenas por um integrante da família,
de preferência o responsável, podendo ser interpretado também como 100 famílias. As perguntas eram
objetivas e tratavam de temáticas ambientais voltadas para a comunidade, como a forma de descarte do lixo
pelos moradores e a presença de esgoto doméstico depositado no açude.
Após aplicação, os dados obtidos foram sistematizados e dialogados pela equipe de pesquisa, com o intuito
de retribuir para a comunidade ações que tratassem da Educação Ambiental como melhoria para os problemas
identificados.
Uma das propostas era a realização de um evento com palestras e um mutirão para recolher o lixo. Sem
definição de data, cogitava-se a possibilidade de ocorrer no mesmo dia de um evento do Instituto Federal,
a III Semana de Química e Meio Ambiente - 2013.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Educação Ambiental é um processo que procura desenvolver o senso crítico, inserindo o homem no seu real papel
integrante e dependente do meio ambiente, visando uma modificação de valores tanto no âmbito ambiental como
social, cultural, econômico, político e ético (SILVA, 2005).
Quando os moradores foram questionados se tinham conhecimento da presença de esgoto no açude, apenas 7%
responderam que sim, mostrando que 93% dos entrevistados desconhecem este assunto, e que são oriundos da cidade de
Ouricuri e povoados circunvizinhos.
Entre outras perguntas, constatou-se que a água do açude não está em boas condições para o consumo, cerca de 16%
dos moradores não utilizam-na e 84% à utiliza, portanto, é necessário manter o açude sem poluição.
Quando questionados sobre o lixo, 91% dos moradores queimam, 8% disseram que jogam em terrenos vizinhos e 1%
enterram. Nas três ações há poluição, contaminação do solo, da água, do ar, de animais, e em fim, o resultado não
é agradável.
Neste contexto, perguntou-se sobre o descarte do lixo, se os separava por tipo, 62% responderam não e 38% disseram
sim, com isto percebe-se que a grande maioria não tem conhecimento dos efeitos tóxicos e degradativos que muitos
materiais que são jogados no lixo provocam.
Com base nos resultados da entrevista, foi promovido um mutirão para recolher o lixo na proximidade do açude
(Figura 1-2). Esta ação ocorreu no dia 11/06/2013 durante a programação de um evento da instituição, o qual
disponibilizou alunos interessados em participar. Houve a participação de alguns moradores e a colaboração da
Secretaria de Obras e de Agricultura e Meio Ambiente do município. Este movimento marcou o inicio de uma possível
coleta de lixo na comunidade e mostrou que é necessário cuidar do meio ambiente.
Figura 1
Moradores e alunos do Campus Ouricuri em mutirão realizado no Tamboril
Fonte: Autores, 2013.
Figura 2
Alunos do Campus Ouricuri coletando lixo na margem do açude Tamboril
Fonte: Autores, 2013.
CONCLUSÕES: As ações realizadas na comunidade não foram e nem serão suficientes para resolver
os problemas identificados. Problemas como o lixo que é descartado erroneamente
pelos moradores na maioria das vezes em qualquer lugar e que consequentemente
terminam no açude. Uma boa noticia, é que mesmo com tantos problemas ambientais,
ONG’s como a CAATINGA atuam contando com a colaboração dos moradores. O mutirão
idealizado por este projeto, foi à primeira de muitas ações interligadas com a
Educação Ambiental, que existirão em prol do açude Engenheiro Camacho a fim de
minimizar os impactos no meio ambiente.
AGRADECIMENTOS: Ao CNPq e ao IFSertão Pernambucano - Campus Ouricuri pela concessão da bolsa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: JACOBI, P; CASCINO, F; OLIVEIRA, J. 1998. Educação, Meio Ambiente e Cidadania: Reflexões e Experiências. São Paulo, SMA/ CEAM.
MADEIRA, K; SOUSA, L; BARBOSA, S. 2009. A importância da Educação Ambiental na escola para formação do cidadão. Belém, IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica.
SILVA, L. 2005. Avaliação de programas de Educação Ambiental em escolas da Região Metropolitana de Fortaleza no período de 2000 a 2004. Fortaleza, Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-graduação em Saneamento Ambiental.