53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

TÍTULO: COLETA DO ÓLEO USADO: DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

AUTORES: Trancoso, M.D. (COLEGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA) ; Nascimento, A.L. (COLEGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA) ; Bittencourt, L.V. (COLEGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA) ; Passos, L.A. (COLEGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA)

RESUMO: O óleo de fritura é um resíduo gerado diariamente em nossas casas e normalmente, é despejado nos ralos das pias das cozinhas, prejudicando o meio ambiente. Não existe um modelo de descarte para esse óleo, o que temos são alternativas para o seu reaproveitamento, sendo uma delas a produção de sabão. Sabendo disso resolvemos desenvolver este trabalho que visa coletar o óleo usado e transformá-lo em sabão. Para trabalhar conosco selecionamos um grupo de alunas do Ensino Médio que são responsáveis pela parte experimental e divulgação deste trabalho.

PALAVRAS CHAVES: óleo de fritura; sabão; sustentabilidade

INTRODUÇÃO: Atualmente a questão ambiental é discutida em todos os níveis da sociedade. São realizados debates, encontros e reuniões a fim de discutir problemas ecológicos e encontrar soluções que minimizem as consequências dos efeitos devastadores que já começamos a sentir. Nesse contexto o óleo utilizado para fritura aparece como um resíduo gerado em nossas casas e que é descartado de maneira errada, sendo lançado diretamente nos ralos das pias das cozinhas. Ainda não existe um modelo de descarte ideal para esse óleo, o que temos são alternativas para o seu reaproveitamento, como produção de sabão, detergentes, biodiesel, etc. Nosso trabalho visa promover a coleta do óleo de fritura usado e transformá-lo em sabão, demonstrando assim, a importância da reciclagem. Com isso contribuímos para diminuir os danos ambientais causados pelo descarte errado do óleo usado e com a produção de sabão, pretendemos motivar e incentivar nossos alunos, quanto ao estudo das disciplinas científicas. Este trabalho foi realizado em nossa escola no ano de 2012. Trabalhamos com seis alunas do Ensino Médio, que receberam aulas teóricas e experimentais, sobre a produção de sabão, importância da reciclagem e efeitos do óleo usado no meio ambiente. Essas alunas foram às salas de aula e solicitaram aos alunos que trouxessem para o colégio, o óleo usado em suas casas. Em cada uma das salas fixaram um folder explicando os procedimentos para coleta, armazenagem e transporte do óleo até o colégio. As discentes eram responsáveis pela divulgação do trabalho, fabricação do sabão, coleta e armazenagem do óleo recebido. Uma parte do óleo coletado foi destinada ao laboratório de química, para ser utilizada na preparação de sabão. A outra parte do óleo foi trocada junto a uma cooperativa por materiais de limpeza.

MATERIAL E MÉTODOS: Para prepararmos os sabões, foram necessários os seguintes materiais: - um bécher 500 mL - dois bécheres 200 mL - duas pipetas de 10 mL - um bico de Bunsen - um tripé - uma tela de amianto - uma balança - um funil de vidro - papel de filtro - um bastão de vidro - caixa de leite - óleo de cozinha usado - hidróxido de sódio (soda cáustica) - essência (se desejar) - corante (se desejar) Procedimentos para preparação do sabão Filtrar 200 mL de óleo de fritura usado. Pesar 40 g de hidróxido de sódio e colocar no bécher de 200 mL. Aquecer até ebulição 80 mL de água. Cuidadosamente despejar esta água no bécher que contém o hidróxido de sódio. Mexer com bastão de vidro até dissolução total do hidróxido. Colocar 200 mL do óleo filtrado no bécher de 500 mL e aquecer levemente. Em seguida, mantendo o calor, adicionar a solução de hidróxido de sódio ao óleo aquecido e agitar. Se desejar, utilize uma pipeta e adicione 3,0 mL de essência e 1,0 mL de corante. Mexer vigorosamente por cerca de 15 minutos e transferir o sabão para a caixa de leite. Aguardar endurecer por quatro a cinco dias antes do uso, cortar e utilizar. Caso não seja adicionado o corante, o sabão terá a cor branca. O uso da essência da um sabão um odor mais agradável, porém o mesmo pode ser utilizado sem o uso de essência.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nos dez meses de realização deste trabalho, coletamos 311 litros de óleo usado, dos quais 8 litros foram empregados na produção de 64 barras de sabão, com cerca de 200 g cada uma. Os 303 litros restantes, foram trocados junto a uma cooperativa por aproximadamente, 165 litros de materiais de limpeza. O sabão produzido foi colocado nos banheiros dos alunos do colégio, facilitando a vida dos discentes e melhorando as condições de limpeza do ambiente escolar. O material de limpeza recebido, foi empregado exclusivamente na limpeza do colégio. Observamos que a comunidade escolar passou a apresentar maior interesse pelas ciências, uma vez que muitos demonstravam surpresa ao terem contato com um sabão que faz espuma, lava, é utilizado para limpeza e que é fabricado a partir de óleo usado. Com isso acreditamos que contribuímos também, para ajudar a desmistificar o ensino de ciências. Na figura “caixas de leite vazia e com sabão", apresentamos as caixas de leite (uma vazia e outra já com sabão endurecido) empregadas na preparação do sabão. Usamos uma caixa de leite que pode ser montada utilizando separadores feitos com a própria caixa. Isso facilita na hora de separar as barras de sabões, pois as mesmas já saem separadas, não necessitando cortar a caixa. Dessa forma podemos, inclusive, padronizar os tamanhos dos sabões. Para melhorar o aroma do sabão empregamos aleatoriamente, essências de eucalipto, jasmim e pompom. Uma pequena quantidade do sabão, foi cortada em pequenos pedaços e distribuída como amostra, nos cinco grandes eventos de importância para as ciências que nosso trabalho foi apresentado no ano de 2012. A figura “sabão produzido por nossas alunas” mostra algumas barras de sabão fabricadas e suas várias formas.

caixas de leite vazia e com sabão



sabão produzido por nossas alunas



CONCLUSÕES: O sabão produzido com o óleo usado é útil na limpeza doméstica. Pela quantidade de óleo recebido, concluímos que sensibilizamos nossos alunos quanto à importância da sustentabilidade. Devido aos bons resultados atingidos na sustentabilidade, motivação e interesse apresentado por nossos alunos, resolvemos continuar este trabalho também em 2013. Apenas reduzimos para três alunas participantes, visando menores gastos com deslocamentos para apresentação do trabalho em evento de ciências. Este ano coletamos 118 litros de óleo usado, confirmando o interesse da comunidade escolar por nosso trabalho.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a toda comunidade escolar pelo apoio dado ao nosso trabalho, com as quantidades de óleo que nos foram trazidas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
2. Como Descartar o Óleo de Cozinha. Disponível na internet em <http://www.acessa.com/jfimoveis/arquivo/truques/2006/12/12-oleo> Acesso em fev 2012.
3. NOBRE, M. Desenvolvimento sustentável: origens e significado atual. In:
NOBRE, M; AMAZONAS, M. C. (Orgs) Desenvolvimento sustentável: a institucionalização de um conceito. Brasília: IBAMA, 2002.
4. Reciclagem de Óleo de Cozinha. Disponível na internet em <http://www.biodieselbr.com/noticias/biodiesel/reciclagem-oleo-cozinha-10-07-07.htm> Acesso em fev 2012.
5. Reutilização Excessiva de Óleo de Cozinha Causa Danos à Saúde. Disponível na internet em <http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?codnoticia=12300&codcanal=33>. Acesso em fev 2012.