53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Alimentos

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DE VIDA-ÚTIL APRESENTADA POR INDICADOR FOTOCRÔMICO DE TEMPO E TEMPERATURA SOB CONDIÇÃO ESPECÍFICA DE ARMAZENAMENTO

AUTORES: Brizio, A.P. (FURG) ; Andrade, B. (FURG) ; Prentice, C. (FURG)

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo analisar a resposta de cor de um indicador fotocrômico de tempo e temperatura (ITT) com objetivo de avaliar a influencia de diferentes tempos de ativação (exposição à luz ultravioleta) sobre o processo de descoloração da etiqueta, caracterizando sua vida-útil em condições específicas de temperatura (3±0,5°C). Os valores de descoloração do ITT, em função do tempo, apontaram que a resposta do rótulo foi reprodutível e diretamente proporcional à quantidade de luz usada no processo de ativação. Devido à possibilidade de determinar o período de vida-útil do ITT de forma confiável, a etiqueta pode ser adaptada de uma maneira muito flexível à validade de diferentes alimentos, desde que sua taxa de descoloração seja calibrada com a taxa de deterioração do alimento.

PALAVRAS CHAVES: ITT; tempo de ativação; validade

INTRODUÇÃO: O OnVu® ITT B1 é um indicador de tempo e temperatura irreversível, utilizado em condições de resfriamento (0 a 4°C), cujo funcionamento é baseado numa reação fotocrômica em estado sólido. Essa reação ocorre devido à presença de cristais orgânicos que mudam de cor, e que são à base de um pigmento usado para formar uma tinta inteligente. Essa tinta muda de cor, de incolor para azul, após irradiação com luz ultravioleta (ativação) e, depois de ativada, a tinta inteligente reverte para o estado incolor a uma taxa que é dependente da temperatura de armazenamento (KREYENSCHMIDT et al., 2010; NGA et al., 2011). Este trabalho teve por objetivo determinar a vida-útil da etiqueta inteligente OnVu® ITT B1, estudando distintas condições de energia de ativação, de maneira a determinar a dependência entre o tempo de carregamento e o processo de descoloração da etiqueta quando exposta a condições ideias de temperatura de armazenamento (0 a 4°C).

MATERIAL E MÉTODOS: O indicador de tempo e temperatura analisado foi o OnVu® rótulo B1 (Ciba Specialty Chemicals e Freshpoint, Basel, Suíça, patente WO/2006/048412). Um carregador de luz ultravioleta manual (GLP TTI, Bizerba, Alemanha) foi usado para ativar as etiquetas. A irradiação com luz UV Dos rótulos foi medida em segundos (s). As etiquetas foram ativadas nas condições: 1; 2; 3; 4; 5 e 6 segundos (1s de carga corresponde a 50 mJ/cm2 de energia). Após a ativação foram anexadas em placas de vidro pré-arrefecido e armazenadas sob temperatura de 3± 0,5°C, em incubadora de temperatura de alta precisão (Marconi B.O.D MA 415/S, São Paulo, Brazil). O processo de descoloração das etiquetas foi mensurado diariamente através da utilização de um colorímetro (Minolta Chroma Medidor de CR-210, Minolta, Osaka, Japão), pelo sistema de cor CIELab, obtendo a dimensão do chroma b*, coordenada que quantifica a variação de cor de amarelo (b* +) à azul (b* -). As análises foram interrompidas quando b*= 0, onde nenhuma mudança de cor azul adicional poderia ser medida na etiqueta. O fim de vida-útil do ITT foi definido como o tempo que leva a cor da mancha fotocrômica azul da etiqueta carregada para chegar a uma cor referência. Esta cor final foi estabelecida através do controle visual e posterior medição do chroma b*, quando a cor do ITT apresentava um tonalidade azul clara (quase cinza).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Figura 1 mostra o processo de descoloração do indicador quando mantido em temperatura ideal de conservação (3±0,5°C). O tempo total do processo de desvanecimento da cor mostrou uma dependência clara com o tempo de carregamento das etiquetas. As amostras exibiram boa reprodutibilidade durante a descoloração, apresentando baixos desvios (de zero a 0,97) entre os valores das triplicatas medidas para cada condição de carregamento. Resultados semelhantes foram encontrados por Kreyenschmidt et al. (2010), os quais avaliaram o processo de descoloração do OnVu®ITT B1 com tempos de ativação entre 550-1600ms, e por Verdade (2010) que efetuou uma pesquisa para investigar o comportamento do mesmo indicador fotocrômico em variados parâmetros de ativação (0,55s; 0,95s; 1,60s; 2,80s de luz UV) e em diversas temperaturas de armazenamento (-1 até 5°C). O fim da vida-útil do indicador foi definido como o tempo que leva a cor azul da etiqueta carregada para chegar a uma cor referência b* = -7,0, este valor de chroma b* foi considerado o valor quantitativo que representa o último estágio a da cor azul do ITT visualmente perceptível. Assim, considerando chroma b* = -7,0, as etiquetas apresentaram duração de aproximadamente 3,5 (84h); 6,5 (156h); 9 (216h); 11 (264h); 12,5 (300h) e 12 (288h) dias para os tempos de ativação de 1; 2; 3; 4; 5 e 6 segundos, respectivamente.

Figura 1

Valores de chroma b* mensurado nos ITT’s durante armazenamento em condições de temperatura ideal (3°C).

CONCLUSÕES: Os resultados do estudo mostram que o processo de descoloração do rótulo em função do tempo apresenta uma relação diretamente proporcional à quantidade de luz usada no processo de ativação e, devido à possibilidade de definir a vida-útil do OnVu® ITT B1 de forma reprodutível, este pode constituir uma ferramenta confiável para monitorar as cadeias de refrigeração de produtos alimentares. Deste modo, o indicador pode ser usado em diferentes produtos desde que sua taxa de descoloração seja calibrada com a taxa de deterioração do alimento.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: KREYENSCHMIDT, J.; CHRISTIANSEN, H. A.; HUBNER, V. R.; PETERSEN, B. 2010. A novel photochromic time-temperature indicator to support cold chain management. International Journal of Food Science and Technology, 45:208-215.
MAI, N. T. T.; GUDJÓNSDÓTTIR, M.; LAUZON, H. L.; SVEINSDÓTTIR, K.; MARTINSDÓTTIR, E.; AUDORFF, H.; REICHSTEIN, W.; HAARER, D.; BOGASON, S. G.; ARASON, S. 2011. Continuous quality and shelf life monitoring of retail-packed fresh cod loins in comparison with conventional methods. Food Control, 22: 1000-1007.
VERDADE, P. S. Estudo de um TTI fotocrómico para aplicação em alimentos refrigerados. 2010. Dissertação de mestrado (Mestrado em Bioquímica e Química dos Alimentos), Universidade de Aveiro, Portugal.