ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UM ACERVO DE DOCUMENTARIOS PARA SEREM UTILIZADOS NO ESTUDO DA QUÍMICA PELA EQUIPE DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA SUBPROJETO DA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
AUTORES: Silva, M.M. (UFCG) ; Araujo, A.L. (UFCG) ; Costa, M.C. (UFCG) ; Lima, J.A.C. (UFCG) ; Santos, A.N.S. (UFCG) ; Raulino, J.L.C. (UFCG) ; Tavares, I.L.M. (UFCG) ; Neto, M.H.L. (UFCG) ; Melo, F.M.A. (EEEFM PROF. LORDAO) ; Nunes, E.D. (EEEFM PROF. LORDAO)
RESUMO: A História da Química é uma parte importante dessa Ciência que deve ser passada
aos alunos. Porém o acervo literário sobre esse tema é escasso, e para que ele não
deixe de ser abordado temos que usar de outras metodologias. O uso de
Documentários sobre algumas das grandes descobertas da Química é uma boa
alternativa para resolução dessa problemática.
PALAVRAS CHAVES: História da Química; Documentários; PIBID
INTRODUÇÃO: A História da Química (HQ) retrata o surgimento e a evolução da Ciência Química
bem como a grande importância de suas descobertas, sendo mostradas a partir de
todo o processo ao qual essas descobertas estão envolvidas. Tendo em vista a
escassez de material literário sobre HQ algumas alternativas devem ser buscadas
para que o assunto não deixe de ser abordado em sala, considerando a relevância
em mostrar aos alunos de onde surgiram os conteúdos que estão sendo estudados. A
fim de humanizar a Química, que na maioria dos casos é vista apenas em forma de
números, equações e cálculos, resolvemos mostrar aos alunos como alguns dos
conteúdos que eles estudam na Química foram “criados”. Este Trabalho tem como
objetivo criar um acervo sobre a HQ para o PIBID/QUÏMICA/UFCG, com objetivo de
facilitar os conteúdos trabalhados pelos profissionais da Química nas escolas
onde o subprojeto da química atua. Em um primeiro o momento, esse trabalho foi
desenvolvido na Escola Estadual Professor Lordão na Cidade de Picuí-PB.
MATERIAL E MÉTODOS: No primeiro momento foram escolhidos alguns documentários e mostrados aos alunos
de ensino médio da escola estadual Professor Lordão, no município de Picuí-PB.
Os documentários escolhidos foram aqueles que retratavam sobre as grandes
descobertas da Química. O documentário é apresentado em episódios e faz parte
das 100 Maiores Descobertas da Química, produzido pela Discovery Channel. Os
temas abordados nesses episódios destacam-se as descobertas do: Oxigênio, teoria
atômica, combinação de átomos para formação de moléculas, síntese da Uréia,
Estrutura Química, Tabela Periódica dos elementos, plásticos, entre outros. As
apresentações dos documentários foram apresentados em horários contrários aos
das aulas, em todas as turmas da escola. Lembrando ainda, que estes foram
apresentados, antes de serem ministrados os conteúdos abordados nos
documentários.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como resultado das apresentações dos documentários o observou-se que os alunos
apresentaram uma maior percepção dos conteúdos trabalhados, pois permitiram aos
estudantes uma relação interdisciplinar com outras ciências envolvidas e um maior
interesse com os conteúdos abordados. Esses documentários serviram ainda para
humanização da ciência, mostrando melhor o processo de criação, além de mostrar
grandes descobertas da Química. A apresentação desses documentários gerou
questionamentos, discussão e interesse para realização de experimentos sobre os
temas abordados.
CONCLUSÕES: Os documentários apresentados sobre a História da Química serviram para facilitar
aos Professores e bolsistas do subprojeto de Química que atuam na escola estadual
professor Lordão o aprendizado dos conteúdos trabalhados. Serviu para mostrar a
interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento. Mostrou ainda a
importância da criação de um acervo de documentários como facilitador da abordagem
dos conteúdos da química.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: NEVES, Luiz Seixas das. História da Química: Um livro-texto para a Graduação/ Luiz Seixas das Neves, Robson Fernandes de Farias. Campinas, SP: Editora Átomo, 2008.
http://science.discovery.com/convergence/100discoveries/big100/chemistry.html, acesso em 26/06/2012.