53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Alimentos

TÍTULO: O USO DO ABACATE NA NUTRIÇÃO HUMANA E NA PREVENÇÃO DE ALGUNS MALES

AUTORES: Fernando Luz Oliveira, D. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Rodrigues da Silva Sfredo, J. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Gonçalves Silva, W. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Pereira Noleto Neta, A. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Carmo dos Santos, C. (IFMT - CAMPUS CONFRESA)

RESUMO: Com mais de 500 tipos, o abacate é um fruto originário do México e apresenta valores nutritivos importantes para o organismo humano. Consumido no Brasil nas formas in natura e batido com leite o fruto tem ações no combate ao colesterol ruim (LDL), diminuindo o nível deste no corpo humano. Pode ainda auxiliar na perda de gordura, e associado a carboidratos age na diminuição da glicemia de pacientes diabéticos. O seu consumo pode ajudar na prevenção de alguns canceres, pois o fruto tem perfil antioxidativo e possui compostos que proporcionam a morte dessas células cancerosas. A ingestão de uma fatia é o recomendado por dia do fruto. O abacate é usado na beleza da pele, como máscara para o corpo e também como creme para o cabelo.

PALAVRAS CHAVES: abacate; benefícios; saúde humana

INTRODUÇÃO: Originário do México e América Central, o abacateiro foi introduzido no Brasil em 1809, é um fruto arbóreo de pequeno porte, mas pode chegar até 20 m de altura no estado silvestre, as folhas são lustrosas, elípticas a lanceoladas e de cor verde-escura, desenvolvem-se melhor em solos leves, profundos, bem drenados e ligeiramente ácidos e sob temperatura média adequada de aproximadamente 20°C. O fruto é dividido em dois grupos: A e B, e devem ser cultivadas em conjunto, para melhorar a polinização nos pomares, já que os órgãos sexuais masculinos e femininos amadurecem em períodos distintos nos dois grupos. Sua produção inicia-se em três anos após o plantio, uma arvore adulta pode produzir de 200 a 800 frutos por ano (SEAGRI, 2010). Além de suas origens e demais características o abacate apresenta benefícios importantíssimos para o organismo humano, agindo contra prisão de ventre e perturbações digestivas, ajuda na formação de ossos e dentes, auxilia na desintoxicação do fígado, evita fadiga mental, fornece energia aumentando a disposição, possui ação anti-inflamatória, possui ação antioxidante, reduz a taxa de colesterol e pressão sanguínea (GAZETÃO NOTICIAS). A proposta deste trabalho será apresentar os benefícios que o abacate proporciona ao organismo humano. Diante dos benefícios, segundo o Portal São Francisco o abacate pode ser consumido como iguaria doce ou salgado, de acordo com os hábitos e a cultura dos povos das regiões em que é cultivado. No Brasil o abacate é mais consumido nas formas in natura ou batido com leite (PORTAL SÃO FRANCISCO). Uma pessoa que consume a fruta diariamente parece ingerir maiores quantidades de nutrientes, como fibras e vitaminas, e apresentam melhores indicadores de saúde em comparação com quem nunca come abacate (REVISTA VEJA).

MATERIAL E MÉTODOS: Dentre os mais de 500 tipos de abacate existente pelo mundo, no Brasil os mais conhecidos são o manteiga, o guatemala e o pescoço. Neste trabalho não será feita distinção do fruto, porem o termo abacate será usado de um modo geral, uma vez que os frutos apresentam ter os mesmos nutrientes e importância, não diferindo muito uns dos outros. Neste trabalho, por meio de pesquisas em sites, revistas, artigos, livros e periódicos nutricionais será feito um estudo sobre o uso do abacate para a saúde, levando em consideração os benefícios, processo nutritivo oferecido pelo fruto e consequências do excesso de consumo do mesmo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O abacate é rico em vitaminas e minerais como ferro, cálcio e fósforo. Entre outros benefícios o mesmo auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL) e na elevação do colesterol bom (HDL), e ainda pode auxiliar em dietas que visem o aumento da massa muscular (REVISTA GLOBO RURAL). Rico em ômega 6, ômega 9 e ômega 7, o abacate auxilia no equilibro do organismo, ajudando na perda de gordura. Por outro lado a quem pense que a grande quantidade de gordura presente no abacate faz mal. Ela é uma das principais fontes de gordura monoinsaturada, que ajuda na redução do colesterol e triglicérides, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. A ingestão de uma fatia é o recomendado por dia do fruto (FOLHA VITORIA). O consumo do abacate associado a carboidratos pode auxiliar na diminuição da glicemia em pacientes diabéticos. Estudos sobre os benefícios do abacate mostram que o mesmo pode ajudar a prevenir alguns cânceres (cólon, próstata e mama). Isso porque, além de ter um ótimo perfil antioxidativo, o abacate possui compostos que proporcionam a morte dessas células cancerosas. Da semente do fruto pode-se ainda extrair o extrato que pode ser utilizado como antiviral ou antifúngico. A revista online Viva a Saúde traz um estudo realizado pela Universidade Shizuoka, no Japão, que mostra o abacate mais potente para proteger o corpo contra toxinas prejudiciais ao fígado. Estas toxinas, de acordo com o estudo, são semelhantes às encontradas nas hepatites virais (REVISTA VIVA A SAUDE). Segundo a revista Veja a pessoa que se alimenta de abacate diariamente aumenta a chance de ter peso, índice de massa corporal (IMC) e circunferência abdominal menor (REVISTA VEJA). O abacate é usado como máscara para o corpo e creme para o cabelo (SAÚDE CERTO).

CONCLUSÕES: Diante dos resultados conclui-se que o abacate é um fruto completo, pois apresenta quase todos os nutrientes necessários para o organismo humano, além de atuar como inibidor, evitando o agravamento de alguns sintomas. O seu uso auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL) e prevenção de câncer. O fruto tem preço acessível e esta disponível nas regiões brasileira, porem o seu consumo tem que ser equilibrado, pois o excesso pode provocar diarreias.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia. Cultura – Abacate. Disponível em: http://www.seagri.ba.gov.br/Abacate.htm, acesso em: 05/06/2013.

GAZETÃO NOTICIAS - Benefícios do Abacate para a Saúde, disponível em: http://gazetaonoticias.blogspot.com.br/2013/04/beneficios-do-abacate-para saude.html, acesso em 10/07/2013.

PORTAL SÃO FRANCISCO – abacate, disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abacate/abacate.php, acesso em 10/07/2013.

REVISTA VEJA – saúde, disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/quem-come-abacate-se-alimenta-melhor-diz-estudo, acesso em 10/07/2013.

REVISTA GLOBO RURAL – como plantar, abacate – disponível em:
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1708321-4529,00.html, acesso em 10/07/2013.

FOLHA VITORIA - Benefícios nutricionais do abacate, disponível em:
http://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/nutricaoesaude/2013/04/17/beneficios-nutricionais-do-abacate/, acesso em 10/07/2013.

A NUTRICIONISTA.COM - Abacate: Mocinho ou Vilão? Disponível em: http://www.anutricionista.com/abacate-mocinho-ou-vilao.html, acesso em 10/07/2013.

REVISTA VIVA A SAUDE – disponível em: http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/70/artigo124637-1.asp/, acesso em 10/07/2013.

SAÚDE CERTO – benefícios do abacate, disponível em: http://www.saudecerto.com/2013/01/beneficios-do-abacate.html, acesso em 10/07/2013.