Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: Qualificação dos trabalhadores envolvidos em atividades ligadas À Química em Usinas de Açúcar e Álcool da Região de Itumbiara-GO
AUTORES: Paula Pacheco, E. (IFG- CÂMPUS ITUMBIARA) ; Victorino Santos, J.P. (IFG- CÂMPUS ITUMBIARA) ; Tomaz Pereira, D. (IFG-CÂMPUS ITUMBIARA)
RESUMO: Com o acelerado desenvolvimento da sociedade e do conhecimento e intensos
processos de inovação tecnológica, surge a necessidade de acompanhar a
qualificação oferecida aos trabalhadores de indústrias relacionando-a com Ensino
de Química oferecido em Goiás, mais especificamente o Ensino de Química. Na Região
de Itumbiara-GO, o crescimento da concentração do plantio de cana-de-açúcar é
significativo, resultando em uma maior contratação de trabalhadores em áreas
diretamente ligadas À Química. Assim, torna-se fundamental diagnosticar a formação
oferecida Àqueles trabalhadores que possuem apenas a Educação Básica.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; qualificação; Usinas de Açúcar e Álcool
INTRODUÇÃO: Com o crescente desenvolvimento da sociedade e do conhecimento, além dos
processos
tecnológicos, fez com que o perfil dos trabalhadores exigidos pelas empresas
sofresse
algumas modificações. Sendo assim, procura-se contratar funcionários que busquem
adequar-
se Às novas tecnologia e processos de produção.
Na Mesorregião Sul de Goiás destaca-se a produção de álcool e açúcar, tipo de
empresas
que lidam diretamente com atividades ligadas à Química. Sendo assim, torna-se
necessário
estudos acerca da qualidade do Ensino oferecido na região e sua influência no
mercado de
trabalho.
Assim, a relação existente entre a crescente mudança econômica em que o Brasil
se
encontra e a necessidade de formação de mão de obra qualificada é explícita.
Sendo
necessário formar cidadãos priorizando seus conhecimentos científicos de modo
que a
sua aplicabilidade no cotidiano seja favorecida. Pois de nada adianta o aluno
passar
anos na escola recebendo conhecimentos de diversas áreas em sem que estes sejam
aplicáveis em sua vida profissional ao final da educação básica(BRASIL, 1996).
Portanto, o presente trabalho objetivou verificar junto aos trabalhadores de
duas
Usinas de Açúcar Álcool da região de Itumbiara-GO as possíveis influências que o
Ensino de Química
possui sobre as atividades que desenvolvem dentro das Usinas.
A escolha das Usinas de Açúcar e Álcool se deu a partir da análise do perfil
econômico da Região de Itumbiara-GO., sendo que este setor destaca-se nesta
região.
Além disso, trata-se de um setor industrial que engloba atividades envolvidas
com a
aplicação de conhecimentos na área de Química, possibilitando fazer uma
correlação
com os conhecimentos oferecidos no Ensino Médio.
MATERIAL E MÉTODOS: Para a execução deste trabalho utilizou-se a pesquisa qualitativa. Sendo que a
busca de dados foi realizada através da aplicação de questionário padrão para os
responsáveis pelos laboratórios de análises químicas e questionário padrão para
os demais funcionários desses laboratórios.
Foram selecionadas duas Usinas de produção de Açúcar e Álcool da região de
Itumbiara-GO. Para a seleção observou-se as localizações de cada usina, uma na
zona urbana e outra na zona rural.
As Usinas são apresentadas como Usina A e Usina B, evitando a identificação das
respectivas indústrias.
De cada usina foram selecionados os funcionários responsáveis pelo setor de
laboratório de análises químicas e também os demais funcionários do setor,
priorizando aqueles que possuiam pelo menos o Ensino Médio incompleto. Na Usina
A são dois funcionários responsáveis pelo laboratórios e sete funcionários
desempenhando as demais funções. Na Usina B são quatro responsáveis e 16
funcionários nas demais funções. Apenas funcionários permanentes nas Usinas
responderam aos questionários.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em ambas as Usinas a escolaridade mínima exigida é o Ensino Médio o que
possibilita concluir que no mínimo funcionários que tiveram algum contato com
conhecimentos relacionados A`Química podem ingressar como funcionários desses
laboratórios. Nota-se também que para cargos de responsável port laboratório
(encarregados) a exigência mínima é que estes possuam pelo menos o Ensino
técnico, em qualquer área.
De acordo com os dados obtidos nos questionários, segundo os encarregados, o
treinamento dos funcionários é realizado dentro da empresa.
É importante destacar que aqueles funcionários,segundo os encarregados da Usina
B, que possuem apenas o Ensino Médio, ou Ensino Médio incompleto apresentam
dificuldades ao ingressar nas Usinas de Açúcar e ÁLccol sobretudo no que refere-
se a realização das análises de rotina. De acordo com os encarregados da Usina A
apenas conhecimentos obtidos no Ensino Superior facilitam o ingresso e a
realização das atividades dentro da Usina.
De acordo com os questionários respondidos pelos funcionários das duas Usinas os
conteúdos apresentados no Ensino Médio que mais estão presentes nas suas
práticas são: acidez e basicidade, fórmulas químicas. Porém em ambas as Usinas
destacaram a necessidade de existir mais aulas práticas que possibilitem uma
aproximação com a realidade vivenciada em laboratórios de indústrias.
Dessa forma, podemos concluir que é necessário repensar o Ensino de Química
favorecendo a aplicação dos conhecimentos obtidos no Ensino Médio no mercado de
trabalho existente na Região em que vivem os estudantes.
CONCLUSÕES: Conclui-se que é necessário aplicar os conhecimentos obtidos no Ensino Médio nas
possiveis atividades que serão desenvolvidas pelos alunos. Para isso, é necessário
um estudo acerca das principais atividades desenvolvidas nas regiões, além de uma
formação adequada aos professores, para que estes sejam capazes de adequar suas
aulas às novas exigências da sociedade. Para tal, não é necessário transformar o
Ensino Médio em um curso técnico, mas deve ter em destaque aqueles alunos que irão
sair da etapa básica diretamente para o mercado de trabalho.
AGRADECIMENTOS: Aos funcionários e encarregados duas Usinas pela disponibilidade de tempo e
paciência com os questionários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf.
DIEESE. Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Escritório Nacional. Anuário dos Trabalhadores 2007. São Paulo: Ateneu, 2008.