53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Físico-Química

TÍTULO: GALVANOPLASTIA: O ENCANTO DOS METAIS

AUTORES: Souza, M.J.S. (I F SERTÃO PERMANBUCANO) ; Filho, A.J.M. (I F SERTÃO PERMANBUCANO) ; Silva, J.S. (I F SERTÃO PERMANBUCANO) ; Barbosa, (I F SERTÃO PERMANBUCANO) ; Silva, H.C. (I F SERTÃO PERMANBUCANO)

RESUMO: O Projeto Galvanoplastia: o encantamento dos metais foi elaborado por alunos do 7º Período de Licenciatura em Química do IF Sertão Pernambucano – Campus Floresta e vivenciado nas turmas de 3º Ensino Médio da Escola de Referência Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho, objetivando oferecer aos discentes situações didáticas dinâmicas no estudo de Eletrólise aquosa contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. A metodologia contemplou o trabalho em equipe, pesquisas, estudos teóricos e práticas laboratoriais, que possibilitaram aos alunos ampliarem conhecimentos químicos proporcionando a formação crítica do educando e o desenvolvimento do protagonismo juvenil.

PALAVRAS CHAVES: ensino-aprendizagem; eletrólise; galvanoplastia

INTRODUÇÃO: O Projeto Galvanoplastia: o encantamento dos metais foi vivenciado nas turmas de 3º ano do Ensino Médio da Escola de Referência Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho nos meses de fevereiro e março de 2013, tendo como objetivo apresentar uma das possíveis aplicações da Eletrólise, bem como identificar as reações envolvidas no processo de cobreação de metais.O presente projeto tornou-se relevante em razão dos baixos índices de conhecimento químico no desenvolvimento tecnológico atual com relação às pilhas, baterias e controle da corrosão apresentados pelos alunos da escola na qual o projeto foi vivenciado.

MATERIAL E MÉTODOS: Em um béquer colocou-se uma solução de Sulfato de Cobre (CuSO4) a 1 M. Em seguida, foram presos dois fios de cobre a uma fonte elétrica com intensidade de corrente elétrica de 2,5 A, sendo que em uma das extremidades continha-se uma placa de cobre com massa inicial de cerca de 3,40 g e na outra uma chave com massa inicial de aproximadamente 6,35g. Posteriormente emergiu-se na solução os dois fios contendo a placa de cobre e a chave. Aguardou-se cerca de 1 hora e observou-se que a coloração da chave passou de prata para acobreada, devido à eletrodeposição do cobre sobre a chave.A partir dos procedimentos descritos constatou-se que a massa do cobre reduziu-se para 0,50 g e a da chave aumentou para 7,20 g o que caracterizou o processo de galvanização da chave.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A vivência do projeto favoreceu a compreensão do conteúdo Eletrólise, pois através de atividade prática foi possível compreender que o processo de Galvanoplastia é uma técnica que permite dar um revestimento metálico a uma peça, colocando-a como cátodo em um circuito eletrolítico que utilizando uma intensidade da corrente elétrica de cerca de 2,5 amperes, durante 3 600 segundos acarretou uma quantidade de corrente elétrica equivalente a 9 000 coulombs.

CONCLUSÕES: O referido projeto contribuiu com o processo de ensino-aprendizagem de Química e facilitou a elaboração de conceitos e a compreensão do conteúdo Eletrólise enfatizando as reações envolvidas no processo de galvanização.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Deus, a Escola Cap. Nestor V. de Carvalho, ao IF Sertão PE - Campus Floresta e a todos que contribuíram para a realização deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FONSECA, Martha Reis Marques da. Interatividadequímica: cidadania, participação e transformação. Volume único. São Paulo: FTD, 2003
PERUZZO, Francisco Miragaia e CANTO, Eduardo Leite do. Química Geral e inorgânica. 4 ed. Vol. 2. São Paulo: Moderna, 2006.
USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química. 5 ed reform. Vol. Único. São Paulo: Saraiva, 2002.