Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS
AUTORES: Santos Santiago, M. (CELM) ; Brasilino de Morais, G. (IFCE) ; Santos Lucas, A. (CELM) ; Peixoto da Silva, F.A. (CELM) ; Gomes de Lima, J.D. (CELM) ; Pessoa Bastos, A.K. (IFCE)
RESUMO: Os resíduos químicos laboratoriais gerados são de grande preocupação ambiental. A
destinação correta destas soluções residuais possui aspectos importantes, tais
como a contaminação de solos e recursos hídricos e conscientização ambiental. O
descarte correto passa por processos de coleta, identificação, tratamento e
disposição final, o que faz parte de uma política ambiental do programa de
gerenciamento de resíduos químicos no qual abrange algumas instituições no Brasil.
Este projeto visa ampliar a consciência ecológica e correta da comunidade
acadêmica do IFCE como estratégia de divulgação dos conceitos de PGRQ. A coleta
foi realizada de forma seletiva em garrafas com posterior rotulação e tratamento,
contribuindo para um aumento significativo da consciência ambiental.
PALAVRAS CHAVES: resíduos químicos; descarte; meio ambiente
INTRODUÇÃO: Empresas de grande porte desenvolvem atividades que produzem uma grande
quantidade de resíduos impactantes ao meio ambiente, estando frequentemente sob
fiscalização dos órgãos ambientais. Entretanto, pelo fato de produzirem um
pequeno volume de produtos, as instituições de ensino e de pesquisa são quase
sempre consideradas insignificantes geradoras de resíduos, não causando,
portanto, grandes impactos para o meio ambiente. Resíduos químicos gerados em
determinadas reações e processos nos laboratórios de pesquisa e ensino são
muitas vezes nocivos, contribuindo para a poluição, dentre eles, resíduos
compostos por metais pesados, solventes halogêneos e gases tóxicos, o que
requer, portanto, um cuidado especial por parte do analista quanto ao manuseio e
descarte. Considerando que universidades produzem uma pequena taxa de resíduos e
que as atividades acadêmicas ainda permanecem livres da responsabilidade de um
descarte correto de seus resíduos, as legislações que regulamentam a destinação
final desses produtos normalmente não são aplicadas a essas instituições.
A ausência de um órgão fiscalizador, a falta de visão e o descarte inadequado
levaram muitas universidades a poluir o meio ambiente, promover o desperdício de
material e arcar com o mau gerenciamento dos produtos sintetizados ou
manipulados (AFONSO et al., 2003).
Nesse contexto, este trabalho visa estabelecer uma política de gerenciamento dos
resíduos obtidos nas atividades dos laboratórios de Química do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - campus Maracanaú, no sentido
de conduzi-las de modo correto e seguro sob o ponto de vista ambiental.
MATERIAL E MÉTODOS: 1) Identificação do Problema: nessa etapa será feita com os professores do IFCE
- campus Maracanaú uma enquete sob a forma de questionário, a fim de ser
identificada a natureza das práticas realizadas, os reagentes utilizados, os
processos e reações envolvidas, além dos produtos obtidos nos laboratórios de
ensino da instituição.
2) Estudo do Problema: consiste na análise dos efeitos ambientais originados
pelas atividades didáticas e na investigação da viabilidade de redução da
quantidade dos reagentes empregados ou de sua substituição por outros produtos
menos danosos ao meio ambiente.
3) Programa de Ações: com base nos resultados dos estudos do problema, planeja-
se: propor aos professores adaptações ou modificações dos experimentos; através
de seminários e organização de grupos de debate e discussão, conscientizar o
corpo docente e discente quanto à conduta e responsabilidade no desenvolvimento
de procedimentos, processos e reações.
4) Descarte dos Resíduos Químicos: com base nas normas brasileiras NBR ISO 1400
e com o esperado apoio por parte da Instituição, pretende-se implantar um
programa de descarte apropriado e seguro dos resíduos químicos gerados.
5) Tratamento dos Resíduos: essa etapa consiste na adoção de alguns
procedimentos laboratoriais visando desativar os produtos químicos originados
nos laboratórios, dentre os quais: controle do pH, diluição, precipitação,
formação de complexos, reações eletroquímicas, etc.
6) Atividades Continuadas: para o exercício pleno da cidadania da comunidade
acadêmica, pretende-se educar quanto ao monitoramento e a auditoria interna, os
quais são políticas que devem ser incentivadas e estabelecidas pela Instituição
a fim de que as ações propostas sejam de caráter sistemático, permanente e
continuado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos com um programa de gerenciamento de resíduos requerem a
participação de toda comunidade acadêmica, visto que, a implantação de um
programa de gestão de resíduos exige antes de tudo, mudança de atitudes e, por
isto, é uma atividade que traz resultados a médio e longo prazo, além de
requerer a reeducação e uma persistência continuas (AFONSO et al., 2003). O
principal resultado obtido com o Programa de Gerenciamento de Resíduos do IFCE
PGRQ/IFCE, foi à mudança de atitude por parte dos professores e alunos em
relação ao descarte dos resíduos produzidos durante suas atividades rotineiras.
Anteriormente eram despejados diretamente nas pias dos laboratórios da
instituição, atualmente, toma-se o cuidado de acondicioná-los e coletá-los em
recipientes adequados, disponibilizados para este fim.
A redução da quantidade de reagentes e soluções foi outro resultado positivo. Os
tratamentos aplicados possibilitaram a recuperação/inertização dos resíduos
armazenados na forma sólida ou em solução, sendo possível a sua reutilização no
mesmo processo e como matéria-prima para outras atividades.
Do ponto de vista da conscientização ambiental, houve ganho por parte dos alunos
de graduação dos cursos de licenciatura em química e engenharia ambiental, o que
será refletido não apenas na sua formação acadêmica, mas também cidadã.
CONCLUSÕES: Este trabalho apresentou aspectos bastante positivos no que concerne à
conscientização ambiental, a qual foi marcada por um aspecto inovador,
possibilitando a participação do aluno nos diversos níveis de estudo, ou seja, da
atividade experimental ao reaproveitamento do resíduo gerado. Dessa forma, as
perspectivas deste trabalho são promissoras, devido à contribuição na qualidade do
meio ambiente, através da educação e conscientização da comunidade acadêmica e
interesse de seus dirigentes com relação ao gerenciamento dos resíduos gerados,
apresentando-se como medida útil a outras Instituições.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao CNPq e ao IFCE pelo investimento e parceria.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AFONSO, J. C. 2003. Gerenciamento de Resíduos Laboratoriais: Recuperação de Elementos e Preparo Para Descarte Final. Revista. Química Nova, 26: 602-611.