Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química
TÍTULO: Química através das Questões Ambientais: Proposta de Oficinas Temáticas e Materiais Didáticos
AUTORES: Souza, Y.M.T. (IFAL - CAMPUS MURICI) ; Pereira, A.C.M. (IFAL - CAMPUS MURICI) ; Santos, M.T.M. (IFAL - CAMPUS MURICI) ; Figueredo, M.K.S. (IFAL - CAMPUS MURICI) ; Silva, I.N.M. (IFAL - CAMPUS MURICI) ; Oliveira, P.C.C. (IQB - UFAL) ; Benigno, A.P.A. (IFAL - CAMPUS MURICI)
RESUMO: O presente trabalho apresenta uma ação extensionista realizada através de Oficinas Temáticas e uso de materiais didáticos em turmas de Ensino Médio de escola pública da cidade de União dos Palmares/AL, onde se pode discutir a respeito da Química através das Questões Ambientais. O trabalho teve como objetivo elaborar e utilizar atividades potencialmente significativas – Oficinas Temáticas e materiais didáticos, para ampliar os conhecimentos químicos diante de questões ambientais, possibilitando aos alunos participantes da atividade discutir, aprender e atuar nas transformações ambientais. Essas atividades foram realizadas por alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Murici, orientadas por docentes.
PALAVRAS CHAVES: Conhecimento químico; Questões ambientais; Oficina Temática
INTRODUÇÃO: O meio ambiente apresenta-se mais do que nunca, nos centros de discussões e estudos de diversas áreas, enfocando-se, principalmente, a necessidade da preservação ambiental do planeta diante dos desafios do desenvolvimento sustentável e de práticas menos agressivas ao meio ambiente, para que se possa garantir a necessidade básica de qualidade de vida para as gerações atuais, bem como futuras1. A fim de propiciar o desenvolvimento sustentável, bem como racionalizar a exploração dos recursos naturais, necessita-se de ações afirmativas em todos os segmentos sociais quanto à elaboração de alternativas econômicas e ecologicamente viáveis para a manutenção de um equilíbrio entre o processo produtivo e o ecossistema2. A escola tem papel fundamental na criação de espaços para que se possa discutir a respeito dos problemas ambientais3, pois, através da educação pode-se promover a transformação da sociedade, visto que oportuniza a sensibilização dos alunos na busca por novas relações do ser humano com o meio em que está inserido4. A química está relacionada às necessidades básicas dos seres humanos5, sendo uma ciência de fundamental importância para discutir as questões ambientais. Assim, a química tem como responder aos desafios de reestruturação de conteúdos e abordagens para formar o cidadão consciente e critico com possibilidade de tomar decisões sobre as questões atuais do meio ambiente. Nessa perspectiva, apresenta-se no presente trabalho a proposta de Oficinas Temáticas e produção de materiais didáticos para abordagem da Química, presente nas Questões Ambientais. O trabalho foi desenvolvido por alunos do 2º ano do Ensino Médio do IFAL – Campus Murici, orientados por docentes.
MATERIAL E MÉTODOS: Para realização do presente trabalho pode-se citar 3 etapas importantes: a primeira foi o levantamento bibliográfico a respeito dos temas ambientais e delimitação dos temas que poderiam ser abordados através de Oficinas Temáticas, bem como levantamento/estudo dos conteúdos químicos que permeavam as problemáticas ambientais; como segunda etapa preparou-se as Oficinas Temáticas, os materiais utilizados, dentre eles cita-se: o Jogo Perfil Química Ambiental, a construção de um gerador eólico, atividades relacionadas ao Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM e experimentos (como, por exemplo: elaboração de dispositivo para visualizar a fluorescência), e o cronograma das atividades a serem desenvolvidas. E, como última etapa, a realização das Oficinas Temáticas e uso dos materiais didáticos elaborados em escola pública de Ensino Médio da cidade de União dos Palmares/AL. Para realização do trabalho buscou-se utilizar matérias simples e de fácil acesso como folhas de papel A4, cartolinas, imãs, isopor, leds, hélice de ventilador, lâmpada ultra violeta, computador e data show.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho apresentado teve início em março/2013, possui 8 meses para se desenvolver e pertence à atividade extensionista do Instituto Federal de Alagoas – Campus Murici, tendo como bolsistas, alunos do Ensino Médio Integrado. Já foram concluídas 2 etapas: levantamento bibliográfico a respeito dos temas abordados através das Oficinas Temáticas, bem como a preparação das Oficinas, dos materiais utilizados e do cronograma das atividades desenvolvidas na escola. Encontra-se em fase de andamento a terceira etapa onde trata do desenvolvimento das Oficinas Temáticas da escola pública de Ensino Médio da cidade de União dos Palmares/AL. Destaca-se, os temas abordados nas Oficinas: recursos hídricos, atmosfera, solo, resíduos, adubos, fertilizantes, energia, novas tecnologias e química verde. Além das Oficinas, realizou-se um jogo denominado Perfil - Química Ambiental, baseado no jogo já existente denominado Perfil, construiu-se um gerador eólico para discussão sobre energia em sala, elaborou-se atividades relacionadas ao ENEM e preparou-se experimentos, como, a elaboração de dispositivo para visualizar a fluorescência. O diferencial do presente trabalho se baseia na interação entre as discussões sobre as problemáticas ambientais, mas procurando-se desenvolver o conhecimento Químico, onde, se pode realizar/ampliar uma discussão sobre o conhecimento científico explorando os diversos fenômenos ocorrentes no meio ambiente.
CONCLUSÕES: As atividades do presente trabalho apresentaram-se como uma importante estratégia para divulgação e discussão da Química que permeia as Questões Ambientais, em escola pública de Ensino Médio da cidade de União dos Palmares/AL. Sendo uma possibilidade inédita e positiva para divulgar o conhecimento químico, utilizando as Oficinas Temáticas e os Materiais didáticos através da ação extensionista no Estado de Alagoas, levando-se o conhecimento gerado/discutido/construído no IFAL – Campus Murici para a comunidade da região.
AGRADECIMENTOS: A Pró-Reitoria de Extensão do IFAL pelo apoio e bolsas concedidas e ao IFAL – Campus Murici, pelo apoio na realização das atividades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1.NUNES, H.H.L., A Importância da Educação Ambiental no Processo de Formação de Administradores. Monografia de Graduação. Universidade Estadual do Ceará - UECE. Fortaleza/CE. 2006.
2.SIEVERS. R., Poluição da Água por Dejetos Animais. Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário - UFSC. Florianópolis, 2002.
3.OVIGLI, D.F.B.; OVIGLI, F.M.; TOMAZELA, A.B.G. A educação ambiental na formação inicial de professores: o curso de pedagogia em foco. Educação Ambiental em Ação, n. 27, 2009.
4.ROLIM, M.S. A educação ambiental na formação inicial de professores de química. Monografia. Campina Grande/PB, 2009.
5.NERES, M.S.; SANTOS, S.P. Lixo e o documentário “Boca de Lixo”: relatando uma atividade de educação química com enfoque ambiental. PIBID Química: Ações e Pesquisa na Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Pedro & João Editores. São Carlos/SP. 2011