Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ambiental
TÍTULO: DISCUTINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA QUÍMICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
AUTORES: Lopes, C.B. (IFRO) ; Mandu, T.S. (IFRO) ; Vieira, T.O. (IFRO) ; Silva, K.M.P. (IFRO) ; Silva, C.L.S. (IFRO) ; Fulaneti, V.F.C. (ALUÍZIO FERREIRA) ; Cunha, E.M.F. (IFRO) ; Silva, A.A. (IFRO)
RESUMO: A educação exerce uma função primordial na formação do estudante ao respeito à
vida, a natureza e aos seres que a constitui. A relação entre o ensino de
química e a formação do cidadão pode caracterizar um aprendizado consciente da
cidadania, onde envolvam aspectos sociais, políticos, tecnológicos e ambientais.
Este trabalho teve por objetivo destacar a problemática dos resíduos sólidos,
enfatizando as consequências do mesmo para com a sociedade. Para tanto,
realizou-se uma palestra sobre resíduos sólidos, uma visita ao aterro controlado
da cidade, e para coleta de dados foram aplicados questionários aos alunos.
Concluiu-se que todo a trabalho desenvolvido com os alunos foi produtivo para a
formação dos mesmos, pois reformularam conceitos e descobriram realidades que
pareciam distante.
PALAVRAS CHAVES: Educação Ambiental; Ensino de Química; Resíduos Sólidos
INTRODUÇÃO: A humanidade vem se afrontando, cada vez mais, com as divulgações de notícias
preocupantes sobre as qualidades de vida do planeta. O aquecimento global, a
falta de água potável, a poluição do ar, água e solo são algumas causas que
compõem este quadro. A questão ambiental é considerada uma área cada vez mais
urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da
sua relação com a natureza (IBGE, 2005). E um dos maiores problemas do meio
ambiente é a produção do lixo. Nesse contexto torna-se importante e necessário o
esclarecimento sobre como amenizar os riscos causados pelo descarte inadequado
do lixo. Existem vários tipos de disposição final do lixo tais como vazadouro a
céu aberto, incineração, aterro controlado e aterro sanitário (LIMA, 2003).
Outra preocupação é o tratamento adequado dos resíduos sólidos, pois, os mesmos
são considerados perigosos quanto às suas propriedades físicas, químicas e
infectocontagiosas. A inadequada remoção, sua destinação e seu tratamento final
podem causar um grande impacto ao meio ambiente. O processo físico-químico de
decomposição dos resíduos orgânicos, se não controlado de forma correta, irá
produzir líquidos percolados (chorume), em sua maioria rica em metais pesados,
chumbo, níquel, cádmio, dentre outros, que contaminam os veios hídricos e cursos
d’água quando infiltrados no solo. A decomposição anaeróbica das frações
orgânicas do lixo lançam, no ar, compostos poluentes e gases de amônia, enxofre,
gás carbônico, dentre outros (BIDONE; POVINELLI, 1999). O trabalho realizado com
os alunos teve por finalidade mostrar as consequências da produção exagerada e
descarte inadequado do lixo que é produzido diariamente, para com a sociedade e
o meio ambiente, além de relacionar o tema com a disciplina de química.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Aluízio Ferreira, localizada em Ji-Paraná/ RO com alunos da rede pública do 1°,
2° e 3° ano do ensino médio. Antes da palestra, os alunos responderam a um
questionário, este continha questões abertas e fechadas para verificar quais
eram seus conhecimentos a respeito do tema, em seguida os alunos participaram de
uma palestra referente a resíduos sólidos. Após a palestra 45 alunos de 05
turmas diferentes do período vespertino foram convidados a fazer uma visita ao
aterro controlado da cidade de Ji-Paraná. Nesta visita os alunos puderam
conhecer as pessoas que trabalham na associação dos catadores de lixo de Ji-
Paraná, ouvir seus depoimentos e conhecer a dinâmica vivenciada no dia-a-dia em
um lixão, saber quais materiais são reutilizados e quais são as formas de
descartar o lixo de sua casa para facilitar a separação. No retorno, eles
responderam a um segundo questionário, com perguntas abertas sobre o que
conseguiram aprender durante a visita. Para finalizar foi realizada uma
entrevista semi-estruturada com 10 alunos, este total foi retirado das 05 turmas
que foram na visita, uma amostra de 02 alunos de cada sala, a entrevista foi
realizada após duas semanas da visita, neste momento eles puderam falar quais as
atitudes que tomaram frente à problemática do lixo e as suas experiências após
este ciclo de atividades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os questionários prévios aplicados aos alunos abordavam, em suas questões,
assuntos quanto à existência da coleta de lixo e a frequência com que ocorriam
no sistema regular de coleta, na casa dos alunos. Todos os alunos entrevistados
responderam que o lixo gerado em casa é coletado pelos caminhões de limpeza
pública, o que significa que a coleta de lixo é realizada pelos órgãos públicos.
