53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

TÍTULO: DIAGNOSTICO AMBIENTAL DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE UMA EMPRESA DE LAVAGEM DE VEICULOS ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO FISICO QUÍMICA DO EFLUENTE LIQUIDO GERADO.

AUTORES: Vieira, J.T. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Alves, M. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Vieira, J.D. (COLÉGIO SÃO GERALDO PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Viroli, J.M. (COLÉGIO SÃO GERALDO PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Viroli, S. (COLÉGIO SÃO GERALDO PARAÍSO DO TOCANTINS)

RESUMO: O potencial poluidor do efluente gerado na lavagem de veículos é uma atividade de grande impacto ambiental. Esse problema evidencia a importância de se avaliar a composição desses efluentes. As amostras foram coletas mensalmente e encaminhadas para o laboratório de Saneamentos do IFTO Campus Paraíso do Tocantins, onde analisou-se os seguintes parâmetros físicos-químicos pH, temperatura, oxigênio dissolvido, turbidez, óleos e graxas, sólidos totais, sólidos suspensos totais seguindo as recomendações do Standard Methods. De acordo com resultados as águas residuárias das empresas de lavagem de veículos pesquisadas estão em desacordo com a legislação. As altas concentrações de substâncias poluentes implicam sérios problemas ambientais se lançadas em corpos aquáticos sem o devido tratamento

PALAVRAS CHAVES: impacto ambiental; lava-jato; efluente

INTRODUÇÃO: O potencial poluidor das águas residuárias, provenientes dos serviços de lavagem de veículos, é demostrado em estudos realizados em diferentes partes do mundo. Essas aguas contem surfactantes, óleos e graxas, alta concentração de matéria orgânica, metais pesados, sólidos totais suspensos (Brown, 2000; Smith e Shilley, 2009). O lançamento dessas substâncias em corpos hídricos, deve cumprir as determinações da Resolução CONAMA 357/05, que dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes (Brasil, 2005). Esses efluentes apresentam elevado potencial de toxicidade, capacidade de bioacumulação provocando danos irreparáveis para flora e fauna aquáticas, pois interferem nas trocas gasosas e transferência de energia, afetando a saúde humana. (Odum e Barret, 2007; Ricklefs, 2003). Existem atualmente, no Brasil, cerca de 61 milhões de veículos, provocando o aumento dos impactos ambientais provenientes dos processos lavagem de veículos, (Denatran, 2010). A lavagem de veículos é uma atividade impactante, por isso requer licenciamento ambiental para instalação e funcionamento e devem estar em concordância com as resoluções CONAMA 237/1997(BRASIL, 1997); CONAMA 273/2000( BRASIL, 2000) e CONAMA 357/2005( BRASIL, 2005). De acordo com Costa et al. (2009), dentre alguns impactos socioambientais ocasionados por lava jatos pode-se destacar o uso excessivo de água e o lançamento desses efluentes sem um prévio tratamento no esgotamento sanitário. Essa problemática evidencia a importância de se avaliar a composição desses efluentes. O objetivo deste trabalho consiste em caracterizar as águas residuárias provenientes de empresas de lavagem de veículos da cidade de Paraíso do Tocantins, e avaliar os impactos ambientais gerados por essa atividade.

MATERIAL E MÉTODOS: No período de março a abril de 2013, foi realizado, junto ao Instituto Natureza do Tocantins NATURATINS regional de Paraíso do Tocantins, órgão que fiscaliza ações que causam impacto ao meio ambiente no Estado do Tocantins, o levantamento da quantidade de empresas de lavagem de veículos existentes na Cidade de Paraíso do Tocantins. Após o levantamento, verificou-se a existência de 25 empresas de lavagem de veículos, sendo que 7 empresas possuíam licença administrativa de funcionamento. A Figura 1 apresenta a cidade de Paraíso do Tocantins e a localização das 7 empresas de lavagem pesquisadas.As amostras foram coletas mensalmente, no período de maio a outubro de 2012, totalizando 42 amostras, sendo 06 amostras por empresa. O local de coleta foi no box de lavagem antes da caixa separadora de água e óleo (Figura 2), durante a lavagem dos veículos, para obtenção das águas residuárias em diversas etapas do processo de lavagem, com diferentes tipos de insumos utilizados. Em seguida, as amostras eram acondicionadas em garrafões de 5 litros e encaminhadas para o laboratório de Saneamentos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFTO Campus Paraíso do Tocantins. Devido a limitações operacionais e financeiras, analisou-se os seguintes parâmetros físicos e químicos pH, temperatura, oxigênio dissolvido, turbidez, óleos e graxas, sólidos totais, sólidos suspensos totais seguindo as recomendações do Standard Methods (APHA et al.2000)

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O pH nas águas residuárias nas empresas pesquisadas está em concordância com os padrões da Resolução CONAMA 357/05. A medida que temperatura aumenta de 0ºC a 30º C, diminui a viscosidade, tensão superficial, calor específico, constante de ionização e calor latente de vaporização enquanto a condutividade elétrica e térmica, a pressão de vapor e solubilidade dos sais aumentam (QUIMLAB, 2011). A concentração de oxigênio das águas varia com a temperatura, salinidade, turbulência, pressão atmosférica. (HELLER, 2006) . Em termo de tratamento de aguas residuárias é necessário um teor mínimo de oxigênio dissolvido de 1mg/L (VON SPERLING, 2005). A presença de sólidos em suspensão, causa a dispersão e a absorção da luz, provocando o aumento da turbidez como foi constatado pelas análises de sólidos apresentadas no efluente pesquisado. Esse parâmetro interfere diretamente no processo de absorção da luz e, por conseguinte, na produção de fotossíntese em corpos hídricos (Odum e Barret, 2007). As concentrações de óleos e graxas pesquisadas apresentaram resultados fora do padrão permitido pela Resolução CONAMA Nº 357/05, que estabelece o limite de 20 mg./L (Brasil, 2005). A partir dos resultados, obtidos pode-se verificar concentrações elevadas de ST, com destaque para o lava jato 13, cujo valor máximo atingiu 4200 mg/L de ST. Os autores Rubio et al. (2007), realizando um estudo sobre tratamento de águas residuárias verificou uma concentração média de ST de 552 mg/L. Os sólidos suspensos totais (SST) presentes nas águas residuárias das empresas pesquisadas, indicam que a grande dos compostos presentes é de natureza inorgânica. Isso se deve ao fato de haver grande quantidade de areia impregnada nos pneus e chassis dos veículos (Grobério et al., 2004).

CONCLUSÕES: De acordo com resultados encontrados, conclui-se que as águas residuárias das empresas de lavagem de veículos pesquisadas estão em desacordo com a legislação CONAMA nº 357, de 15 de junho de 2005. As altas concentrações de substâncias poluentes implicam sérios problemas ambientais se lançadas em corpos aquáticos sem o devido tratamento. Portanto, as empresas de lavagem de veículos que contribuem para o desenvolvimento local e regional, mas, também proporciona impactos ambientais negativos. É indispensável a fiscalização dos órgão competentes para provocar um gerenciamento adequado que possa mi

AGRADECIMENTOS: IFTO Campus Paraíso do Tocantins NATURATINS Regional de Paraíso do Tocantins

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BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Resolução CONAMA nº 357, de 15 de junho de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/ conama/legiabre.cfm?codlegi=459.> Acesso em: 01 outubro 2012.

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