53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Química Orgânica

TÍTULO: NOVAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS DE ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA

AUTORES: Gonzaga Sousa, H. (UESPI) ; Figueiredo de Sousa, M.F. (UESPI) ; Ribeiro da Silva, L.K. (UESPI) ; Lima dos Santos, M. (UESPI) ; Menezes de Araújo, M. (UESPI) ; Ferreira da Cruz Filho, J. (UESPI) ; da Luz Júnior, G.E. (UESPI)

RESUMO: No decorrer de 2012 a 2013, foram realizadas atividades no PET com objetivo de facilitar a compreensão do conteúdo estudado pelos alunos do terceiro ano do ensino médio, nesse modo foram desenvolvidas atividades e procedimentos como experimentos químicos, pesquisas, paródias e jogos. Essas metodologias foram desenvolvidas com auxilio do Tutor do projeto em aulas expositivas ministrados em feiras na UESPI e em pátios escolares. Também foram ministradas aulas em escolas públicas escolhidas pelos graduandos. O presente trabalho foi realizado na Unidade Escolar Helvidio Nunes, com alunos de terceiro ano do ensino médio, onde foram ministradas aulas tradicionais. Depois, foram desenvolvidas aulas com didáticas alternativas e inovadoras sobre funções de Química Orgânica.

PALAVRAS CHAVES: Pesquisas; metodologias; inovadoras

INTRODUÇÃO: O PET - Programa de Educação Tutorial tem como objetivo desenvolver atividades de pesquisas ministradas nas escolas públicas, utilizar formas de ensino adequadas ao programa para facilitar a aprendizagem dos alunos. Muitos alunos sentem dificuldades nas áreas exatas, por este motivo muitos acabam perdendo o interesse pela disciplina de Química, devido à falta de metodologias alternativas aplicadas no processo de ensino. Segundo Wanderley, os professores encontram-se atrelados a metodologia tradicional e os alunos costumam ter aversão aos conceitos de Matemática, Física e Química, por considerá-las de difícil compreensão. Isso nos leva a busca de projetos que possam reverter ou modificar essa realidade. Para tanto, muitos estudos têm sido realizados com objetivo de encontrar novas propostas que possam aperfeiçoar o ensino da área com jogos, parodias pesquisas e outras atividades lúdicas. Segundo Soares, se a função lúdica é maior que a educativa, não teremos um jogo educativo, mas somente o jogo. É nesse sentido que o autor se refere ao chamado “paradoxo do jogo educativo”, que é relevante ao professor de Química entender antes de se aventurar a elaborar e aplicar jogos didáticos. Tendo em vistas esses cuidados, o autor desse projeto elaborou o jogo O Desafio da química Orgânica com a finalidade de desenvolver a cognição e da afeição do aluno. O objetivo deste trabalho é apresentar aos alunos metodologias experimentais de ensino de baixo custo, despertando a curiosidade com elementos utilizados no dia-a-dia, bem como a aplicação de jogos didáticos e paródias durante as aulas. Fazer com que ele encare o jogo como uma brincadeira, e aprenda o conteúdo sem perceber. (KISHIMOTO, 1994).

