ÁREA: Química Tecnológica
TÍTULO: HIDRÓLISE ÁCIDA DE BAGAÇO DE CANA INCENTIVADA POR MICROONDAS NAS FREQUÊNCIAS DE 2,45 E 5,8 GHz
AUTORES: Nascimento, R.B. (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOG) ; Jermolovicius, L.A. (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOG) ; Castro, E.R. (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOG) ; Senise, J.T. (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOG)
RESUMO: Realizou-se um experimento para comparar as eficiências da hidrólise de bagaço de cana de açúcar in natura utilizando radiação de micro-ondas na frequência de 2,45 GHz e na de 5,8 GHz. A hidrólise em questão foi realizada em um reator de fluxo contínuo do agente hidrolítico sobre uma massa estacionária de bagaço, sob campo de micro-ondas e sob pressão de 0,2 MPa. O agente hidrolítico utilizado foi uma solução aquosa de ácido p-tolueno sulfônico 1,25 M. Foi realizada uma comparação de médias para avaliar a eficiência destas frequências de micro-ondas na hidrólise do bagaço. São apresentados gráficos do rendimento em açúcares redutores totais e em furfural. Os resultados mostram que foi obtido maior rendimento em açúcares redutores totais ao se usar a frequência de 2,45 GHz.
PALAVRAS CHAVES: BIOMASSA; HIDRÓLISE; MICRO-ONDAS
INTRODUÇÃO: A atual conjuntura internacional desenhada pela futura insuficiência de combustíveis fósseis e as mudanças climáticas geradas pela emissão irracional de gases do efeito estufa tem resultados em ações governamentais a favor do uso de biocombustíveis (IEA, 2009); (PLANO NACIOANL DE ENERGIA, 2006-2010). Há vários processos para transformar o bagaço em açúcares redutores totais (ART),os enzimáticos e os de hidrólise enzimática são os mais citados (EPO, 2012). Entre estes dois processos os mais numerosos são os enzimáticos, devido à habilidade de hidrolisar frações cristalinas da celulose alfa (ZHAO, 2006). A hidrólise ácida apresenta o problema de decompor carboidratos em furfural e 4-hidroximetilfurfural (SUN, 2002), que são inibidores de fermentação, com isso foi desenvolvido um reator contínuo para produção de ART com mínima formação de furfural (JERMOLOVICIUS, 2011). O ponto negativo dos processos enzimáticos é o tempo de processamento que pode chegar até mais de 100 horas (GUSAKOV, 2007; TOLAN, 2007) o que encarece sua aplicação industrial. A frequência de micro-ondas de 2,45 GHz é a mais utilizada tanto em pesquisas científicas quanto aplicações industriais, médicas e domésticas. Atualmente a frequência de 5,8 GHz está se tornando atrativa para algumas aplicações. A vantagem da frequência de 5,8 GHz em relação à de 2,45 GHz é o espaço requerido para instalação dos equipamentos que é até três vezes menor que para a frequência de 2,45 GHz. Já a desvantagem da frequência de 5,8 GHz é o seu baixo poder de penetração (HORIKOSHI, 2008). Com o intuito de verificar qual destas frequências é mais efetiva para a hidrólise do bagaço, foi realizado o presente trabalho.
MATERIAL E MÉTODOS: Para realização dos ensaios utilizou-se bagaço de cana tal qual vem da usina, seco em estufa a 60º C, e que foi caracterizado (HALWARD, 1975). O agente hidrolítico utilizado foi o ácido p-tolueno sulfônico 1,25 M.
Para a hidrólise ácida foi utilizado o reator semi contínuo irradiado por micro-ondas desenvolvido para este fim (JERMOLOVICIUS, 2011). Sendo contínuo em relação ao agente hidrolítico e de batelada com relação ao bagaço. Constituído por uma cavidade cilíndrica em aço inoxidável, com uma câmara de reação em quartzo em seu interior. Foram utilizadas duas bombas para realizar a circulação de água e agente hidrolítico, e um trocador de calor para resfriamento do hidrolisado. O reator possui um manômetro e uma válvula de descompressão antes da saída do hidrolisado; dois termopares indicadores da temperatura de entrada e de saída do reator também foram usados. A cavidade é conectada, por meio de um guia de onda aos geradores de micro-ondas. Em 5,8 GHz foram testadas as duas cavidades: a que foi utilizada com 2,45 GHz e outra específica para 5,8 GHz. Os conjuntos de geração de micro-ondas contam com acopladores direcionais que permitem a determinação da potência irradiada e refletida no reator, que são medidas com um medidor de potência Agilent E44198B. Para os ensaios foram utilizados 1,00 g de bagaço. Bombeou-se a solução de agente hidrolítico com vazão de 15 mL/min a 25oC. O reator foi irradiado com potência efetiva de 200W/g. O efluente resfriado foi pesado e sua densidade determinada por densimetria. A cada dois minutos foram retiradas alíquotas para dosagem de ART (MILLER, 1959) e de furfural (LUTZ, 2005). Os testes para cada cavidade e frequência foi realizado em triplicata.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A caracterização do bagaço de cana apresentou os seguintes resultados: 44,2 % de celulose total, 25,1 % de hemicelulose, 33,8% de celulose alfa e 27,3 % de lignina. Para a frequência de 2,45 GHz foi obtido um rendimento médio de 43,7% em ART que correspondem à hidrólise da hemicelulose e 18,6% da celulose total presente no bagaço de cana e para o furfural alcançou-se a rendimento de 0,84%. Com a frequência de 5,8 GHz, utilizando a mesma cavidade que a usada em 2,45 GHz, foram obtidos rendimentos em ART de 25,9% que corresponde a toda a hemicelulose e apenas 0,8% da celulose total e para o furfural obteve-se 0,18% em rendimento. Na frequência de 5,8 GHz, utilizando a cavidade própria para 5,8 GHz, obteve-se um rendimento em ART de 8,3% e 0,05% em furfural. Foram construídas curvas instantâneas e acumuladas de evolução de rendimento em ART e furfural para os três conjuntos, que são apresentados nas figuras 1 e 2. Observando a figura 1 pode-se notar que com apenas 4 minutos conseguiu-se hidrolisar 73% do total hidrolisado para a frequência de 2,45 GHz, 92% para a frequência de 5,8GHz com cavidade de 2,45 GHz e 85% para a frequência de 5,8 com cavidade de 5,8 GHz. Aplicando um teste de comparação de médias (ARA, 2003) com os três conjuntos de resultados, determinou-se que há diferença entre os conjuntos com um nível de significância de 99,9%. Observa-se que o rendimento final para a frequência de 2,45 GHz foi o maior. Na figura 2 observa-se que houve uma formação quase 5 vezes maior de furfural para a frequência de 2,45 GHz comparada com a de 5,8 GHz, isto pode ser devido ao fato da frequência de 2,45 GHz possuir um maior poder de penetração comparada com a frequência de 5,8 GHz.
