Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: Cultivando o Saber
Ensino de Hortas Pedagógicas nas Escolas do Município de Confresa/MT
AUTORES: Januario de Miranda, C. (IFMT/CONFRESA) ; Bandeira de Jesus, J.N. (IFMT/CONFRES)
RESUMO: RESUMO: Percebemos que devido à rápida urbanização e a tardia implantação de
Educação no Campo a maioria das crianças e adolescentes desconhece a grande
importância das atividades primária para escola e para o Brasil. Realizou-se o
presente trabalho com objetivo de Estimular as crianças e adolescente em hábitos
alimentares saudáveis, interesse pelos pequenos problemas ecológicos, com ações
educativas que visa incentivar e coordenar estudo e pesquisa em Hortas
pedagógicas com culturas sustentáveis, servindo para o autoconsumo e
distribuindo o excedente para outras escolas, restabelecendo laços que unem os
ambientes urbanos e rurais, socializando conhecimentos e habilidades,
comportamentos e valores voltados para o projeto alternativo de desenvolvimento
social e humano.
PALAVRAS CHAVES: licenciatura; qumica; ifmt
INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: O Projeto CULTIVANDO O SABER - Acredita ser um processo de apreensão
de conhecimentos e transformação da realidade através da construção coletiva dos
envolvidos no contexto histórico e uma experiência para professores e alunos da
rede pública do município de Confresa – MT. Será desenvolvido nas escolas dos
Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária, Atendendo os anseios das
instituições e da população, pois irá estimular as crianças em hábitos
alimentares saudáveis, interesse para o problema ecológico e o meio ambiente
como fator de harmonia entre os homens, restabelecer laços que unem os ambientes
urbanos e rurais com ações educativas de trabalhos, orientação de ciência e
tecnologia na produção e processamento do alimento, qualidade de vida do cidadão
brasileiro, destacar a experiência pedagógica desde plantio, manutenção,
colheita e encaminhamento da produção para merenda escolar, por meio de
pedagogia de movimento, dentre elas: de convivência com a natureza e seus
semelhantes, de paciência para semear e saber esperar o tempo de colher, de
alternância que visa não cortar raiz, de produção para garantir sustentabilidade
com seu esforço, de gestão e capacitação instruindo para vivência e sabedoria,
da cultura para preservar os valores histórico-culturais dos seus antepassados,
conservando para as futuras gerações. Compreendemos que a escola é o lugar
próprio para recuperar e trabalhar os tesouros do passado e transmitir as novas
gerações, memórias coletivas que ajuda conhecer profundamente a história da
humanidade, constituir raiz e fortalecer os valores para crescer com dignidade
e prática do coletivo permanente.
MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS: Através das etapas teóricas e praticas: Implantar nas
escolas do campo e urbanas hortas pedagógicas com culturas sustentáveis, plantas
medicinais, e a construção de viveiros, mudas com plantas nativas e frutíferas
da região. Elaborar concurso, edição de livro de receitas com culturas colhidas
nas hortas, autoria dos estudantes. Identificação de perfis dos pesquisadores
juvenis, sobre temas pertinentes ao projeto (combate às pragas, prevenção ao
plantio, adubação orgânica, alimentos saudáveis...) publicação, reconhecendo o
empenho de professores e alunos participante. Utilizar o receituário na escola e
nas demais Unidades Escolares. O projeto será coordenado pela Secretaria
Municipal de Educação, Esporte e Lazer – SMEEL. A responsabilidade será das
Escolas e das Assessorias Comunicação Social e Supervisão – ACS, as Hortas
pedagógicas funcionarão nas áreas excedentes a áreas edificadas das escolas e
disponibilizadas para implantação das hortas, do viveiro de mudas, plantio de
mandioca; legumes; frutas, citros; canteiro de plantas medicinais e a criação de
pequenos animais. O projeto desenvolverá nas escolas da zona urbana: Creuslhi.
