53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Química Inorgânica

TÍTULO: AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA DE LIGANTES DITIOCARBAMATOS COMERCIAIS ATRAVÉS DE ENSAIOS DE INIBIÇÃO ENZIMÁTICA FRENTE À UREASE

AUTORES: Torres, M.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Menezes, D. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Borges, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Téofilo, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA)

RESUMO: Devido a um grande potencial biológico, o uso de ligantes ditiocarbamatos tem sido muito investigado uma vez que estes apresentam uma gama de propriedades, sendo também empregados nas áreas industrial, medicinal e de síntese(MENEZES, 2008). Neste trabalho, foram realizados ensaios de inibição da enzima urease por ligantes ditiocarbamatos comerciais (dimetilditiocarbamato de sódio; dietilditiocarbamato de sódio e pirrolidinoditiocarbamato de amônio), os quais inibem pronunciadamente esta enzima com um tempo reacional de aproximadamente 120 minutos, com as reações monitoradas via espectroscopia na região do UV-visível.

PALAVRAS CHAVES: Urease; Ligantes ditiocarbamatos; Inibição Enzimática

INTRODUÇÃO: A urease é uma metaloenzima que catalisa a hidrólise da uréia, reação essencial para a sobrevivência de bactérias, fungos e plantas.No âmbito da química medicinal, ditiocarbamatos apresentam inúmeras aplicações(KRAJEWSKA,2005). Destacam-se a potencial atividade antitumoral de complexos ditiocarbamatos à base de ouro, um vasto emprego como catalisadores na indústria, pesticidas e um grande potencial biológico como agentes antitumorais e antimicrobianos(MENEZES,2008). Dentre os ligantes ditiocarbamatos comerciais há relatos que sais dos derivados pirrolidino e dietil ditiocarbamatos apresentam atividade antitumoral e antiviral, e podem ser também usados no processo de separação e extração de íons metálicos tóxicos(MENEZES, 2008). Atualmente, torna-se crescente a procura por novos materiais que inibam a urease, uma vez que esse tipo de pesquisa representa a primeira etapa na busca por novos fármacos inibidores de microorganismos patogênicos. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma avaliação farmacológica inicial dos ligantes comerciais – dimetilditiocarbamato de sódio, dietilditiocarbamato de sódio e pirrolidinoditiocarbamato de amônio – frente à urease.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente à solução dos ligantes ditiocarbamatos comerciais (2,519 mmolL-1) em tampão fosfato-salina (PBS) foram adicionadas alíquotas de uma solução de urease e as absorbâncias da enzima foram monitoradas por 120 minutos em um espectrômetro UV/Vis a 280 (comprimento de onda de máxima absorção para a urease).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Verificou-se uma notável diminuição da concentração da urease ao longo do tempo, com tempo reacional de aproximadamente 120 minutos, conforme mostrado na figura 1 a seguir para o ligante dietilditiocarbamato de sódio, exemplo análogo para os demais ligantes deste trabalho. Neste mesmo intervalo verificou-se que a enzima não sofre desnaturação sem a presença dos agentes inibidores. Em paralelo, o monitoramento da enzima foi também realizado por um método indireto na região de 560 nm. Este método se baseia na reação entre uréia e urease na presença e ausência dos inibidores (ligantes ditiocarbamatos) com a formação de amônia. Assim, o indicador vermelho de fenol foi utilizado para a verificação de liberação de amônia no sistema. A figura 2 evidencia os resultados observados para o ligante dietilditiocarbamato de sódio. Resultados análogos foram observados também para os demais ligantes analisados.

FIGURA 1

Método Direto: Monitoramento da absorbância de urease a 280 nm após ação do ligante dietilditiocarbamato de sódio.

FIGURA 2

Método Indireto: Monitoramento da absorbância de urease a 560nm na ausência e presença do ligante dietilditiocarbamato de sódio.

CONCLUSÕES: Pôde-se constatar que os ligantes comerciais participaram de maneira eficaz na diminuição da concentração da enzima urease, mostrando uma redução expressiva em sua concentração durante o tempo reacional, pelos métodos direto (a 280nm) e inverso (a 560 nm) na região do UV-visível.

AGRADECIMENTOS: À Fapemig. Ao Laboratório de Química Inorgânica Medicinal, Laquim, DEQ, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa MG.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MENEZES, D. C. Síntese e caracterização de complexos de ditiocarbamatos de Sn(IV), Ln(III), Ga(III) e metais de transição: Decomposição térmica e perfil farmacológico in vitro. Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.

KRAJEWSKA, B.; CIURLI, S. Jack bean (Canavalia ensiformis) urease. Probing acid–base groups of the active site by pH variation. Plant Physiology and Biochemistry (43) 651–65,2005.