53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ambiental

TÍTULO: PROJETO PILOTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECICLAGEM NA VILA GUAPORÉ

AUTORES: Carvalho, F.N. (IFMT-FO/PL) ; Noleto, W.G. (IFMT-FO/PL) ; Tannuri, A.M. (IFMT-FO/PL)

RESUMO: O projeto visa desenvolver atividades educacionais e práticas de reciclagem de materiais junto à comunidade residente no Bairro Vila Guaporé, também conhecido como “Vila dos Pretos”(um bairro carente),localizado no município de Pontes e Lacerda-MT.O principal objetivo foi instrumentalizar as famílias participantes com conhecimentos que permitiam ajudar-las na organização da coleta,no armazenamento e na comercialização dos materiais recicláveis,de modo a incentivar e sugerir medidas que poderiam contribuir para a ampliação do volume coletado de recicláveis e,concomitantemente, apresentar uma alternativa de geração de renda para as famílias.Por ter sido um projeto piloto os resultados obtidos foram satisfatórios o qual ampliou estudos e experiências juntamente às famílias envolvidas.

PALAVRAS CHAVES: RECICLAGEM; AMBIENTAL; MATERIAIS

INTRODUÇÃO: Por muitos anos a quantidade de lixo gerada no Brasil só aumenta, isso acontece porque vivemos em uma sociedade de consumo que descarta tudo num período muito rápido. Muitos de nós, de forma errada, consideramos como lixo materiais que poderiam ser reutilizados. Com a alarmante situação que estamos vivendo, por causa dos excessos que cometemos durante muitos anos, a reciclagem residencial e industrial se tornou uma boa opção para ajudar o planeta e, ao mesmo tempo, ajudar pessoas a gerar renda com a comercialização fruto da reciclagem. A inteligência humana está percebendo que as ações “egoístas”, voltadas inicialmente para o próprio benefício, também podem beneficiar a sociedade em que se insere. Essa visão do homem, trazida em seu formato original por Adam Smith(1723/1790), nos leva a compreender o papel fundamental do mercado para fomentar, entre outras coisas, novos nichos de mercado que, por suas características,se baseiam, num segundo momento, na confiança e na cooperação dos agentes envolvidos. Aproveitando essa oportunidade, o projeto procurou incentivar o desenvolvimento de uma cultura sustentável junto ao Município de Pontes e Lacerda-MT, disseminando um conhecimento técnico e mercadológico de um ramo de atividade que cresce em nosso país: o da reciclagem. O grande desafio do projeto foi de transformar práticas e hábitos consolidados pelas famílias para que, dentro de uma concepção alternativa, pensassem a natureza como um espaço a ser valorizado e conservado, mas que também seja um espaço de oportunidades concretas de produção e reprodução.

MATERIAL E MÉTODOS: Escolhemos iniciar o “Projeto Piloto de Educação Ambiental e Reciclagem na Vila Guaporé” devido a alguns fatores: por ser um bairro de baixa renda, por ter um significado importante na história da cidade, por ser um Bairro cuja exclusão social está marcada ao longo de sua existência, ainda que, nos dias de hoje, algumas poucas famílias não se enquadrem nessa estratificação. O projeto foi iniciado com uma visita a prefeitura para obter o mapa de divisão dos Bairro da cidade, o qual foi escolhido nossa área de atuação. Criamos grupos de alunos voluntários onde os mesmos receberam o treinamento específico para conhecer os objetivos do projeto e obter os conhecimentos necessários para realizar as visitas a todas as residências da Vila Guaporé. Na visita inicial foi apresentado o projeto para as famílias do bairo, e através dessa visita foram feitos questionários e um formulário de identificação de cada família participante do projeto. Na primeira visita às famílias foi determinada uma data para se realizar o primeiro “treinamento” onde serão ensinadas técnicas de segregação e armazenamento dos resíduos gerados (plásticos, papéis, metais, vidros,materiais orgânicos e óleo de cozinha usado) como forma de posterior quantificação do volume que foi gerado por cada família. Nessa etapa as famílias, separaram esses materiais por um período de sete dias, logo após a equipe do projeto em conjunto com os alunos voluntários, retornaram as casas que aderiram ao projeto para realizar a pesagem dos materiais segregados. Todas as informações recebidas foram preenchidas nos formulários para tabulação e quantificação. Após esta etapa tivemos uma reunião com os moradores e apresentamos os resultados obtidos e o significado desse trabalho de reciclagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao Desenvolvermos as atividades de educação ambiental e de reciclagem de materiais oriundos das famílias residentes no Bairro Vila Guaporé, em Pontes e Lacerda-MT, obtivemos estes resultados: -Educação ambiental e aprendizagem de técnicas de reciclagem por parte das famílias residentes no Bairro Vila Guaporé; - Diagnóstico dos resíduos gerados pelas famílias localizadas no Bairro Vila Guaporé; - Elaboração de sugestões atinentes a coleta e comercialização de materiais recicláveis; - Incentivo a cultura da reciclagem de materiais junto aos alunos do IFMT, às famílias dos residentes no bairro Vila Guaporé e aos empresários do setor de reciclagem do município; - Possibilitamos a ampliação do volume comercializado e o conseqüente aumento da renda das pessoas envolvidas com este comércio; - Suscitamos o planejamento municipal para facilitar a organização da coleta de materiais recicláveis. - Resgate parcial de dívida social para com as famílias de moradores do Bairro Vila Guaporé. O grande desafio do projeto foi de transformar práticas e hábitos consolidados pelas famílias para que, elas tivessem uma nova concepção alternativa de como reciclar e como o mundo ficaria melhor com a Educação ambiental e a reciclagem.

CONCLUSÕES: O projeto obteve resultados satisfatórios, por ter sido um projeto piloto, o qual pode mudar a concepção dessas famílias que participaram de que todos podemos reciclar, basta termos força de vontade para vivermos em um mundo melhor, em um mundo que apoia a reciclagem. Portanto, este foi um marco inicial para desenvolver práticas ambientais no município de Pontes e Lacerda - MT e desenvolver também uma cultura sustentável com famílias mais carentes.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS FRONTEIRA OESTE/PONTES E LACERDA, por ter nos dados o total apoio e a todos os parceiros do projeto.

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