ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A Experiência de Nove Anos da Escola de Verão DE de Química na Universidade Estadual do Ceará – UECE.

AUTORES: Valentim, A.F.A. (UECE) ; Oliveira, S. C., M. (UECE) ; Liberato, M.C.T.C. (UECE) ; Cavalcanti, E.S.B. (UECE) ; Menezes, J.A. (UECE) ; Feitosa, C.S.R. (UECE) ; Frota, E.B. (UECE) ; Siqueira, S.M.C. (UECE)

RESUMO: Em fevereiro de 2004 foi realizada a I escola de verão de química na UECE, com um total de 147 inscritos onde foram ministrados 6 cursos, todos com o número de inscritos superior ao limite anteriormente proposto. A II escola de verão de química ocorreu no final do mês de fevereiro de 2005 e contou com 298 inscritos no evento, o dobro do ano anterior, tanto nos cursos como nas palestras. A III escola de verão de química teve como conferência de abertura, cujo tema era "biodiesel e inclusão social", foi proferida pelo deputado federal Francisco Ariosto Holanda. A partir IV escola de verão de química as demais tiveram grande êxito. De 18 a 22 junho deste ocorreu a IX EVEQ com a participação de 221 participantes, em 13 cursos, 2 oficina e 6 palestras.

PALAVRAS CHAVES: Aprimoramento; Conhecimento; Aprendizado

INTRODUÇÃO: A educação científica vem, nos últimos anos, adquirindo uma posição estratégica no conjunto de conceitos, procedimentos e atitudes que o estudante e o emergente profissional devem adquirir para se situarem, não como um mero reprodutor de conteúdos, mas como um indivíduo que se encontra inserido numa sociedade eminentemente tecnológica, com o mundo do trabalho passando por profundas transformações que exigem cada vez mais o conhecimento interdisciplinar e competência cognitiva, permitindo uma formação eclética. Neste sentido, a Universidade Estadual do Ceará (UECE), que é uma instituição pública e gratuita, constituída sob regime de fundação e mantida pelo Governo do Estado do Ceará, com sede em Fortaleza, Ceará, tem se preocupado nas últimas décadas na valorização continuada do Ensino, da Pesquisa e da Extensão Universitária. Como uma das metas principais, a Instituição pretende continuar investindo em pesquisa, qualificando seus docentes e incentivando os alunos de graduação na participação de projetos de pesquisa orientados por professores qualificados, sobretudo estimulando a integração graduação/pós-graduação, incentivando a migração de recém-graduados e educação continuado de seus ex-alunos em cursos de extensão, de especialização e em outros. Para que o Estado do Ceará dê um salto para uma educação de qualidade, é necessário investir na formação de recursos humanos qualificados em todos os níveis, capazes da transmissão dos conhecimentos adquiridos e de adequação das técnicas desenvolvidas a nível internacional à realidade local. Associadas ao aprimoramento dos estudantes estão algumas ações, tais como: estímulo ao acesso ao mestrado e incentivo às atividades conjuntas da graduação e da pós-graduação.

MATERIAL E MÉTODOS: 1 - O público alvo se concentra basicamente no corpo discente (alunos de cursos de Graduação e de Pós-Graduação) na área de Química e afins, bem como nos diversos profissionais com atividades voltadas para a Química e aspectos relacionados ao Semi-Árido e professores que almejam reciclar seus conhecimentos e obterem aprimoramento de conceitos. O Evento contempla a participação de alunos de diversas instituições de Ensino do Estado do Ceará, dentre as quais podem ser destacadas a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-CE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a Universidade Regional do Cariri (URCA), o Centro Tecnológico do Ceará (CENTEC), a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), entre outras. Por outro lado, tem-se a participação de profissionais de Instituições de Pesquisa, tais como da EMBRAPA Agroindústria Tropical e da EMBRAPA Caprinos, bem como do NUTEC, da SEMACE e da FUCEME. E, também, com a efetiva participação de professores do Ensino Médio da Rede Estadual. Ressalta-se que, embora a realização do Evento ocorra na cidade de Fortaleza, especificamente, no Campus do Itaperi, haverá o engajamento da participação de alunos dos cursos de Química da UECE que se localizam em campi do Interior do Estado, nas seguintes unidades acadêmicas, FECLI, CECITECE, FAFIDAM, FECLESC e FACEDI. 2- Inscrições São realizadas pelo site www.uece.br/eventos/eveq2012 e as informações são obtidas no blog do evento: http://www.escoladeverãodequimica.zip.net 3- A divulgação É feita atraés do site do evento e da UECE, em redes sociais e por meio de panfletagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao longo dos anos, podemos observar que o crescimento pessoal eprofissional de nossos alunos foi aumentado a cada EVEQ, eles esperam o ano inteiro pelo evento e participam efetivamente do evento. Uma oportunidade muito importante que conseguimos foi a participação efetiva de alunos das unidades do interior do estado, pois em suas unidades de ensino a distância não contribui para eventos do nosso porte chegar até lá.Nosso evento evoluiu gradativamento aos longo desses noves anos de realização, como mostramos nos quadros a seguir.

PARTICIPAÇÃO NOS EVEQS



CURSOS DAS EVEQS



CONCLUSÕES: Concluimos com grande satisfalção, orgulho e aprendizado que a organização de eventos desse porte é de suma impotância para o crescimento de alunos, professores e demais profissionais que participam dos cursos, palestras e oficinas. E com isso sentimos um grande bem estar por poder oferecer aividades complementares aos nosso alunos, necessárias para sua formação, com qualidade e compromisso.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos aos nossos parceiros que sempre nos apoiam, a UECE, a FUNCAP, o CRQ, o CNPQ, livrarias FTD, Moderna e Saraiva e a Metrolab e Fábrica Fortaleza.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BUFFA, Ester; ARROYO, Miguel e NOSELLA,Paolo. Educação e cidadania:Quem educa o cidadão? São Paulo: Cortez & Autores Associados, 1987. 94 p.
CANIVEZ, Patrice. Educar o cidadão? Trad. Estela dos S. Abreu, Cláudio Santoro
Campinas, SP: Papirus, 1991. 241 p.
CHASSOT, Attico Inácio. Catalisando transformações na educação. Ijuí: Editora Unijuí, 1993. 174 p.