53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Alimentos

TÍTULO: INVESTIGANDO O CULTIVO DA ALFACE HIDROPÔNICA NA CIDADE DE PONTES E LACERDA-MT

AUTORES: Medeiros, D.S.S. (IFMT-FO/PL) ; Azevedo, H.C.A. (IFMT-FO/PL) ; Costa, J.C.A. (IFMT-FO/PL) ; Ferreira, J.N. (IFMT-FO/PL) ; Oliveira, R.S. (IFMT-FO/PL) ; Lucas, Y.K.S. (IFMT-FO/PL)

RESUMO: Na produção de alface hidropônica é muito importante a verificação do pH e a condutividade da solução onde a mesma será cultivada. Esse trabalho tem como objetivo observar como é realizado as análises do pH e da condutividade na hidroponia de alface localizada na Fazenda Guaporé na cidade de Pontes e Lacerda - MT. Pode-se verificar através da investigação que a condutividade deve estar entre 0,5 mS/cm a 1,0 mS/cm e o pH na faixa de 5,5 a 6,5 valores considerados adequados para esse procedimento.

PALAVRAS CHAVES: Hidroponia; pH; investigação

INTRODUÇÃO: Hidroponia, palavra de origem grega, seu uso se iniciou por volta dos anos de 1930. Esta palavra significa trabalho com água. Todavia a hidroponia define-se também como a ciência de cultivar plantas sem utilizar o solo. Um dos interesses atuais dos produtores brasileiros em sistemas hidropônicos é o cultivo de alface, isto devido à melhor utilização da área, precocidade na colheita, utilização mais eficiente de nutrientes, melhor qualidade do produto, ainda o fato de possibilitar o controle de fatores ambientais, que tornam limitantes seu cultivo em determinadas épocas do ano.Está técnica ainda pode ser utilizada por países em desenvolvimento para prover a produção intensiva de alimentos em áreas limitadas. (MATIOLI et al, 1996) Neste método de produção da alface, a solução nutritiva é fundamental no crescimento da hortaliça, e nela se identifica a condutividade elétrica. Esta tem grande importância para planta, pois proporciona uma melhor absorção de nutrientes que contem na solução nutritiva. (DIDONE et al, 2001) Para se cultivar a alface hidropônica é necessário verificar o pH da solução onde a mesma será cultivada. O pH consiste em um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer, neste caso a solução nutritiva onde a planta crescerá. Este influencia diretamente no comportamento de certos elementos da solução nutritiva e o seu controle permite que as plantas se alimentem corretamente evitando possíveis deficiências no produto (Cartilha básica de orientação ao cultivo hidropônico, 2010).

MATERIAL E MÉTODOS: A investigação foi conduzida na Hidroponia da Fazenda Guaporé localizada na cidade de Pontes e Lacerda-MT. A solução nutritiva foi preparada acrescentando na água um tipo de fertilizante solúvel, minério de ferro e nitrato de cálcio. Utilizou-se o multiparâmetro aparelho digital para aferição do pH, condutividade e temperatura. A semente foi colocada em uma esponja fenólica para hidroponia, que tem a função de segurar a solução até consumir os minerais. Permanece cerca de 13 dias em um berçário até formar a pequena muda. Na fase intermediaria onde está em crescimento fica mais 13 dias. Logo em seguida vem à fase adulta, fase final do processo onde o alimento já está quase pronto para o consumo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A água é muito importante neste processo e deve ser pura e potável. Portanto uma análise da água é essencial para identificar possíveis minerais em excesso que possam prejudicar as plantas ou que devam exigir uma alteração na composição da solução nutritiva e no manejo (Cartilha básica de orientação ao cultivo hidropônico, 2010). Verificou-se que a solução nutritiva deve estar com o pH entre 5,5 a 6,5 e o seu desbalanceamento em torno 4,5 à 7,5 precisa ser corrigido, pois alterações de alto nível podem comprometer toda a produção, em casos de variação utilizam hidróxido de sódio ou ácido fosfórico para correção do pH. A condutividade deve ser de 0,5 mS/cm a 1,0 mS/cm, facilitando a absorção dos nutrientes pelo alimento. A temperatura ideal situa entre 25ºC e não ultrapassa os 28ºC, para não prejudicar o desenvolvimento das raízes. O monitoramento da solução nutritiva é realizado periodicamente. O Resultado deste processo é de um alimento de boa qualidade e sem agrotóxicos, mais saudável e sem contaminações de pragas e doenças, pois as plantas não entram em contato com agentes contaminadores do solo tais como: bactérias, fungos, lesmas, insetos e vermes.

CONCLUSÕES: Pode-se concluir através dessa investigação que o pH e condutividade usados na hidroponia da Fazenda Guaporé em Pontes e Lacerda se mostraram satisfatórios permitindo assim a produção de uma alface de boa qualidade.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARTILHA BÁSICA DE ORIENTAÇÃO AO CULTIVO HIDROPÔNICO . In: HIDROGOOD, HORTICULTURA MODERNA, 4a. Edição: 2010.
DIDONE E. B. et al. CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DA SOLUÇÃO NUTRITIVA E PRODUÇÃO DE ALFACE EM HIDROPONIA. In: Scientia Agricola, v.58, n.3, p.595-597, jul./set. 2001.
MATIOLI, C. S. et al. PRODUÇÃO DE ALFACE HIDROPÔNICA: UM ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA. In: Parte do trabalho apresentado na disciplina “CEN 733 - Hidroponia” em julho de 1996. CENA-ESALQ/USP, Piracicaba-SP, Brasil.
SANTOS, C. M. G. et al. QUALIDADE DA ALFACE COMERCIALIZADA NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU ‐ SP. In: Revista Iberoamericana de Tecnología Postcosecha, vol. 11, núm. 1, 2010, pp. 67-74, Asociación Iberoamericana de Tecnología Postcosecha, S.C. México.