ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Ludo Químico:Uma alternativa didática para o ensino da tabela periódica.
AUTORES: Medeiros, D. (IFRN) ; Costa, A. (IFRN) ; Santos, J. (IFRN) ; Soares, J. (IFRN) ; Bruno, A. (IFRN) ; Pinheiro, M. (IFRN)
RESUMO: Os materiais didáticos são ferramentas essenciais para o processo de ensino-
aprendizagem e os jogos didáticos podem ser uma alternativa viável para auxiliar
tal aprendizagem. Este artigo tem como objetivo discutir as etapas do projeto,
produção, aplicação e avaliação da proposta do jogo Ludo Químico para o ensino da
tabela periódica, promovendo uma discussão sobre o impacto realizado pelo jogo
entre os alunos. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para
ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é uma
das causas do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia
utilizada pelo professor, ao transmitir os conteúdos.
PALAVRAS CHAVES: Jogos didáticos; Ludo Químico; Tabela Periódica
INTRODUÇÃO: Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (Brasil, 1998), a
Química, como componente curricular, é um instrumento de formação humana, um
meio para interpretar o mundo e interagir com a realidade. Entender os conteúdos
de Química não é fácil, principalmente quando o professor não tem uma
metodologia adequada para ministrar à teoria fazendo uma junção com a prática,
pois a química quando trabalhada de forma lúdica pode fazer com que o indivíduo
aprenda seus conteúdos brincando de forma dinâmica e interativa.
A busca por novas metodologias e estratégias de ensino para motivar a
aprendizagem, sendo acessíveis, modernas e de baixo custo, é sempre um desafio
para os professores (Rosa e Rossi, 2008; Brasil, 2006). O docente quando usa sua
criatividade, procurando meios para trabalhar em sala de aula motivando o
discente a estudar, ele faz com que o estudante aprimore seus conhecimentos.
Segundo Vygotsky (1989), acredita que os jogos didáticos surgem como uma
alternativa, pois incentivam o trabalho em equipe e a interação aluno-
professor; auxiliam no desenvolvimento do raciocínio e habilidades, além de
facilitar o aprendizado de conceitos.
Quando nos referimos ao ensino de Tabela Periódica no Ensino Médio é notado que
muitas vezes os professores transferem conhecimentos, deixando muitas vezes
lacunas no processo de aprendizagem do estudante. Segundo Freire (2002), ensinar
não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria
produção ou a sua construção. O aluno aprende melhor quando o docente procura
estabelecer teoria e prática, fazendo com que o conteúdo ministrado se torne
fácil de ser compreendido.
MATERIAL E MÉTODOS: A ideia da elaboração do jogo Ludo Químico da Tabela Periódica surgiu durante
uma conversação entre 01 (um) supervisor e 06 (seis) bolsistas do Projeto
“Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência” (PIBID), em uma das
primeiras reuniões periódicas realizadas em 2012. Este jogo foi elaborado para
ser oferecido aos alunos da primeira série da Escola Estadual Instituto Vivaldo
Pereira, onde este visa atuar como instrumentos de aprendizagem para que os
estudantes possam aprender o conteúdo “Tabela Periódica” brincando. Chegou-se
então a conclusão de que o Ludo Químico seria composto por 01 (um) tabuleiro com
60 (sessenta) casas numeradas em sequência, uma casa bônus onde os participantes
poderiam passar duas vezes e 01 (um) dado acompanhado com 04 (quatro) cones de
cores diferentes (Figura 01). Quatro equipes jogariam simultaneamente e venceria
a que atingisse primeiro a linha de chegada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo quando é aplicado no sentido de ensinar, praticar e compartilhar ideias se
torna um instrumento valioso para o crescimento do aluno. A ideia de elaborar o
ludo com perguntas sobre a tabela periódica busca desenvolver a compreensão do
individuo em relação ao conteúdo, buscando que os mesmo aprendam. Cabe salientar
que os jogos didáticos não são substitutos de outros métodos de ensino, mas sim é
uma ferramenta poderosa e motivadora para os alunos usufruir. Foi observado que os
jogos são uma opção em que o docente pode trabalhar em sala de aula e de grande
importância para os estudantes, pois quando eles estão envolvidos emocionalmente
na ação, torna-se mais fácil o processo de ensino e aprendizagem.
Figura 01. Estrutura do Ludo Químico.
CONCLUSÕES: Concluiu-se que os professores são capazes de elaborar meios que possibilitam o
aprendizado do aluno. Com a utilização do jogo Ludo, para ensinar aos alunos as
propriedades periódicas, observou-se que os mesmos se mostraram estimulados para
desenvolver a atividade. Percebeu-se que poucos foram às dificuldades encontradas
pelos alunos. Mediante pontos positivos e negativos, a realização do jogo ludo
contribuiu para a compreensão do conteúdo cientifico de forma prazerosa auxiliando
no processo de ensino e aprendizagem dos discentes.
AGRADECIMENTOS: Agradece ao CAPES pela a oportunidade de fazer parte do PIBID, onde a mesma
proporcionou a produção do artigo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Ministério da educação, Orientações Curriculares para o ensino médio, vol. 2 Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2008.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 10ª ed. São Paulo. Paz e Terra. 2002.
ROSA, M.I.P. e ROSSI, A.V. Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. Campinas: Átomo, 2008.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.