53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE BAIXO CUSTO UTILIZANDO PRODUTOS NATURAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA E BIOQUÍMICA

AUTORES: Almeida, W.S.B. (IFMT CONFRESA) ; Silva, W.S. (IFMT CONFRESA) ; Garcês, B.P. (IFMT/UFU)

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver atividades experimentais para o ensino de química orgânica e bioquímica para alunos do ensino médio. Executar experimentos em laboratório é uma maneira de desenvolver no discente suas habilidades práticas, e assim facilitar a fixação dos conceitos teóricos. Utilizar produtos naturais nestes tipos de aula, desperta um interesse maior nos alunos fazendo com que compreendam melhor os fenômenos envolvidos. Os experimentos foram realizados no Laboratório de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa. Foram propostas quatro experiências, simples e com materiais facilmente encontrados em nosso cotidiano e com a utilização de produtos naturais.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química; materiais alternativos; experimentação

INTRODUÇÃO: A participação em experimentos de laboratório é uma importante maneira de desenvolver habilidades práticas, pois apresenta ao aluno os fenômenos previamente estudados na forma teórica, evidenciando algumas reações químicas. Executar experimentos na várias áreas de Química é a oportunidade que garante aos discentes fixar os conceitos teóricos, desenvolvendo assuntos que, em sala de aula, são pouco explorados e às vezes pouco compreendidos. As atividades laboratoriais que existem no ensino médio e superior envolvem artificialismos que são obstáculos para o aprendizado e o despertar científico dos alunos (JUNIOR, 2004). Mas, a utilização de produtos naturais facilmente encontrados no dia-a-dia, em aulas práticas, pode despertar o interesse dos mesmos, tanto nos trabalhos experimentais, como na compreensão dos fenômenos envolvidos. A Química Orgânica é a “arte de fabricar as moléculas”. Um dos objetivos desta área é relacionar a estrutura de uma molécula e suas reações, para estudar as etapas que acontecem em cada tipo de reação e com esse conhecimento formar novas moléculas (MERAT, 2002). A Bioquímica estuda as estruturas moleculares, os mecanismos e os processos químicos responsáveis pela vida. No ensino de bioquímica, as aulas práticas num ambiente de investigação científica facilitam a compreensão do conteúdo. A prática juntamente com os conceitos teóricos concede ao aluno a reflexão durante as atividades experimentais. E o uso de produtos naturais facilita o processo de ensino-aprendizagem, pois muitas vezes os reagentes sintéticos não estão disponíveis em laboratórios de química em escolas de nível médio, principalmente da rede pública de ensino.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram desenvolvidos os experimentos no laboratório do IFMT – Campus Confresa, com a utilização de produtos naturais e materiais de baixo custo. Os experimentos foram realizados da seguinte forma: 1º Experimento – Verificação da acidez da folha de couve. Colocou-se água em cada copo de vidro. No 1º copo colocou-se apenas água; no 2º, água e suco de limão; e no 3º, água, suco de limão e bicarbonato de sódio. Em seguida, cortou-se a couve que foi distribuída em cada um dos copos. Verificou- se a acidez utilizando papel indicador de pH. 2º Experimento – Extração do DNA da banana. Primeiramente a banana foi amassada em um copo com auxílio de um bastão de vidro. A este material foi adicionado detergente e, posteriormente, foi filtrado com auxilio de uma gase sobre um funil para se obter o extrato que foi recolhido em tubo de ensaio, onde foram adicionadas pequenas porções de álcool etílico comercial. Para demonstrar a presença do DNA, utilizou-se um bastão de vidro. 3º Experimento – Ação da amilase salivar sobre o amido. Foi colocado em dois tubos de ensaio uma pequena quantidade de água e uma ponta de espátula de amido e, no segundo tubo adicionou-se saliva, coletada em um copo. Após 30 minutos, adicionou-se uma gota de solução de iodo, facilmente encontrada em farmácias, em cada tubo. 4º Experimento – Fermentação do suco de maçã – Oxidação enzimática. Em um copo de vidro adicionou-se aproximadamente 100 mL de suco de maça, uma colher de sopa de açúcar e outra de fermento biológico. Posteriormente cobriu-se o béquer com pano por uma semana e, após este período o mesmo foi aberto para observação. Figura 1. Demonstração do 2º Experimento – Extração do DNA da banana. Figura 2. Demonstração do 3º Experimento – Ação da Amilase Salivar sobre o Amido.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: 1º Experimento: Foi observado no primeiro copo, um valor de pH cinco, devido a presença de componentes ácidos na couve. No segundo, o valor de pH observado três, devido a acidez dos componentes do suco de limão artificial. No terceiro, o valor de pH na fita foi quatro, devido o bicarbonato ser um ânion capaz de elevar o pH, embora a quantidade de bicarbonato não foi suficiente para neutralizar todo o ácido presente na solução. Este experimento pode ser utilizado em aulas práticas, principalmente para o ensino médio em escolas que não tem acesso a reagentes de laboratório. 2º Experimento: O detergente rompe a membrana da célula fazendo com que o núcleo libere o DNA; o sal anula parcialmente a carga negativa do DNA causando sua agregação. Por fim o álcool precipita o DNA que não é solúvel neste material. Assim há ocorrência de duas fases, e, ao agitar, percebe-se a passagem de um precipitado branco que contém o DNA da fase aquosa para a fase etanólica. A forma com que o precipitado passa de uma fase à outra, dá a impressão de uma espiral de DNA, o que pode despertar maior interesse dos alunos. 3º Experimento: O experimento demonstrou que o amido reage com o iodo, formando um complexo violeta, e já a mistura com a saliva não forma o mesmo. Isto ocorre, pois a amilase salivar catalisa a quebra das ligações glicosídicas presentes no amido. Este experimento pode ser utilizado para a demonstração de enzimas no conteúdo de bioquímica. Além de ser uma alternativa de baixo custo e fácil disponibilidade. 4º Experimento: Ao término de uma semana verificou-se a fermentação do suco de maça, que ao final, se transformou em vinagre (oxidação). Este experimento possui um baixo custo e todos os materiais necessários para sua realização podem ser encontrados facilmente em supermercados.

