53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: Decomposição Térmica do corante Vermelho Ponceau

AUTORES: Alexandre Costa, R.R. (UFRN) ; Vitoria de Moura, M.F. (UFRN) ; Paiva Campos, P.R. (UFRN) ; de Oliveira Dias, P. (UFRN) ; da Silva Junior, J.H. (UFRN)

RESUMO: Há muito tempo o homem vem utilizando corantes em alimentos para torná-los atrativos e saborosos.No geral, a importância da aparência do produto para sua aceitabilidade é a maior justificativa para o seu emprego.Os corantes artificiais são motivos de estudos científicos já que estes podem causar reações adversas a alguns consumidores.O corante vermelho ponceau fornece colaração vermelha, sendo sintetizado a partir do alcatrão de carvão, onde é utilizado em alimentos.A partir das curvas de TG e DSC foi fornecido os resultados para o aquecimento do corante ponceau em atmosfera de ar e de nitrogênio.Os resultados indicaram que a atmosfera influenciou os resultados obtidos tanto em relação às perdas de massa quanto em relação à energia associada a cada etapa.

PALAVRAS CHAVES: Corante vermelho ponceau; TG E DSC; Termogravimetria

INTRODUÇÃO: Há muito tempo o homem vem utilizando corantes em alimentos para torná-los atrativos e saborosos. No início, muitas dessas substâncias, como especiarias, já tinham a função de colorir os alimentos, entretanto, com o passar do tempo foram gradativamente sendo substituídas por outras substâncias, algumas sintéticas, tendo o objetivo específico de colorir. No geral, a importância da aparência do produto para sua aceitabilidade é a maior justificativa para o seu emprego. Do ponto de vista toxicológico, estudos têm sido realizados para verificar os efeitos nocivos ao homem, visto que esses aditivos não são totalmente inofensivos à saúde. Os corantes artificiais são motivos de estudos científicos já que estes podem causar reações adversas a alguns consumidores(PRADO,M.A.;GODOY,H.T.,2003). O corante vermelho ponceau fornece colaração vermelha, sendo sintetizado a partir do alcatrão de carvão, onde é utilizado em alimentos processados à base de cereais, coberturas, recheios de bombons, geléias de cereja, licores, refrigerantes, sobremesas em pó para gelatina dentre outros. O corante vermelho ponceau pode causar complicações como anemia e doenças renais, algumas vezes associado à falta de concentração e impulsividade e podendo provocar hiperatividade em crianças quando associado ao benzoato de sódio(Polônio,M.L.T.; PERES,F.,2009)

MATERIAL E MÉTODOS: Neste estudo utilizou-se o instrumento SDTQ600, da TA Instruments, que realiza análises de termogravimetria, análise térmica diferencial e calorimétrica exploratória diferencial simultaneamente. Nas análises utilizou-se atmosfera de ar e nitrogênio, na vazão de 100 mL min-1, cadinho de alumina, massa do corante vermelho ponceau ,da Cotla Foods, de 5 mg, aquecimento da temperatura ambiente até 1000 oC e razão de aquecimento de 20 oC min-1.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Tabela 1 apresenta os resultados obtidos para as curvas TG e DSC para o aquecimento do vermelho ponceau em atmosfera de ar e de nitrogênio. m é relativo à variação de massa sofrida pela amostra a cada etapa e foi medida em percentual. E se refere à quantidade de energia liberada ou absorvida em cada, cujo sinal serviu para indicar se o evento relativo a essa variação de energia era endotérmico ou exotérmico e Tf se refere a maior temperatura medida para o intervalo de temperatura relativo a cada etapa. Os intervalos de aquecimento foram divididos em três etapas, sendo a primeira relativa à desidratação, a segunda relativa à decomposição da matéria orgânica e a terceira à decomposição de carbonatos. Os resultados indicam que a atmosfera influenciou os resultados obtidos tanto em relação às perdas de massa quanto em relação à energia associada a cada etapa, apenas a primeira etapa foi endotérmica e todas as demais exotérmicas. A Tabela 2 indica os valores em percentuais relativos à determinação de umidade, matéria orgânica e cinzas calculados a partir dos dados de termogravimetria (TG).

Corante Vermelho Ponceau



CONCLUSÕES: As curvas de análise térmica obtida para este corante permitiu o cálculo dos teores de umidade, matéria orgânica e cinzas, indicando que estas técnicas são ferramentas úteis para o controle de qualidade dessa substância.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: POLONIO,M.L.T.; PERES,F. Consumo de aditivos alimentares e efeitos à saúde:desafios para a saúde pública brasileira. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, p.1653-1666,2009

PRADO,M.A.;GODOY,H.T. Corantes Artificiais em Alimentos. Alim. Nutr. v.14, n.2, p.237-250, Araraquara,2003