Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: Geleca: Discutindo polímeros em espaços de educação não-formal
AUTORES: Victorino, L. (FIOCRUZ) ; Pinho, R. (UNIGRANRIO) ; Silva, C. (UNIGRANRIO)
RESUMO: Os polímeros são macromoléculas compostas por monômeros em repetição. Estas estão presentes em nosso cotidiano, como por exemplo, em plásticos, borrachas e afins. Com o atual desenvolvimento da nossa sociedade, grande parte dos produtos industrializados foram substituídos por diferentes tipos de polímeros. Essa substituição, se deve a sua versatilidade, menor preço etc. O desenvolvimento dessa atividade foi realizado de forma a possuir uma abordagem teórica-experimental, onde o principal objetivo é o envolvimento do visitante do Museu da Vida-Casa de Oswaldo Cruz(FIOCRUZ) para discutir este tema em encontro com a ciência, cultura e sociedade. Nossa análise inicial indica que a atividade apresenta-se como bom exercício multidisciplinar, estimulando a criatividade e a curiosidade do público.
PALAVRAS CHAVES: POLÍMEROS; EDUCAÇÃO NÃO FORMAL; GELECA
INTRODUÇÃO: A Ciência possui um papel muito importante em nossas vidas,pois seu conhecimento propicia o desenvolvimento de materiais e processos que visam melhorar a saúde e o bem-estar da humanidade.Em nosso cotidiano,estamos cercados por polímeros.
A versatilidade de uso dos polímeros é muito grande.Dada a importância e a presença desses compostos em nosso meio,estudá-los no Ensino Médio se torna necessário.Outro fator que demonstra ainda mais a importância do estudo dos polímeros no Ensino Médio é o seu impacto no meio ambiente.Um simples copo plástico,por exemplo,pode levar décadas e até séculos para se degradar.
Os polímeros são a base de grande número de matérias plásticas.Não é sem razão que já se convencionou chamar ao nosso tempo de Era do Plástico.Surgido há um século e meio,o plástico evoluiu da posição de sucedâneo à de matéria-prima essencial para um sem número de especificações.
Com o aumento da preocupação com o impacto ambiental foram criados os chamados “polímeros verdes”.Polímeros verdes utilizam materiais que não são nocivos ao meio ambiente.Hoje existem projetos de produção de plástico a partir do etanol,produto obtido através da cana-de-açúcar,sendo mais "sustentáveis".
Centros e museus de ciência são espaços privilegiados de discussão e diálogo sobre questões críticas importantes para a sociedade.
É importante notar que a experiência de aprendizagem nos museus e centros de ciências muitas vezes ocorre dentro de um contexto social,viabilizando o diálogo,respondendo às necessidades dos jovens no mundo moderno e a ciência pode ser uma base fértil para o diálogo sobre os problemas enfrentados e as possíveis soluções para criar um mundo sustentável.
MATERIAL E MÉTODOS: Para realizar essa atividade utilizamos:
50mL de água
50mL de cola branca
60mL de tetraborato de sódio (bórax)
corante
A atividade foi elaborada com o objetivo de propiciar aos visitantes do Museu da Vida a compreensão básica dos fundamentos da Ciência dos Polímeros e de seus processos de transformação.
Tendo duração média de 30 minutos,a atividade foi dividida em três etapas.Na primeira etapa,os visitantes são apresentados a diversos tipos de polímeros e recebem explicação do processo de realização da Geleca,fazendo menção à importância dos polímeros no meio ambiente e explicando o contato que temos com eles no dia-a-dia.
Na segunda etapa cada visitante “fabrica” a sua própria Geleca,fazendo referência ao nome do projeto “Brincando com Polímeros“.Nessa etapa,são misturados todos os ingredientes acima mencionados. Com isso,acontece o processo chamado Reticulação,onde ocorre uma ligação para manter duas ou mais cadeias poliméricas unidas por meio da criação de uma ponte de átomos entre elas,ligados por ligação covalente, representando um estado intermediário entre o estado sólido e líquido,sendo considerados sólidos elásticos,recebendo também o nome de Fluido Não-Newtoniano.
A terceira etapa fica estipulada ao debate sobre o tema abordado e as observações do conhecimento obtido durante o processo de fabricação da Geleca.
Centros e museus de ciência são espaços privilegiados de discussão e diálogo sobre questões críticas importantes para a sociedade.
Novas tecnologias da comunicação e informação são importantes ferramentas para viabilizar o diálogo,respondendo às necessidades dos jovens no mundo moderno e a ciência pode ser uma base fértil para o diálogo sobre os problemas enfrentados e as possíveis soluções para criar um mundo sustentável.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com o objetivo de envolver o visitante a obter o próprio produto da experiência realizada,estimulando a criatividade e a cooperatividade de crianças e jovens,já que correspondem a 57% do público no Museu,faz com elas aprendam de maneira multidisciplinar a área experimental apresentada,possibilitando a discussão do tema proposto em outras áreas do conhecimento,como por exemplo a química,a física,matemática etc.,estimulando as crianças e jovens a fazerem uso da criatividade e a pesquisarem mais sobre a área da ciência,além de aumentar os trabalhos feitos em cooperação.Os resultados observados até o momento são encorajadores,principalmente considerando o engajamento de crianças durante a realização da atividade.
CONCLUSÕES: Apesar dos desafios e dificuldades enfrentadas,acreditamos que as atividades desenvolvidas estimulam crianças e jovens a fazerem uso da criatividade e a trabalharem em cooperação.O participante é constantemente desafiado,construindo,com isto,conceitos e conhecimentos.
As atividades apresentam-se,ainda,como um bom exercício multidisciplinar que envolve conceitos de química e outras áreas do conhecimento,levando o público a participar de debates sobre o tema abordado,fazendo referência ao seu cotidiano,ou seja,trazendo a atividade desenvolvida e todo conceito adquirido para seu dia-a-dia.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Coletânea de Textos do Parque da Ciência,Casa de Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Ecologia Urbana- O Caminho para uma Sociedade Sustentável
http://www.ecologiaurbana.com.br/sustentabilidade/polimeros-verdes-a-tecnologia-em-prol-do-meio-ambiente/
Nosso Futuro Roubado
http://www.nossofuturoroubado.com.br/arquivos/julho_09/historia_plastico.html