53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Alimentos

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO NOS TEORES DE AÇÚCARES TOTAIS EM MAMÕES FORMOSA ‘TAINUNG 1’ SOB CONDIÇÕES DE REFRIGERAÇÃO E ATMOSFERA MODIFICADA

AUTORES: Menezes, J.L.R. (UECE) ; Costa, J.M.C. (UFC) ; Machado, F.L.C. (IFCE) ; Afonso, M.R.A. (UFC) ; Barros, L.G. (UECE)

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo estudar o desenvolvimento nos teores de açúcares solúveis totais na polpa de mamão Formosa ‘Tainung 01’ durante 15 dias de armazenagem. Os frutos foram armazenados à temperatura ambiente (24 ± 2 ºC e 48 ± 5 %UR) e sob refrigeração (13 ± 1º C e 90 ± 5% UR), onde foram submetidos a quatro tratamentos: armazenamento sem filme, vácuo, atmosfera modificada e atmosfera modificada associada a absorvedor de etileno. Observou-se que o armazenamento refrigerado associado ao vácuo, bem como a refrigeração em conjunto com filmes e absorvedor de etileno, com a finalidade de modificação da atmosfera, são processos eficientes em retardar o metabolismo dos frutos, mantendo estável os teores de açúcares solúveis totais.

PALAVRAS CHAVES: açúcares solúveis totais; mamão; refrigeração

INTRODUÇÃO: Os frutos do mamoeiro, dependendo da variedade apresentam formato, tamanho, peso e coloração distintos, mas normalmente, com polpa macia, adocicada e bastante aromática (SEAGRI, 2008). A mudança mais importante no mamão está relacionada às modificações nos carboidratos, pois os açúcares são muito importantes para o sabor da fruta e variam de acordo com o tipo, cultivar, estádio de maturação do fruto e condições climáticas (BICALHO, 1998). Os açúcares solúveis totais são carboidratos de baixo peso molecular, responsáveis pela determinação do sabor doce dos frutos (PEREIRA, 2009). Segundo Costa e Pacova (2003), os principais carboidratos presentes na polpa do mamão são sacarose, glicose e frutose. Devido às transformações bioquímicas, os teores e tipos de açúcares são variáveis nos diferentes estádios de desenvolvimento do mamão. A concentração de açúcares aumenta ligeiramente durante o desenvolvimento do fruto e acentuadamente com o início do amadurecimento do mesmo na planta. Entretanto, o teor de açúcares tende a se estabilizar durante o amadurecimento pós-colheita (SOUZA, 2004). Este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento dos teores de açúcares solúveis totais da polpa do mamão Formosa ‘Tainung 01’, colhido em estádio 2 de maturação, durante 15 dias de armazenagem sob refrigeração (13 ± 1ºC e 90 ± 5% UR) e temperatura ambiente (24 ± 2 ºC e 48 ± 5 %UR).

MATERIAL E MÉTODOS: Os frutos do mamoeiro ‘Formosa’ (Tainung 01) foram obtidos em um pomar comercial localizado no município de Limoeiro do Norte – CE. Os mamões apresentavam-se entre 15 e 25% da casca amarela. Após a colheita, os frutos foram lavados, mergulhados em fungicida, aplicado cera de carnaúba, envolvidos em rede de polietileno e acondicionados em caixas de papelão. Os mesmos foram transportados por carro em temperatura ambiente (24ºC), para o Laboratório de Controle de Qualidade e Secagem da Universidade Federal do Ceará. Os frutos foram submetidos aos tratamentos em temperatura ambiente (24oC e 48% UR) e armazenamento refrigerado (13 ± 1ºC e 90 ± 5% UR) com refrigeração sem filme, vácuo (sacos de nylon/polieteno), atmosfera modificada (sacos de poliamida) e atmosfera modificada associada ao absorvedor de etileno (sacos de poliamida em conjunto com sachês absorvedores de etileno: KMnO4). Os mamões foram analisados 24 horas após a colheita e a cada cinco dias, após simulação de período de comercialização (24 horas à 24 ± 2 ºC e 48 ± 5% UR). Foram avaliados os teores de açúcares solúveis totais através de metodologia descrita por Yemn e Willis (1954). A análise de variância e o teste de Tukey foram realizados através do software SISVAR versão 5.3.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao final da armazenagem em temperatura ambiente, os frutos apresentaram acréscimo nos valores de açúcares solúveis, comparando com o obtido 24 horas após colheita, resultado da síntese de açúcares provocada pelo amadurecimento do fruto (Tabela 1). Nos tratamentos sob armazenagem refrigerada, verificaram-se resultados crescentes nos valores de açúcares solúveis até o décimo quinto dia de armazenamento. No entanto, os resultados em mamões armazenados sob vácuo e atmosfera modificada mais absorvedor de etileno não foram significativos no decorrer do armazenamento. Os valores médios de açúcares solúveis totais foram maiores, em ordem decrescente, nos frutos submetidos à temperatura ambiente, refrigeração sem filme, atmosfera modificada, atmosfera modificada mais absorvedor de etileno e vácuo. Ao fim de 15 dias de armazenagem, os frutos sob refrigeração sem filme e atmosfera modificada, assim como os mamões armazenados à vácuo e atmosfera modificada mais absorvedor de etileno, não apresentaram diferenças significativas, através do teste de Tukey a 5% de probabilidade.

Tabela 1

Açúcares solúveis totais (% de massa fresca) do mamão Formosa submetido à temperatura ambiente e armazenamento refrigerado.

CONCLUSÕES: Os tratamentos refrigerados (13 ± 1º C e 90 ± 5% de UR) associados com embalagem sob vácuo e a refrigeração em associação a atmosfera modificada mais absorvedor de etileno, demonstraram ser igualmente eficientes no controle das atividades metabólicas do mamão e no retardo da síntese de açúcares solúveis totais.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BICALHO, U. de O. Vida útil pós-colheita de mamão submetido a tratamento com cálcio e filme de pvc. Tese (Doutorado em Ciência dos Alimentos). UFLA-Lavras/MG, 145p. 1998.

COSTA, A. F. S., PACOVA, B. E. V. Caracterização de cultivares, estratégias e perspectivas do melhoramento genético do mamoeiro. In: Martins, D.S., Costa, A.F.S. (eds.) A cultura do mamoeiro: tecnologias de produção. Vitória - ES, p. 51-102, 2003.

PEREIRA, A. C. da. S. Qualidade e atividade antioxidante total de frutas tropicais oriundas de variedades comerciais produzidas no Ceará. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) – Universidade Federal do Ceará, 91p. 2009.

SEAGRI, 2008 – Secretaria da Agricultura e Pecuária do Ceará. Projeto frutas do Ceará - Fruticultura no Ceará. Governo do Estado do Ceará, Ceará, Brasil. Disponível em: <www.seagri.ce.gov.br/siga/fruticultura_no_ceara.pdf>. Acesso em: 10 de dez. de 2009.

SOUZA, L. M. de. Algumas caracteristicas físicas e químicas de mamões (Carica Papaya l.) dos grupos “Formosa” (Tainung 01) e “solo” (Golden), com e sem mancha fisiológica, colhidos em diferentes estádios de maturação. Tese (Mestrado em Produção Vegetal) - Campos dos Goytacazes - RJ, Universidade Estadual Norte do Fluminense - UENF, 103 p.2004.

YEMN, E. W.; WILLIS, A. J. The estimation off carbohydrate in plant extracts by antrone. Biochemical Journal, Cambridge, v.57, n.2, p.504 - 514, 1954.