É função do estado à criação de instrumentos legais que definam as bases de
políticas públicas adequadas à gestão ambiental. Porém a sociedade pode
contribuir diminuindo a quantidade de lixo gerado e fazendo a devida separação
dos resíduos. Quando questionados quanto ao destino que se deve dar a cada tipo
de resíduo, pode-se observar que a maioria dos alunos conhece a problemática
ocasionada pelo descarte incorreto de resíduos: “cada um tem um tempo de
decomposição diferente”, “alguns podem fazer mal a saúde das pessoas, como o
lixo hospitalar”. De um total de 40 alunos entrevistados, 100% deles consideram
reduzir, reutilizar e reciclar o lixo um fator importante (Figura 1). Algumas
justificativas (Figura 2) apresentadas pelos alunos são, “se não houver um
reaproveitamento de material reciclável, haverá uma enorme acumulação de lixo”,
“é um meio de beneficiar o meio ambiente tirando o lixo e fazendo a reciclagem,
ajudando com isso a própria sociedade”. Durante a entrevista com 10 alunos, para
saber se eles passaram a ter uma atitude diferente, obtiveram-se respostas como:
“ah, pra mim depois que o lixo saia da minha casa o problema tava resolvido”;
“minha mãe já separava o lixo lá em casa, eu ajudava muito pouco, agora eu ajudo
mais, e cobro dos outros”. No decorrer da visita os alunos puderam ver como é a
dinâmica de trabalho dos catadores, e o destino final de cada tipo de resíduo.
Figura 1:
Este gráfico mostra quais são as melhores formas de
se evitar os danos causados pelos resíduos sólidos,
segundo a concepção dos alunos.
Figura 2:
justificativa dos alunos para a importância da
reciclagem do lixo.
CONCLUSÕES: Considerando o objetivo inicial deste trabalho é possível concluir que foi
alcançado, pois os alunos passaram a ter mais consciência, começaram a se sentir
mais responsáveis e motivados a buscar melhores soluções para os problemas
relacionados ao lixo. Atitudes críticas e sustentáveis, até mesmo, na escola podem
ser observadas. A transmissão do conhecimento e vivência adquiridos, com demais
alunos que não participaram do trabalho, relatando a importância do tratamento e
descarte adequado do lixo, também foram atitudes observadas nestes alunos.
AGRADECIMENTOS: Á CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e ao IFRO
(Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Rondônia).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BIDONE, F. R. A.; POVINELLI, J. 1999. Conceito básico de resíduos sólidos. São Carlos: EESC / USP.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2005. Cuidando do lixo. Disponível em: ‹www.ibge.gov.br›. Acesso em: 28 de maio, 2012.
LIMA, E. R. 2003. Projeto de Implantação de um Centro de Educação Ambiental na Ilha de Fernando de Noronha, Recife.