ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COMO ESTÍMULO PARA
INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO
AUTORES: Oliveira, B.E.D. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS ZÉ DOCA) ; Furtado, J.P. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS ZÉ DOCA) ; Lorenzo, V.P. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS ZÉ DOCA)
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo inserir, ao planejamento pedagógico, metodologias que proporcionem aos estudantes um conhecimento teórico-prático da disciplina de Química e contribuam para a iniciação da investigação científica no 1º ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi: visita ao laboratório de química do IFMA/Campus Zé Doca, realização de experimentos, apresentação de palestras e adaptação de materiais alternativos para realização das práticas. Ao decorrer das práticas os alunos se mostraram muito estimulados associando os conhecimentos adquiridos em sala de aula aos experimentos, onde despertaram interesse pela investigação científica. A pesquisa proporcionou um maior incentivo aos discentes e motivou os professores a inserirem em suas aulas, práticas experimentais.
PALAVRAS CHAVES: práticas experimentais; ensino de química; investigação científica
INTRODUÇÃO: O ensino de Química nas escolas públicas de ensino médio está limitado a simples transmissão dos saberes, teorias e conhecimentos gerais, sem, contudo, formular alternativas de ensino que possam melhorar a absorção do conhecimento e o rendimento escolar e, esta disciplina, como uma ciência exata, requer a necessidade de atividades práticas como intuito de comprovar o que é estudado em teoria elucidando os fatos. Há também uma necessidade de que sejam aplicadas, em sala de aula, metodologias alternativas que visem ampliar o pensamento dos discentes sobre a importância do estudo dessa disciplina construindo uma relação de ensino-aprendizagem significativa e consistente.
No entanto essa metodologia não deve ser pautada nas aulas experimentais como “receita de bolo”, em que os aprendizes recebem um roteiro para seguir e devem obter o resultado que o professor espera, tampouco apetecer que o conhecimento seja construído pela mera observação. (GUIMARÃES, 2009)
A promoção do conhecimento químico em escala mundial, nestes últimos quarenta anos, incorporou novas abordagens, objetivando a formação de futuros cientistas, de cidadãos mais conscientes e também o desenvolvimento de conhecimentos aplicáveis ao sistema produtivo, industrial e agrícola.(BRASIL, 2002)
Cabe ressaltar que, as abordagens dos conteúdos precisam estar articuladas no âmbito do currículo escolar. Assim sendo, é preciso possibilitar a reflexão crítica sobre a prática. [...] o estudo de química através de seus conteúdos possibilita ao ser humano o desenvolvimento de uma visão crítica do mundo que o cerca, podendo analisar, compreender e utilizar este conhecimento no cotidiano, tendo condições de perceber e interferir em situações que contribuem para sua qualidade de vida. (ZANETONI, 2008)
MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente, o grupo de pesquisa propôs aos professores a realização de uma visita, com os alunos do 1º ano do ensino médio, ao laboratório de química do IFMA campus zé doca. Também foi ministrada aos alunos, uma palestra de instrução de segurança em laboratórios. Em seguida os alunos foram divididos em 3 grupos (com 10 pessoas cada) para acompanhamento de duas práticas experimentais. Para a prática 1 – determinação do teor de álcool na gasolina – foram utilizados materiais do próprio laboratório do IFMA (proveta 100ml, pisseta, água destilada e gasolina) contextualizando o tema misturas homogêneas e heterogêneas. Para a prática 2 – corrosão de metais utilizando produtos de limpeza – foram utilizados materiais alternativos como: forma de gelo, arruelas de metal, produtos de limpeza presentes no cotidiano do aluno, relacionado-os à oxidação de materiais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a visita ao laboratório de química do Instituto Federal do Maranhão – Campus Zé Doca, os discentes, mostraram bastante interesse no decorrer da apresentação dos equipamentos e participaram ativamente da palestra ministrada pelos discentes graduandos em química do IFMA-Campus Zé Doca. Após a divisão dos grupos para realização e acompanhamento dos experimentos, o grupo de pesquisa instigou os alunos a questionarem os acontecimentos por eles observados, confrontando com os conteúdos estudados em sala de aula. Notou-se que, por meio das atividades práticas, os alunos participantes demonstraram maior interesse pela disciplina, pois puderam contextualizar o conhecimento teórico com metodologias que elucidaram melhor os acontecimentos através da experimentação, conduzindo-os tanto ao estudo sistemático como a uma investigação cientifica dos fatos. Os resultados dos acompanhamentos dos experimentos foram expostos pelo alunos na forma de apresentação oral para os professores da escola, como substituição da tradicional avaliação mensal.
CONCLUSÕES: Com os resultados desta pesquisa, foi possível observar a importância da introdução à experimentação química como uma metodologia alternativa para iniciação científica, bem como, o estímulo à continuidade dos estudos e o aumento do rendimento escolar. Muitos alunos alegaram ter entendido melhor os assuntos após as atividades práticas, e que a química, não é de todo uma disciplina complicada e sim mal contextualizada no cotidiano. Discentes que planejavam “parar de estudar quando concluíssem o ensino médio, decidiram por continuar a vida acadêmica procurando ingressar no ensino superior.”
AGRADECIMENTOS: Ao IFMA – Campus Zé Doca, aos professores e alunos que colaboraram com a pesquisa e a todos que contribuíram, para realização deste trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da educação (MEC).Parâmetros Curriculares Nacional – PCN – Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2002. Disponível em: <portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf> acesso em: 11 maio 2012.
GUIMARÃES, Cleidson Carneiro. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, Vol. 31, N° 3, AGOSTO 2009. Disponível em: <qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/08-RSA-4107.pdf> acesso em: 11 maio 2012.
ZANETONI, V. A. L.; BATALINI, C. .Experimentação nas aulas de química como espaço de investigação e reflexão no ensino contextualização. In: Semináriode Educação Cuiabá/MT, 2008. Disponível em:< http://www.ie.ufmt.br/semiedu2008/gts/gt4/Poster/VALERIA%20APARECIDA%20LANZONI%20ZANETONI.pdf> Acesso em: 11 maio 2012.