Demonstração do 2º Experimento – Extração do DNA da banana.



Demonstração do 3º Experimento – Ação da Amilase Salivar sobre o Amido



CONCLUSÕES: Experimentos com produtos naturais em aulas de química orgânica e bioquímica é uma maneira de levar os estudantes a terem maior interesse e consequentemente um conhecimento mais abrangente sobre química em geral. Experiências que sejam claras, rápidas e que utilizem produtos naturais, fáceis de serem encontrados no cotidiano, propiciarão ao discente participação e maior reflexão sobre o que está sendo estudado em laboratório. Estes experimentos podem ser facilmente utilizados inclusive em sala de aula, para escolas que não possuem um laboratório.

AGRADECIMENTOS: À Deus. As nossas famílias, pela compreensão nesses dias. Aos professores William e Robes pelo apoio nas experiências. Ao IFMT e à CAPES.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MERAT, Leila Maria Oliveira Coelho; GIL, Rosane Aguiar da Silva San* Departamento de Química Orgânica, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bl. A, Ilha do Fundão, 21949-900 Rio de Janeiro – RJ Recebido em 30/9/02; aceito em 13/12/02 Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/qn/v26n5/17217.pdf>
RODRIGUES, Bianca Caroline Rossi. “Sistematização e avaliação de aulas práticas de bioquímica sob uma abordagem investigativa”. Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular, na área de Bioquímica)- Instituto de Biologia. Universidade Estadual de Campinas, 2010.
JÚNIOR, Geraldo Eduardo da Luz; SOUZA, Samuel Anderson Alves de; MOITA, Graziella Ciaramella; NETO, José Machado Moita. Departamento de Química, Universidade Federal do Piauí, 64049-550 Teresina – PI Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422004000100028&script=sci_arttext>