ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Experimento “chuva ácida”: Trabalhando a temática Meio Ambiente no Ensino de Química
AUTORES: Costa, D.D. (IFMA-CAMPUS ZÉ DOCA) ; Oliveira, L.V. (IFMA-CAMPUS ZÉ DOCA) ; Silva, K.S.L. (IFMA-CAMPUS ZÉ DOCA) ; Vieira, J.S.C. (IFMA-CAMPUS ZÉ DOCA)
RESUMO: O ensino de química voltado à educação ambiental pode ser mais eficiente através
da utilização de experimentos que demonstrem como os fenômenos químicos e
ambientais ocorrem. O objetivo deste trabalho foi a execução de um experimento
que demonstra a ocorrência da chuva ácida, aliando alguns conceitos relacionados
ao ensino de química com as problemáticas ambientais que são decorrentes desse
fenômeno. A metodologia envolveu a execução de um experimento sobre chuva ácida
e aplicação de um questionário. O experimento chuva ácida contribuiu para o
aprendizado dos alunos, no entanto, apesar destes saberem da necessidade da
preservação ambiental, a maioria dos discentes ainda estão deficientes
em relação aos assuntos relacionados a Química e os diversos fenômenos ocorridos
na natureza.
PALAVRAS CHAVES: Chuva ácida; ensino de Química; Meio Ambiente
INTRODUÇÃO: O ensino de química voltado à educação ambiental pode ser mais eficiente através
da utilização de experimentos que demonstrem como os fenômenos químicos e
ambientais ocorrem, pois facilitam a aprendizagem e auxiliam na compreensão da
natureza. O experimento chuva ácida é ideal para ser utilizado na demonstração
de como as emissões de gases poluentes à atmosfera podem acarretar danos ao meio
ambiente e ao homem, além disso, é um experimento simples, onde são utilizados
materiais de fácil acesso e que não necessita de um laboratório químico para ser
executado.
Segundo Miller Jr (2008) todo e qualquer acréscimo de substâncias químicas ao
meio ambiente, que possa ameaçar tanto a saúde como a sobrevivência dos seres
humanos e demais organismos vivos é considerada como poluição. Os poluentes
podem ser lançados ao meio ambiente de forma natural ou através de atividades
humanas.
A chuva ácida é um fenômeno bastante comum nos centros urbanos e
industrializados e vem sendo um dos grandes problemas ambientais da atualidade
devido ao alto índice de poluição atmosférica ocasionada pela liberação de gases
poluentes, como óxidos de nitrogênio (NOX), dióxido de carbono (CO2) e dióxido
de enxofre (SO2), lançados na atmosfera principalmente por automóveis e grandes
indústrias (FRANCISCO, 2012). Este trabalho teve como objetivo a execução de um
experimento que demonstra a ocorrência da chuva ácida, aliando alguns conceitos
relacionados ao ensino de química com as problemáticas ambientais que são
decorrentes desse fenômeno.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido no Centro de Ensino Bandeirantes no
Município
de Zé Doca-MA, com a colaboração de uma turma de alunos do 2º ano do ensino
médio.
Inicialmente foi explicado aos discentes alguns conceitos referentes a chuva
ácida, tais como, as reações ocorridas durante sua formação, seus impactos no
meio ambiente e os meios que se podem adotar para prevenir este e alguns outros
impactos ambientais, enfatizando sempre a relação da Química com os fenômenos
ocorridos no meio ambiente. Demonstrou-se aos alunos através de um experimento
utilizando materiais alternativos a ocorrência do fenômeno chuva ácida e em
seguida aplicou-se um questionário, in loco, a fim verificar a eficiência do
experimento e o interesse dos alunos em relação as temáticas ambientais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a análise dos dados obtidos pelo questionário, verificou-se que 100% dos
alunos consideraram que a Química está relacionada com o Meio Ambiente e que o
experimento os auxiliou na aprendizagem dos conceitos e problemáticas
decorrentes da chuva ácida. No momento da execução do experimento os estudantes
mostraram-se bastante atentos e surpresos ao visualizar na prática algumas
consequências que a chuva ácida pode causar nas plantas.
Os alunos demonstraram que sabem da necessidade da preservação ambiental e que
costumam adotar algumas atitudes ecologicamente corretas. No entanto, quando
foram instigados se a Química tem relação com o Meio Ambiente, todos responderam
que sim, porém, não souberam descrever de que forma essa relação ocorre (ver
Figura 1).
Percebeu-se que o experimento e os assuntos explanados durante a execução da
prática contribuiu para o aprendizado dos alunos, porém não pode-se afirmar que
foi o suficiente, pois estes discentes demonstraram no questionário uma
deficiência acentuada no tocante aos assuntos de Química o que é bastante
preocupante.
Figura 1
Relação da Química com o Meio Ambiente segundo os
alunos entrevistados
CONCLUSÕES: A Química é sempre vista pelos estudantes como uma disciplina de difícil
compreensão. A partir do momento que leva-se para sala de aula um experimento para
trabalhar a relação do Meio Ambiente com o Ensino de Química nota-se uma grande
diferença na quantidade de conteúdo assimilado. O experimento chuva ácida
contribuiu para o aprendizado dos alunos, no entanto, não pode-se afirmar que essa
contribuição foi totalmente eficaz, pois a maioria dos discentes ainda estão
deficientes em relação aos assuntos relacionados a Química e os diversos fenômenos
ocorridos na natureza.
AGRADECIMENTOS: Aos Alunos do Centro de Ensino Bandeirantes do Município de Zé Doca-MA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Chuva ácida. Disponível em:<http://www.brasilescola.com/geografia/chuvaacida.htm> Acesso em: Maio 2012.
MILLER Jr. G. Tyler. Ciência Ambiental. 11ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 10-15 p.