53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ambiental

TÍTULO: O USO DA TECNOLOGIA DOS CARROS ELÉTRICOS A FAVOR DE UMA CIDADE SUSTENTÁVEL

AUTORES: dos Santos Borges, V.F. (IFPI) ; Alves de Sousa, R. (IFPI) ; dos Santos Borges, V.F. (IFPI) ; de Sousa Oliveira, R.R. (IFPI) ; Sérgio Firmeza e Silva, F. (IFPI)

RESUMO: Este trabalho descreve a utilização de carros elétricos,como meio de minimizar a poluição atmosférica nas grandes cidades;causada principalmente pela emissão de gases tóxicos dos veículos movidos a combustão de derivados do petróleo. No Brasil este tipo de veículo é pouco conhecido, pois os impostos sobre esses veículos são altos. Observa-se que uma frota de veículos "limpos" e silenciosos aliada às energias renováveis diminuiria em grande parte o problema do efeito estufa. O Brasil é rico em recursos renováveis, mas necessita-se de investimentos para que esse país possa entrar na lista de países sustentáveis. Foram obtidos através de pesquisas bibliográficas e opiniões de vários pesquisadores resultados positivos em relação a utilização de uma frota "verde" ao meio ambiente.

PALAVRAS CHAVES: Efeito estufa; Carros Elétricos; Meio Ambiente

INTRODUÇÃO: O Brasil é privilegiado por possuir fontes alternativas de energia e dessa maneira pode tornar-se referência no quesito sustentabilidade, garantindo dessa forma um ambiente menos poluído para os brasileiros através de políticas públicas que visam a utilização de energias limpas. Com o crescimento das cidades pode-se observar o agravamento da poluição atmosférica, sendo seu principal causador o trânsito. Assim, neste trabalho é descrita uma metodologia que utiliza dados bibliográficos e opiniões de pesquisadores obtendo-se resultados positivos sobre a utilização de carros elétricos. Pois a poluição nas grandes cidades provoca o aquecimento global, tendo como um dos principais responsáveis o aumento da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera oriundo da queima de combustíveis fósseis, pois para se ter uma ideia segundo a prefeitura de São Paulo 90% das emissões de gases que provocam o efeito estufa, na cidade, vêm do trânsito ( Conforme pode ser verificado no site : <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/12/sao-paulo-testa-taxis-que- funcionam-tambem-com-motores-eletricos.html>. Acessado em 05 de março de 2013.)

MATERIAL E MÉTODOS: A frota das cidades brasileiras sendo elétricas trás vantagens socioambientais, isso porque um carro ecologicamente correto acabaria quase por completo com o problema da poluição que constatamos nas metrópoles brasileiras. Avaliou-se dados em jornais e revistas sobre o comércio dos automóveis elétricos e constatou-se que ainda é um processo lento. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos Pietro Erber apesar dos benefícios conferidos ao meio ambiente é bem difícil fazer a previsão para o comércio desses veículos. Para que o Brasil possa entrar na lista de produção dos veículos elétricos, como os Estados Unidos, Japão, Índia, China e alguns países europeus, é necessário que o IPI (imposto sobre produtos industrializados) seja reduzido sobre esses veículos “temos no Brasil um IPI sem sentido tornando-os de três a quatro vezes o preço do mercado americano” afirmou Jayme Buarque de Holanda, do conselho diretor da ABVE. Atualmente as baterias desses veículos são mais leves, mais eficiente, o tempo de recarga é menor e tem maior durabilidade, são as baterias de lítion-íon que foram apresentadas por cientistas no 241º Encontro da Sociedade Química Americana.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nos últimos quatro anos o mercado automobilístico brasileiro vem abrindo as portas para os veículos “verdes”. No final de 2012 foram implantados em São Paulo dez taxis elétricos do modelo Leaf da Nissan e mais vinte híbridos. Em março desse ano foi a vez do Rio de Janeiro receber da fabricante Nissan receber os dois primeiros taxis elétricos da cidade, com a promessa de chegar até o final do ano com outras quinze unidades. Antes dessa iniciativa o Brasil só possuía modelos elétricos nas universidades com utilidade para pesquisas. A expectativa é que em maio deste ano seja implantados 116 taxis híbridos na grande São Paulo e em cinco anos a metade da frota dos taxis possam ser híbrido, desde que existam incentivos para reduzir o preço – afirmam as empresas de taxis. A expectativa é que no ano de 2028 metade da frota na Europa seja de carro elétrico. Pois existem por lá muitos planos de incentivo para o uso desses carros “verdes”. Em 2009 o EUA anunciou a concessão de U$$ 2,4 bilhões para ajudar empresas e universidades na criação de bateria e veículos híbridos e elétricos. Em alguns estacionamentos da Europa não há cobrança para os veículos elétricos. Enquanto no Brasil temos apenas setenta carros elétricos importados isso porque tem-se uma elevada carga de impostos sobre esses veículos “verdes” a saber: 35% Imposto de Importação 55% IPI 13% PIS/COFINS 12% ICMS 115% TOTAL Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=CXP4YLzOO9s Dessa maneira o preço médio no Brasil chega a R$ 200 mil reais, ou seja, inviável para os motoristas, significando que sem o incentivo é bem difícil a produção desses veículos em no nosso país. Há um longo caminho a percorrer com pesquisas para criar baterias mais eficientes com o aumento da capacidade de armazenamento de energia.

CONCLUSÕES: Atualmente são discutidos varias maneiras de como utilizar as tecnologias para a diminuição da emissão de CO2 em 50% até o ano de 2050. E uma dessas alternativas está na utilização de veículos elétricos e veículos híbridos. Esses veículos ecologicamente correto não poluem, são econômicos e silenciosos. Sendo viável o investimento em energias renováveis para posterior conversão em energia elétrica sendo esta usada no carregamento de baterias de carros elétricos.

AGRADECIMENTOS: A Deus

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BUENO, C. Como funciona o carro elétrico. Disponível em: http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=26949&action=geral. Acessado em: 30 Ago. 2012.
DEALER. São Paulo: Editora Fenabrave. Mensal, V.3, N. 21, jun, 2010.

ERBER, Pietro; HOLLANDA, Jayme Buarque de. Popularização do carro elétrico no Brasil esbarra no IPI de 25%. São Paulo, 4 de mai. 2013. Disponível em: < http://www.abve.org.br/destaques/2013/destaque13013.asp>. Acessado em: 20 de mai. 2013.
OPORTUNIDADES, O estado das. São Paulo: editora três, V. 35, n. 2188, 19 out. 2011. P. 68-69, Informe publicitário.
SIMON, Gustavo. O carro das boas intenções. Veja, V.45, Ed. 2295, n. 45, p. 128-130, 14 nov. 2012.
TRIGUEIRO, André. Carro elétrico – situação no Brasil. Globo News. São Paulo, 2 de set. 2011. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ywimiqKV5LE. Acessado em 10 de mar. 2013.