Tapiraguaia, Central e na Creche Municipal e nas escolas da zona rural: Santo
Antônio, Novo Planalto, Jacaré Valente, Veranópolis, Branca de Neve, Sol
Nascente, Pau Brasil, Setor Buriti. Na zona urbana ficará a Escola Creuslhi
(Referencia urbana 1) e na zona rural ficarão as Escolas Santo Antônio
(Referencia do campo 2) - Escola do campo 1 e a Escola 1° de maio - Setor
Buriti. (Referência do campo 3) - Escola do campo 2 por dispor de área adequada
ao estudo e a pesquisa em horticultura em larga escala.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÕES: Diante das análises discutidas pelos os envolvidos o
projeto será desenvolvido nas escolas da zona urbana: Creuslhi. Tapiraguaia,
Central e na Creche Municipal e nas escolas da zona rural: Santo Antônio, Novo
Planalto, Jacaré Valente, Veranópolis, Branca de Neve, Sol Nascente, Pau Brasil,
Setor Buriti. Na zona urbana ficará a Escola Creuslhi (Referencia urbana 1) e na
zona rural ficarão as Escolas Santo Antônio (Referencia do campo 2) - Escola do
campo 1 e a Escola 1° de maio - Setor Buriti. (Referencia do campo 3) - Escola
do campo 2 por dispor de área adequada ao estudo e a pesquisa em horticultura em
larga escala. O resultado do projeto de hortas pedagógicas nas Escolas do Campo
e Urbana será atender as 13 escolas da rede municipal, envolvendo professores e
alunos, empenhados em destacar as atividades voltadas para plantio e a produção
da merenda escolar, somando e partilhando com as famílias da zona rural que
moram, vivem e trabalham na sua propriedade no projeto de Assentamento Reforma
Agrária (PA). Discutiu-se a viabilidade do projeto que começa em selecionar e
capacitar grupos coordenadores e professores participantes das etapas na
proposta pedagógica. – elaborar calendário de assistência técnica, depois a
estruturação do projeto adquirindo materiais, ferramentas, adubos, sementes e
transporte, a formação da horta, a construção de viveiro de mudas, a coleta de
sementes de plantas nativas, frutíferas e medicinais da região, a colheita da
cultura de ciclo vital curto, avaliação das culturas, o empenho dos professores
e alunos, assistência técnica educacional de conservação do solo (adubação
orgânica, sementes, plantio e rotação de cultura) e do meio ambiente, o
desempenho de cada horta, a capacitação dos professores/coordenadores do
projeto e os resultados atingidos com.
CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: O projeto Cultivando o Saber acredita ser um novo modelo de Educação,
estimula as crianças em hábitos alimentares saudáveis, envolve unidades de ensino
e comunidade para pesquisas sustentáveis, resgatando os valores e costumes do
sujeito do campo, educação de inclusão social para famílias, desenvolve o
conhecimento sustentável sem afastá-los de seus valores conquistado e integra com
a natureza, aprende com os antepassado, deixando como testemunha para futuras
gerações contribuindo com merenda escolar e aumentando o IDH da região.
AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Deus por está vivenciado esse momento de elaborar um
trabalho que serve como esclarecimentos sobre nossa formação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ALTIERI, M. G. AGROECOLOGIA: Bases Científicas para uma Agricultura Sustentável, AS-PTA: Agropecuária 2002.25p.POR UMA EDUCAÇÃO NO CAMPO: ISBN 85326 -3047 -2 I.EDUCAÇÃO RURAL DOIS: Educação Rural BrasilEMBRAPA/ESCOLA: Projeto Cores E Sabores 2006.ZART. L. L. EDUCAÇÃO E SÓCIA – ECONOMIA SOLIDÁRIA: Paradigmas de conhecimentos e sociedade. Serie Sociedade solidária, Ano I, Vol. I. Cáceres: Unemat. Ed. 2004