53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ambiental

TÍTULO: UMA VISÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS DO IFMT - CAMPUS CONFRESA.

AUTORES: Chagas da Silva, N. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Chagas da Silva, J. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Santos Ramos, W. (IFMT-CAMPUS CONFRESA)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil dos alunos no que concerne a conscientização ambiental e suas atitudes, sendo como sujeitos da pesquisa 16 alunos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT - Campus Confresa). Para o seu desenvolvimento foi inserido o método de pesquisa descritiva e exploratória sendo aplicados questionários com perguntas relativas ao assunto proposto. Os resultados obtidos mostram que os alunos estão conscientes quanto à forma de se preservar o ambiente, suas atitudes e praticas relacionada, de modo geral apontando a educação ambiental de suma importância, pois desenvolve uma sensibilidade de conscientização maior dos alunos face aos problemas ambiental.

PALAVRAS CHAVES: conscientização ambiental; alunos; educação ambiental.

INTRODUÇÃO: A educação ambiental possibilita o desenvolvimento sustentável, que por sua vez, é compreendido como uma necessária inter-relação entre justiça social, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e a necessidade de desenvolvimento com capacidade de suporte (JACOBI, 2003). Sendo assim uma das melhores formas de conscientização do cidadão, concernente à preservação do meio ambiente, ou seja, é sensibilizá-lo quanto aos hábitos e costumes que ajudarão a cuidar e preservar o meio ambiente. Segundo (LIMA, 2007) a sociedade como um todo é responsável pela preservação do meio ambiente, então, é preciso agir da melhor maneira possível para não modificá-lo de forma negativa, pois isso terá consequências para a qualidade de vida da atual e das futuras gerações. Por isso, faz-se necessário estabelecer representações sociais que poderão ser desenvolvidas tanto no âmbito escolar quanto na comunidade da qual o aluno faz parte. Nesse contexto, (REIGOTA, 2007) enfatiza que, a educação ambiental precisa se fortalecer em práticas pedagógicas centradas na conscientização, mudança de comportamento, capacidade de avaliação e participação dos educandos. O desenvolvimento da educação ambiental, levando em conta a conscientização ambiental, é extremamente necessário. Pois isso pode desencadear uma aprendizagem ativa, entendida como a construção de novos sentidos e nexos para a vida, envolvendo transformações no sujeito que aprende e incide sobre sua identidade e posturas diante do mundo (CARVALHO, 2005). Desta maneira esta pesquisa objetivou analisar o perfil de 16 alunos que esta no 5º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do IFMT- Campus Confresa, no que concerne a conscientização ambiental e suas atitudes.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização deste trabalho foi inserido o método de pesquisa descritiva e exploratória sendo aplicados questionários em uma turma que esta no 5º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do IFMT- Campus Confresa, sendo sujeitos da pesquisa 16 alunos no total. De modo que houve a aplicação e analise de questionários, no qual continham perguntas, visando à obtenção de dados sociais e culturais dos alunos, sendo que nestes constavam questões subjetivas e objetivas, ou seja, eram compostas de duas questões fechadas onde existiam opções de múltiplas escolhas e três questões abertas relacionadas com o tema apresentado no qual mostram o perfil do aluno diante de questões ambientais, educação ambiental, problemas ambientais, e atitudes de preservação, fora e dentro da instituição que estudam. Enfim considerando as informações que detém e julgam importantes e que acabam sendo a verdadeira razão da pesquisa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos mostram que os alunos encontram-se na faixa entre 20 a 32 anos, sendo que 87,5% residem em Confresa e 12,5% em outra cidade. Iniciou-se a pesquisa ressaltando que os problemas ambientais estão sendo discutidos constantemente na mídia e na sociedade, e o que os alunos entrevistados acham em relação ao assunto, onde 68,75% acham importantes, 18,78% ótimo e 12,5% não tem interesse. Nota-se no gráfico 1 os meios em que os alunos preferem discutir e assimilar os problemas ambientais, palestras(44%),outros meios de comunicação (25%),internet (19%) e vídeos (12%). Com relação da existência de questões ambientais vistas pelos alunos, no município que residem, foi possível identificar vários apontamentos, pois Confresa esta localizada em uma das áreas mais desmatadas e devastadas do estado, devido à expansão da fronteira agrícola, no qual aponta varias irregularidades como, Áreas de Preservação Permanecentes (APPs) sem reflorestamentos, descarte de lixos em locais impróprios, desmatamentos e queimadas ilegais. Constatou-se que os alunos encontram sensibilizados sobre os problemas da região. Perguntou se também quais atitudes de preservação são tomadas por eles dentro e fora da instituição, verificando-se que há uma grande responsabilidade por partes dos alunos: cuidar do seu próprio lixo, descartar em locais adequados, conversar sobre o assunto, até mesmo em projetos e ações dentro e fora do instituto, dando uma atenção à gestão ambiental e preservação. E, para encerrar, foi ressaltado como futuros licenciados (as) nas áreas agrícolas atribuíam real importância a EA no cotidiano escolar desde seus processos não formal, formal e informal destacando-se que é preciso ser trabalhada de forma interdisciplinar para a conscientização dos problemas ambientais.

Gráfico 1

Meios que os alunos prefere assimilar os problemas ambientais.

CONCLUSÕES: Os resultados apresentados mostram que os alunos estão conscientes quanto à forma de se preservar o meio ambiente, e com atitudes e praticas relacionada. Por isso e importante ressaltar a necessidade do fortalecimento na educação ambiental em uma perspectiva integradora, trata-se de desenvolver uma sensibilidade maior nas pessoas face aos problemas ambientais, para a realização dos processos de educação, planejamento e gerenciamento voltados para as questões ambientais.

AGRADECIMENTOS: Ao IFMT- Campus Confresa e aos alunos que participaram da pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARVALHO, I. 2005. A invenção do sujeito ecológico: identidade e subjetividade na formação dos educadores ambientais. In: SATO, M.;CARVALHO, I (Orgs). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed.

JACOBI, P. R. 2005. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, maio/ago.

LIMA, G. da C. 1999. Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. Ambiente & Sociedade - Ano II, n. 5, p. 135-153.

REIGOTA, M. 2007. Meio ambiente e representação social. 7ª ed. São Paulo: Cortez.