Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Físico-Química
TÍTULO: CAIXA ELETRICA: GERANDO ENERGIA
AUTORES: Barbosa, E.J.R. (IF SERTÃO PE) ; Sá, K.D.M. (IF SERTÃO PE) ; Lial, D.S. (IF SERTÃO PE) ; Souza, M.J.S. (IF SERTÃO PE) ; Filho, A.J.M. (IF SERTÃO PE) ; Silva, H.C. (IF SERTÃO PE) ; Silva, J.S. (IF SERTÃO PE)
RESUMO: O PROJETO CAIXA ELÉTRICA: GERANDO ENERGIA FOI ELABORADO POR ALUNOS DO 7º PERÍODO
DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA
DO SERTÃO PERNAMBUCANO-CAMPUS FLORESTA E VIVENCIADO COM TURMAS DE 3ª ANO DO
ENSINO
MÉDIO DA ESCOLA DE REFERENCIA CAPITÃO NESTOR VALGUEIRO DE CARVALHO, OBJETIVANDO
OFERECER AOS DISCENTES SITUAÇÕES DIDÁTICAS DINÂMICAS NO ESTUDO DE ENERGIA E
MECANICA, MELHORANDO ASSIM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ALÉM DE CONTEMPLAR
O
TRABALHO EM EQUIPE, PESQUISAS, ESTUDOS TEÓRICOS E PRATICAS LABORATORIAIS,
AMPLIANDO OS CONHECIMENTOS QUÍMICOS E PROPORCIONADO A FORMAÇÃO CRITICA E O
PROTAGONISMO JUVENIL DOS ALUNOS.
PALAVRAS CHAVES: ENERGIA; CORRENTE ELETRICA; ENSINO-APRENDIZAGEM
INTRODUÇÃO: As baterias e pilhas se tornaram indispensáveis para os dias de hoje, cada vez
mais os equipamentos necessitam de uma fonte móvel de energia. Mas existem
outros meios de se produzir energia um deles é a transformação de energia
mecânica em energia potencial capaz de colocar um aparelho elétrico para
funcionar.
Faraday descobriu que uma corrente elétrica era gerada ao posicionar um imã no
interior de uma bobina de fio condutor. Deduziu que se movesse a bobina em
relação ao imã obteria uma corrente elétrica contínua, efeito que após
comprovado recebeu o nome de indução eletromagnética.
A indução eletromagnética é o princípio básico de funcionamento dos geradores e
motores elétricos, sendo estes dois equipamentos iguais na sua concepção e
diferentes apenas na sua utilização.
No gerador elétrico, a movimentação de uma bobina em relação a um imã produz uma
corrente elétrica, enquanto no motor elétrico uma corrente elétrica produz a
movimentação de uma bobina em relação ao imã.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram utilizados materiais de baixo custo e recicláveis como: Caixa de madeira
com: (30/20 /10 cm CxAxL), motor de carro de controle remoto, lâmpadas Leds,
fios, ripa de madeira (20 cm), parafuso grande com porcas, folha de acrílico (30
cm/ 10 cm), polia grande, polia pequena, correia , rádio, chave de tic-tac.
O processo de montagem se deu da seguinte forma:
1º passo: montagem da caixa de madeira;
2º passo: Como foi usado um motor de aparelho de som que faz girar o CD; retirou
o controlador de velocidade do motor;
3º passo: montagem do motor na caixa de madeira, utilizando uma braçadeira de
ferro feita manualmente de acordo com o diâmetro do motor e parafuso para
prender a braçadeira na caixa;
4º passo: preparação das polias, uma pequena para o motor, nesse caso foi usado
uma de toca fitas velho (aparelho de som) e uma polia grande com manivela que
foi apoiada num lado da caixa, o mesmo que estava o motor. Nessas polias adaptou
uma correia interligando uma a outra. Para a correia usou o beiral (boca) da
luva cirúrgica;
5º passo: A manivela foi preparada manualmente, utilizando uma ripa de madeira
com cerca de 10 cm de comprimento. Onde se furou as duas pontas da ripa, uma
prendeu na polia grande e a outra adaptou um cabo de apoio.
6º passo: Instalou as lâmpadas Leds na tampa de acrílico ligando os fios das
mesmas aos fios do motor.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A vivência do projeto “Caixa elétrica: Gerando energia” contribuiu positivamente
na compreensão do conteúdo energia, mecânica e eletroquímica (pilhas galvânicas e
eletrólise). Na montagem da pilha foi utilizado materiais recicláveis, de baixo
custo e de forma lúdica despertando nos alunos maior interação pelo assunto,
contribuindo com a prática do conteúdo estudado.
CONCLUSÕES: O referido projeto contribuiu com a ludicidade do ensino-aprendizagem de Físico-
química e facilitou a assimilação de conceitos relacionados reforçando o conteúdo
sobre montagem de pilhas.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Deus, ao IF Sertão PE - Campus Floresta e a todos que contribuíram
para realização deste trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PERRUZZO, Francisco M.; CANTO, Eduardo L. Química: abordagem do cotidiano. São Paulo: Moderna, 2002.
BRASIL. Química nova na escola. O ensino de química por meio de atividades experimentais: A realidade do ensino nas escolas. Disponível em: <www.unesp.br >. Acesso em: 03 de maio 2012.
BRASIL. Ciência em show. Experiências. Disponível em: <www.cienciaemshow.com.br >. Acesso em: 05 de maio 2012.