ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O LIVRO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE CONFRESA-MT
AUTORES: Lima, L.L. (IFMT) ; Lopes, V.S. (IFMT) ; Paula, W.S. (IFMT)
RESUMO: O propósito deste trabalho foi o de obter dados que demonstrassem a satisfação dos
alunos de duas
escolas públicas do município de Confresa-MT com o livro didático de química e ao
mesmo tempo fossem
coletadas informações que proporcionassem a identificação dos quesitos mais
relevantes em um livro de
química que poderiam ser utilizados como guia para formulação de um material
didático alternativo.
PALAVRAS CHAVES: Química; livro didático; ensino
INTRODUÇÃO: O livro didático disponibilizado para as escolas publicas do pais através do
PNLD (Programa Nacional do
Livro Didático) é uma ferramenta indispensável para auxiliar o professor no
processo de ensino
aprendizagem na maiorias das escolas do pais, trazendo em seu conteúdo os
componentes curriculares
das disciplina especificas de cada área, e com o livro de química não poderia
ser diferente, no entanto a
disciplina de química pela intrínseca e complexa compreensão de seus conceitos
condensa inúmeras
variáveis que dificultam a assimilação do material pelos alunos do ensino médio,
“O livro didático (LD),
por sua grande influência no processo de ensino-aprendizagem, apresenta
importante papel no ensino
formal e é a principal ferramenta utilizada por professores de ensino médio para
planejarem e
ministrarem suas aulas. ” (Sandra Maria de Oliveira Santos, Critérios para
Avaliação de livros didáticos
de química para o ensino médio, Brasilia-DF, 2006).
Nesse projeto de pesquisa ao invés de uma visão técnica de avaliação que
envolva os docentes,
procuramos compreender as dificuldades dos alunos e sua opinião quanto aos
aspectos que acham
mais relevantes no livro didático, utilizado por eles na disciplina de química e
desta forma identificar
suas maiores dificuldades e anseios para o material utilizado em sala de aula.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário distribuído
para os alunos do 3º ano de duas escolas públicas do município aqui
representadas por A e B, localizadas no município de Confresa-MT, a cerca de
1.165 Km da capital Cuiabá. O questionário utilizado versava sobre:
-O que os alunos pensam do livro didático;
-Dentre os seguintes pontos qual seria a relevância dos quesitos; tipo de
linguagem, figuras explicativas, exercícios e exemplos práticos do cotidiano;
-Freqüência da utilização do livro didático de química;
-Dificuldades de compreensão da disciplina;
-Sugestões para formulação de material didático que criem um ambiente de
aprendizagem.
Após a coleta dos dados iniciamos o processo de tabulação e analise, no
qual as questões de múltiplas escolhas foram lançadas em gráficos para facilitar
a interpretação e as descritivas minuciosamente analisadas e agrupas conforme
similaridade para obtenção de resultados concebíveis.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através da análise dos dados verificamos que 40% dos alunos da escola
A consideraram o livro didático de química bom, 36% regular, 17% ótimo e 7%
ruim, já na escola B, 57% consideraram o livro didático bom, 31% regular, 8%
ótimo e 4% ruim, não havendo discordância significativa entre as escolas.
Para analise de opinião dos alunos sobre o livro didático foram criados
quatro paramentos que deveriam ser classificados conforme melhor eficácia para
aprendizagem na opinião do aluno, conforme apresentado no gráfico 1.
Com relação a frequência com que o livro didático é utilizado,
averiguou-se junto as secretarias o número de aulas de química durante a semana
nas respectivas escolas, na A é ministrada apenas uma aula de química por semana
e na B duas aulas semanais, constatou-se que dos entrevistados na A, 23,91% dos
alunos declararam não fazer uso do livro durante a semana e 76,09% disseram
utiliza-lo 1(uma) vez por semana, na B 28,57% declararam utilizar o livro 1
(uma) vez na semana e 71,43% declararam utilizá-lo 2 (duas) vezes na semana.
No que diz respeito a dificuldade para compreender a disciplina, 67% dos
alunos da escola A tem dificuldades e 33% dizem não apresentar dificuldade, na
B, 73% dos alunos tem dificuldade ao passo que 27% não a tem, mais uma vez
observa-se a paridade dos dados com uma pequena variação. Na parte descritiva
foi constatado que 42% dos alunos da escola A, apresentam problemas com a
metodologia de ensino do professor e já na escola B, a maior dificuldade
constatada pela pesquisa com 67% diz respeito a compreensão do conteúdo.
Em referencia as sugestões para melhoria do material didático, foram
lançados unificados os resultados das duas escola apresentados no gráfico 2;
Grafico 1
Quesitos considerados mais relevantes no livro
Gráfico 2
Sugestões para formulação de material didático
CONCLUSÕES: A pesquisa demostrou que as escolas trazem um sincronismo. Na escola A os pontos
com maior número de insatisfação foram os exercícios e na escola B, os exemplos e
exercícios. No que tange as colaborações para formulação de um material que atenda
aos anseios dos alunos, os pontos que se destacaram foram a clareza da linguagem e
a aplicação do conteúdo no dia a dia, que é de grande valia para formulação de um
material didático alternativo que possa ser utilizado nas aulas de química,
atendendo a demanda dos alunos e servindo como indicador para tentar amenizar as
maiores dificuldades dos alunos.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Deus pelo presente da vida e imenso amor!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTOS, S. M. O. Critérios para avaliação de livros didáticos de química para o ensino médio. 2006. 235 f. Dissertação apresentada a banca examinadora como requisito parcial a obtenção do Titulo de Mestre em Ensino de Ciências – Área de Concentração da Universidade de Brasília. Brasilia-DF, 2006. [Orientador: Prof. Dr. Gerson de Souza Mól].
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDATICO – PNLD EM <http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-apresentacao> Acesso em: 27 de Jun. 2012.