ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS ATRAVÉS DE EXPERIMENTO: A UTILIZAÇÃO DO “VULCÃO CASEIRO” PARA A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS QUÍMICOS DE ÁCIDOS E BASES.

AUTORES: Soares Santos, A. (UFAL) ; Lima dos Santos, A. (UFAL)

RESUMO: Grande parte dos alunos do ensino médio apresentam dificuldades em compreender os conteúdos químicos, isso se deve ao fato das aulas serem ministradas de maneira conteudista e sem contextualização, tornando seu aprendizado difícil e enfadonho com isso uma alternativa para se traspor essa adversidade é utilização da experimentação. Com isso o objetivo deste trabalho foi evidenciar que a experimentação tem uma crucial importância na abordagem dos conceitos químicos, tornando aprendizagem completa e dinâmica. A experiência do “Vulcão Caseiro” foi uma alternativa significativa para introduzir o conceito de ácidos e bases, em uma turma do ensino médio na cidade de Maceió – Al.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; experimentação; ensino médio

INTRODUÇÃO: A química se apresenta aos estudantes como matéria difícil, fora de contexto real, isso se deve em parte pelo modo tradicionalista de ensino meramente conteudista, memorizador de formulas e pouco aplicado ao cotidiano do aluno tornando-se enfadonho. Um método de sanar este problema é a utilização de Experimentos como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, pois tem caráter lúdico, motivador e dinâmico. A inclusão da experimentação que contribui para a caracterização do método investigativo da ciência é apontada como relevante e ressaltada a sua função pedagógica como auxiliar na compreensão dos fenômenos químicos (SANTOS; SCHNETZLER, 1996). É de consenso de professores e pesquisadores de química que atividades experimentais auxiliam na consolidação do conhecimento, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo do aluno (GIORDAN, 1999). No entanto raramente em escolas públicas as atividades experimentais são executadas devido a dificuldades principalmente como a falta de laboratórios ou de material adequado. A utilização de materiais e experimentos de baixo custo é uma alternativa para traspor essa realidade. Neste trabalho são apresentados os resultados dos questionários referentes à execução do experimento “Vulcão Caseiro” e assim investigar como a experimentação contribui para o processo de ensino aprendizagem.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente os primeiros conceitos químicos sobre ácidos e bases foram ministrados uma aula teórica de metodologia tradicional e logo após a aplicação de um questionário visando mensurar o conhecimento adquirido, em seguida execução da atividade experimental: “O Vulcão Caseiro”, foram explicados novamente os conceitos de ácidos e bases, agora de um modo mais contextualizado e dinâmico, logo após os alunos foram novamente incentivados a responder o mesmo questionário, para avaliação do processo de ensino-aprendizagem e para posterior analise dos dados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a aula teórica a maioria dos alunos demostrou pouco interesse e entusiasmo em participar, fato que mudou significativamente durante a realização do experimento. Com a contextualização e dinamismo da aula experimental os alunos demostraram interesse e curiosidade com a química e com as reações que ocorrem no experimento. Em relação aos questionários aplicados, foi comprovado que ao ministrar uma aula meramente tradicional e conteudista o interesse e a aprendizagem são pequenos, já em relação à aula teórica juntamente com o experimento, ficou comprovado que melhora a aprendizagem, pois se torna um método mais contextualizado e dinâmico chamando a atenção dos alunos e despertando o interesse facilitando assim o processo de ensino aprendizagem.

CONCLUSÕES: A experimentação é importante como um método auxiliador para a compreensão dos conteúdos químicos, no caso o conceito de ácidos e bases. Após a execução do experimento houve um aumento significativo na participação e na compreensão dos conceitos químicos. No âmbito das dificuldades a compreensão do conteúdo foi apontada como a maior causa da falta de interesse, com a experimentação essa dificuldade foi minimizada. Dessa forma pode-se afirmar que a experimentação é um auxilio para melhor aprendizagem de conceitos químicos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GIORDAN, M. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, no.10, p. 43-49, 1999.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Função Social: o que significa ensino de química para formar cidadão? Química Nova na Escola, n.4, nov. 1996.