ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O LIVRO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE CONFRESA-MT

AUTORES: Lima, L.L. (IFMT) ; Lopes, V.S. (IFMT) ; Paula, W.S. (IFMT)

RESUMO: O propósito deste trabalho foi o de obter dados que demonstrassem a satisfação dos alunos de duas escolas públicas do município de Confresa-MT com o livro didático de química e ao mesmo tempo fossem coletadas informações que proporcionassem a identificação dos quesitos mais relevantes em um livro de química que poderiam ser utilizados como guia para formulação de um material didático alternativo.

PALAVRAS CHAVES: Química; livro didático; ensino

INTRODUÇÃO: O livro didático disponibilizado para as escolas publicas do pais através do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) é uma ferramenta indispensável para auxiliar o professor no processo de ensino aprendizagem na maiorias das escolas do pais, trazendo em seu conteúdo os componentes curriculares das disciplina especificas de cada área, e com o livro de química não poderia ser diferente, no entanto a disciplina de química pela intrínseca e complexa compreensão de seus conceitos condensa inúmeras variáveis que dificultam a assimilação do material pelos alunos do ensino médio, “O livro didático (LD), por sua grande influência no processo de ensino-aprendizagem, apresenta importante papel no ensino formal e é a principal ferramenta utilizada por professores de ensino médio para planejarem e ministrarem suas aulas. ” (Sandra Maria de Oliveira Santos, Critérios para Avaliação de livros didáticos de química para o ensino médio, Brasilia-DF, 2006). Nesse projeto de pesquisa ao invés de uma visão técnica de avaliação que envolva os docentes, procuramos compreender as dificuldades dos alunos e sua opinião quanto aos aspectos que acham mais relevantes no livro didático, utilizado por eles na disciplina de química e desta forma identificar suas maiores dificuldades e anseios para o material utilizado em sala de aula.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário distribuído para os alunos do 3º ano de duas escolas públicas do município aqui representadas por A e B, localizadas no município de Confresa-MT, a cerca de 1.165 Km da capital Cuiabá. O questionário utilizado versava sobre: -O que os alunos pensam do livro didático; -Dentre os seguintes pontos qual seria a relevância dos quesitos; tipo de linguagem, figuras explicativas, exercícios e exemplos práticos do cotidiano; -Freqüência da utilização do livro didático de química; -Dificuldades de compreensão da disciplina; -Sugestões para formulação de material didático que criem um ambiente de aprendizagem. Após a coleta dos dados iniciamos o processo de tabulação e analise, no qual as questões de múltiplas escolhas foram lançadas em gráficos para facilitar a interpretação e as descritivas minuciosamente analisadas e agrupas conforme similaridade para obtenção de resultados concebíveis.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através da análise dos dados verificamos que 40% dos alunos da escola A consideraram o livro didático de química bom, 36% regular, 17% ótimo e 7% ruim, já na escola B, 57% consideraram o livro didático bom, 31% regular, 8% ótimo e 4% ruim, não havendo discordância significativa entre as escolas. Para analise de opinião dos alunos sobre o livro didático foram criados quatro paramentos que deveriam ser classificados conforme melhor eficácia para aprendizagem na opinião do aluno, conforme apresentado no gráfico 1. Com relação a frequência com que o livro didático é utilizado, averiguou-se junto as secretarias o número de aulas de química durante a semana nas respectivas escolas, na A é ministrada apenas uma aula de química por semana e na B duas aulas semanais, constatou-se que dos entrevistados na A, 23,91% dos alunos declararam não fazer uso do livro durante a semana e 76,09% disseram utiliza-lo 1(uma) vez por semana, na B 28,57% declararam utilizar o livro 1 (uma) vez na semana e 71,43% declararam utilizá-lo 2 (duas) vezes na semana. No que diz respeito a dificuldade para compreender a disciplina, 67% dos alunos da escola A tem dificuldades e 33% dizem não apresentar dificuldade, na B, 73% dos alunos tem dificuldade ao passo que 27% não a tem, mais uma vez observa-se a paridade dos dados com uma pequena variação. Na parte descritiva foi constatado que 42% dos alunos da escola A, apresentam problemas com a metodologia de ensino do professor e já na escola B, a maior dificuldade constatada pela pesquisa com 67% diz respeito a compreensão do conteúdo. Em referencia as sugestões para melhoria do material didático, foram lançados unificados os resultados das duas escola apresentados no gráfico 2;

Grafico 1

Quesitos considerados mais relevantes no livro

Gráfico 2

Sugestões para formulação de material didático

CONCLUSÕES: A pesquisa demostrou que as escolas trazem um sincronismo. Na escola A os pontos com maior número de insatisfação foram os exercícios e na escola B, os exemplos e exercícios. No que tange as colaborações para formulação de um material que atenda aos anseios dos alunos, os pontos que se destacaram foram a clareza da linguagem e a aplicação do conteúdo no dia a dia, que é de grande valia para formulação de um material didático alternativo que possa ser utilizado nas aulas de química, atendendo a demanda dos alunos e servindo como indicador para tentar amenizar as maiores dificuldades dos alunos.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Deus pelo presente da vida e imenso amor!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTOS, S. M. O. Critérios para avaliação de livros didáticos de química para o ensino médio. 2006. 235 f. Dissertação apresentada a banca examinadora como requisito parcial a obtenção do Titulo de Mestre em Ensino de Ciências – Área de Concentração da Universidade de Brasília. Brasilia-DF, 2006. [Orientador: Prof. Dr. Gerson de Souza Mól].
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDATICO – PNLD EM <http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-apresentacao> Acesso em: 27 de Jun. 2012.