MATERIAL E MÉTODOS: Em setembro de 2012, deu-se inicio das atividades na escola Helvidio Nunes, onde as aulas do PET foram direcionadas aos alunos do 3° anos do ensino médio. Houve nesse período o desenvolvimento de varias atividades, começando pelas aulas tradicionais de ligações, de hidrocarbonetos, heteroátomos, cadeias e o aprofundamento de cada função orgânica (amida, amina, éter, éster, ácido carboxílico, aldeído, nitrila, cetona entre outros). Nas dez primeiras aulas utilizaram-se métodos tradicionais. Para cada aula foi aplicada uma atividade de avaliação. Em seguida iniciaram-se as aulas práticas. Para cada função orgânica, utilizou-se o laboratório para fazer experimentos com elementos de baixo custo (álcool, isopor, maisena, iodo, gordura, soda caustica e outros), e também foram utilizados vídeos do youtube, simuladores e paródias que envolvia os fenômenos ocorridos nos procedimentos de cada função, finalizando com uma nova avaliação para verificar o rendimento dos alunos. Ao todo foram realizados 16 experimentos, 14 paródias, brincadeiras relacionadas aos temas das aulas como a com motivação realizou-se sorteio de prêmios para os que acertaram no final de aula eram utilizadas as parodias para melhor fixação da aprendizagem. Após analisar as dificuldades nos alunos foi implementado uma nova metodologia de ensino. Trata-se de uma atividade lúdica chamada Desafio da química orgânica. Essa atividade é um jogo, desenvolvido e inspirado em jogos de disputa, em que o jogador deve raciocinar para poder montar a estrutura, a nomenclatura associando-se a fórmulas com as dicas lidas pelo líder. O jogo foi aplicado duas vezes na mesma escola em turmas diferentes, e com ele pode-se fazer correções, alertando-os mais atenção na montagem de cada peça oferecida com os dados, para evitar novos erros.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Depois das aulas tradicionais, foram aplicadas em cada sala de aula experimentos e vídeos, motivando o interesse dos alunos pela simplicidade dos materiais que era levado para a classe, à implementação de paródias na reação das funções, houve maior número de alunos nas classes. As atividades práticas eram realizadas pelo próprio estudante, houve melhor entendimento na identificação das funções, na formação das nomenclaturas e das estruturas. Cerca de 45% da turma confundiam-se na identificação das funções orgânicas, os prefixo e sufixos dos oxigenados (éster, aldeído e ácido carboxílico) e dos nitrogenados (nitrila, amida e amina).Com isso, foi proporcionada uma terceira etapa onde o aluno iria interagir com o assunto pelo jogo didático Desafio da Química Orgânica, no inicio teve alguns erros por não entenderem a didática do jogo, mas com o passar do tempo ,o entendimento foi evoluindo, passando a acertar a maioria as perguntas e motivados pela forma competitiva começaram a identificar e reconhecer seus erros no assunto abordado.No final das aulas foi aplicado um questionário para verificação da aprendizagem, houver melhor rendimento nas classes "A" e 'B", onde os alunos já sabiam identificar e associar as funções com ajuda de mecanismo das reações. Como por exemplo , a função do éster no processo de saponificação . Os dados coletados depois da avaliação mostrou acréscimo no rendimento do aluno, de 30% para 86,6% na turma A ,de 24,13% para 82% da turma B. Muitos alunos que tinham problemas de identificação das funções era por falta de exercitação do assunto, mau uso do livro didático e falta de atividades lúdicas no estudo da área.

Gráfico das metodologias

Gráfico comparando os percentuais das atividades lúdicas realizada na sala de aula.

Metodologias didáticas

Praticas realizada na sala de aula, com parodias e experimentos, para melhor assimilação das funções orgânicas .

CONCLUSÕES: Como foi visto, os trabalhos realizados em salas de aulas promoveram uma facilidade e curiosidade dos alunos. Portanto, é necessário aplicação de metodologia alternativa para que o professor possa realizar aulas prazerosas e melhor aprendizagem do aluno. É necessário reformar a formação de professores para que estes possam ser eficazes. O PET torna-se importante na formação de docentes, pois, proporciona desenvolvimento no ensino. As atividades lúdicas proporcionam aprendizagem prazerosa nos alunos. Essa didática oferece mais aprendizagem e estimula desenvolvimento e integração com o assunto.

AGRADECIMENTOS: Agradeço ao PET e ao professor Geraldo Eduardo da Luz Júnior por me proporcionar essa possibilidade de participar do Simpequi.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: WANDERLEY1, Kaline Amaral; SOUZA, Dayvison José P. de; BARROS, Luciana A. O.; SANTOS, Alberto; SILVA, Petronildo B.; SOUZA, Ana M. Alves de. Pra gostar de química: um estudo das motivações e interesses dos alunos da 8ª série do ensino fundamental sobre química. Resultados preliminares. Resumo do I CNNQ: 2005.

SOARES2, Márlon. Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari: Ex Libris, 2008. 169 p. ISBN: 859-02-8748-3.

Lima, E.C. ; Mariano, D.G. ; Pavan, F.M. ; Lima, A.A.; Arçari, D.P.Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de Química,Games Used to Teach Chemistry.Artigo

Souza, B.M. ; Filho,E.B ;Fiorucci,A.R.“BATALHA NAVAL” COMO ATIVIDADE LÚDICA APLICADA AO ENSINO DE QUÍMICA.

Zanon,D.A.V;Guerreiro,M.A.d.S;Oliveira ,R.C.Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação.Artigo Científico.Ciências & Cognição 2008; Vol 13 (1): 72-81 <http://www.cienciasecognicao.org> © Ciências & Cognição
Submetido em 29/02/2008 | Aceito em 28/03/2008 | ISSN 1806-5821 – Publicado on l i ne em 31 de março de 2008.

H. Y. S. Souza e C. K. O Silva .DADOS ORGÂNICOS: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA .HOLOS, Ano 28, Vol 3 pag,107 á 120.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 1996. 183p