Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: A Química sendo apresentada a alunos do Ensino Fundamental
AUTORES: Santos, W.W.R. (IFRO) ; Pinto, T.J.S. (IFRO) ; Oliveira, F.A. (IFRO) ; Cesar, J.V.C. (IFRO) ; Cunha, E.M.F. (IFRO) ; da Silva, A.A. (IFRO)
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a possibilidade de ser ensinados conceitos
da disciplina de química a alunos ainda no ensino fundamental, para que desta
forma seja possível facilitar a compreensão deste conteúdo no ensino médio, e
posteriormente gerar um maior interesse do aluno pela disciplina de química. Para
isto foi aplicado um questionário e observado o desenvolvimento dos alunos de uma
turma do ensino médio sobre os conceitos de acido e base e pH. Tendo como
resultado que se aliado aula prática ao cotidiano do aluno, é possível alcançar
resultados esperados.
PALAVRAS CHAVES: Ácido; Base; pH
INTRODUÇÃO: Ainda no ensino fundamental o aluno é introduzido ao mundo cientifico através da
disciplina de Ciências que abrange vários conhecimentos, sendo assim uma
disciplina de extrema utilidade uma vez que:
“A importância das Ciências em diversas outras questões, que nem sempre estão em
evidência no noticiário, mas que são fundamentais para a formação do indivíduo.
Por exemplo, o conhecimento do próprio corpo” (ARRUDA et al, 2006).
Durante este período escolar serão apresentados diversos conceitos gerais sobre
algumas disciplinas como física, biologia e química. Uma vez que a disciplina de
química é uma matéria transversal, pois:
“A Química é uma ciência que estuda a estrutura da matéria, transformações e os
impactos advindos da sua utilização. Sendo assim, é uma parte importante dentre
todas as ciências, devido à sua relevância e presença em todas as disciplinas”
(JÚNIOR, 2009).
Este estudo tem como proposta avaliar os conceitos prévios dos alunos sobre um
assunto muito comum que é acido e base e pH. E analisar a possibilidade de
ensinar tais assuntos ainda no ensino fundamental.
É importante que assuntos como esses sejam abordados logo cedo, pois, durante
esta fase o aluno se encontra mais “curioso” e se for trabalhado de forma
antecipada esses temas há a possibilidade de desenvolver o interesse do aluno
pela disciplina de química, que não é bem aceita pelos estudantes do ensino
médio. O que gera um “alerta” já que:
“[...] o ensino de Química transformou-se em preocupação premente nos últimos
anos, tendo em vista que hoje além das dificuldades apresentadas pelos alunos em
aprender Química, muitos não sabem o motivo pelo qual estudam esta disciplina,
visto que nem sempre esse conhecimento é transmitido de maneira que o aluno
possa entender a sua importância” (PAZ et al).
MATERIAL E MÉTODOS: A coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionários contendo
questões abertas, e observação do desenvolvimento dos alunos durante a aula. O
publico alvo da pesquisa foi uma turma contendo 20 alunos do ensino fundamental
da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Francisco dos
Santos na qual os alunos tem uma diferença de idade grande para a série na qual
cursam, sendo assim fazem parte de um programa apelidado como “tele sala” que
tem como objetivo adequar à idade do aluno a série na qual realmente deveriam
cursar, através de um projeto de vídeo aulas. Sendo assim eles tem um estudo
acelerado parecido com que é feito por alunos que fazem “seriados”.
Desta forma embora os alunos cursem a 7º série, eles tem idade que se refere a
alunos que já estão no 1º ano do ensino médio. Desta forma a pesquisa se foca
nesse publico, pois eles trazem uma “bagagem cultural” maior do que alunos que
estão no mesmo ano porem com idade inferior.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente foi aplicado um questionário contendo três questões abertas para
ver os conhecimentos prévios que os alunos tinham sobre o tema acido e base. E o
resultado obtido foi que:
Ou seja, quase metade da turma não tinha a menor ideia sobre estes conceitos, e
quando tinham só sabiam a definição de um deles. Um fato que comprova isso foi à
resposta de um determinado aluno, sobre o que seria uma base: “Tipo de suporte
para sustentar algo feito” (aluno). Vale lembrar que antes de ser entregue os
questionários foi dito aos alunos, que as perguntas se tratavam da disciplina de
química. Desta forma, fica claro que os alunos não tinham uma definição concreta
sobre tal assunto, apenas uma definição simples, por que para estes o ácido era
algo que corroía e a base algo que neutralizava.
Após o recolhimento deste primeiro questionário, foi feita uma introdução básica
sobre o tema ácido, base e pH. Em seguida aplicaram-se estes novos conceitos em
uma aula prática, onde foi usado o repolho roxo como indicador, e como exemplos
de acido, base, e substância neutra: limão, laranja, vinagre, agua, creme
dental, hidróxido de bário e sabão em pó. Observa-se que fora usado elementos do
cotidiano (exceto o hidróxido de bário), de acordo com que era misturado a
substância e mudava a coloração, foi explicado o porquê desta reação usando como
principal justificativa o pH, e desta forma os alunos entenderam o conceito de
pH.
Concluída a aula prática para analisar o quanto os alunos absorveram sobre o
conceito de ácido e base foi entregue um novo questionário contendo as mesmas
três questões do primeiro questionário. Tendo como resultado que todos eles
entenderam o que era um ácido ou uma base.
Grafico Sobre conceito de acido e base
Gráfico que demonstra a porcentagem de alunos que
tinham algum conhecimento sobre o conceito de ácido
ou base, (assim como é citado no 1º paragrafo)
CONCLUSÕES: Fica claro que os alunos em sua grande maioria não sabem conceitos simples, de
elementos que estão presentes na sua rotina evidenciando que deve ser trabalhado
de forma mais adequada à relação conteúdo teórico com o cotidiano que o aluno está
presente.
Provavelmente, os conceitos que foram apresentados aos alunos que participaram
desta pesquisa, serão lembrados no ensino médio quando estes forem cobrados de
forma mais aguda. Fica claro que com exemplos simples o estudante absorve o
conteúdo independente de série ou idade, embora seja necessário passar este
conhecimento de forma mais simples.
AGRADECIMENTOS: Agradeço a CAPES pelo apoio financeiro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARRUDA, Ana M. S., BRANQUINHO, Fátima T. B., Bueno, Shirley N. In: Ciências no Ensino Fundamental. Livro ciências da natureza e matemática, 2006.
JÚNIOR, Enos L. C. In: Dificuldade de aprendizagem em química no ensino público. Monografia apresentada ao Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba, 2009.
PAZ, Gizeuda L., PACHECO, Hilana F., NETO, Cícero O. C., CARVALHO, Rita C. P. S. In: Dificuldade no Ensino-Aprendizagem de química no ensino médio em algumas escolas públicas da região sudeste de Teresina.