Açúcares redutores totais
Figura 1: Porcentagens instantâneas e acumuladas obtidas de açúcares redutores totais (ART)
Furfural
Figura 2: Porcentagens instantâneas e acumuladas obtidas de furfural.
CONCLUSÕES: A condição que apresentou maior rendimento em açúcares redutores totais foi a de 2,45 GHz com um rendimento de 43,7% em ART, enquanto que para a frequência de 5,8 GHz com cavidade de 2,45 GHz o rendimento foi de 25,9% e para 5,8 GHz com cavidade própria foi de 8,7% em ART isto se deve ao fato da frequência de 2,45 GHz possuir um maior poder de penetração comparado com a frequência de 5,8GHz. Já para a produção de furfural também obteve-se um maior rendimento para a frequência de 2,45 GHz, porém a quantidade formada é menor que 1% o que não prejudica um posterior processo de fermentação.
AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem a L. Ferreira, D. Z. Passeti,ao Instituto Mauá de Tecnologia e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARA, A. B. MUSETTI, A. V. SCHNEIDERMAN, B. Introdução à estatística. São Paulo, SP: IMT/Edgard Blücher, 2003. 152 p.
EPO – EUROPEAN PATTENT OFFICE, 2012. Disponível em: http://worldwide.espacenet.
com/searchResults?DB=EPODOC&locale=en_EP&AB=lignocellulosic+hydrolysis&ST=quick&compact=false, acessado em 9 de junho de 2012.
GUSAKOV, A. V.; SALANOVICH, T. N.; ANTONOV, A. I.; USTINOV, B. U.; OKUNEV, O., N., 2007. Construction of Highly Efficient Cellulase Compositions for Enzymatic Hydrolysis of Cellulose. US 2007/0238155.
HALWARD, A.; SANCHEZ, C. Métodos de Ensaios nas Indústrias de Papel. São Paulo, SP, Ed. Brusco, pp 96-98. 1975.
HORIKOSHI, S. Chemical Reactions with a Novel 5.8-GHz Microwave Apparatus. 1. Characterization of Properties of Common Solvents and Application in a Diels–Alder Organic Synthesis. Organic Process Research & Development. 12, pp 257–263. 2008.
INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Métodos físico-químicos para análise de alimentos. 4. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, pp 427-432. 2005
INTERNATIONAL ENERGY AGENCY – IEA, 2008. From 1st –to 2nd-generation biofuel Technologies – an overview of current industry and RD&D activities. International Energy Agency, IEA/OECD, Paris. p 120. Disponível em: http://iea.org/Textbase/stats/index.asp. Acesso em junho de 2012.
JERMOLOVICIUS, L. A.; NASCIMENTO, R. B.; SENISE, J. T. “Hidrólise Ácida De Bagaço De Cana De Açúcar Incentivada Por Micro-ondas em Processo de Fluxo”. In: 51º Congresso Brasileiro de Química (CBQ), 2009, Maranhão, Brasil. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2009/trabalhos/9/9-298-4500.htm
KITAYAMA, O. Tecnologia e Operação de Unidade de Bioeletricidade a Partir de Biomassa de Cana-de-Açúcar – Condições Operacionais. Palestra proferida na Assembléia Legislativa de São Paulo. 2007.
MILLER, G.L. Use of Dinitrosalicylic Acid Reagent for Determination of Reducing Sugar. Anal. Chem, 31, pp 426-428, 1959.
PLANO NACIONAL DE AGROENERGIA 2006-2011. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Produção e Agroenergia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasília, 2005, 120 p.
ZHAO, H.; KWAK, J. H.; WANG, Y.; FRANZ,J. A.; WHITE, J. M.; HOLLADAY, J. E.,. Effects of Crystallinity on Dilute Acid Hydrolysis of Cellulose by Cellulose Ball-Milling Study. Energy and Fuels, 2006. Vol. 20, pp 807-811.