ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Ensino de Eletroquímica: Proposta de experimentos envolvendo reações de Oxido-Redução

AUTORES: Agostinho, S.M.L. (INSTITUTO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; Bertelli Ferraro, B. (ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

RESUMO: Reações de transferência de carga ocupam um lugar muito importante entre as transformações químicas, com implicações nos setores industrial, social, ambiental e econômico. Por esta razão, o ensino de eletroquímica deve ser estimulado entre os estudantes de ensino médio e de graduação nas áreas de exatas e da saúde. Experimentos envolvendo reações de Oxido-Redução são propostos com os seguintes objetivos: despertar nos estudantes o interesse pelas transformações de óxido- redução; permitir, a partir da experimentação, que eles sejam capazes de descrever as transformações químicas na forma de equações; ensinar-lhes, sempre que possível, o emprego das equações iônicas quando íons (cátions e ânions) são reagentes ou produtos; enfatizar a importância prática destes conhecimentos.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Eletroquímica; Reações de Oxido-Redução; Aula Experimental

INTRODUÇÃO: As transformações químicas de óxido-redução se destacam como processos difíceis de serem descritos por muitos estudantes de ensino médio e de graduação. As dificuldades se acentuam quando há necessidade de descrever estes processos, quando envolvem íons, na forma de equação iônica, e mais ainda, quando os estudantes são obrigados a separar o processo em semi-reações de redução e de oxidação. É importante enfatizar que a separação de uma equação de óxido-redução em duas semi-equações, uma delas representando o processo de oxidação, e a outra o processo de redução, se faz necessária por diferentes razões: a atuação do oxidante e do redutor é independente; como decorrência, as semi-equações podem ser generalizadas para descrever processos dos mais diversos, isto é, um mesmo oxidante pode atuar sobre diferentes redutores e a sua ação ser descrita pela mesma semi-equação, o mesmo aplicando-se para o redutor (ATKINS, 2008); o conhecimento das semi-equações permite a determinação quantitativa de propriedades termodinâmicas do sistema tais como os cálculos de potencial de eletrodo, a determinação da espontaneidade da reação, cálculos de constantes de equilíbrio (PILLA, 1979); o conhecimento destes processos de óxido-redução separadamente através das semi-equações permite um melhor entendimento da cinética dos processos de eletrodo (BRETT et al., 1996). O objetivo do trabalho é propor experimentos envolvendo diferentes reações de óxido-redução, dando ênfase às suas evidências, sua representação na forma de semi-equações, a importância das suas generalizações e a aplicação prática das mesmas.

MATERIAL E MÉTODOS: Experimentos: I: Reação entre íons de Cu(II) e Zn metálico. Reagentes: Solução de CuSO4 0,1 M e chapas finas de Zn metálico. Material: Tubos de ensaio, palha de aço. Método: Lixar as chapas. Colocar cerca de 2 mL da solução de CuSO4 no tubo de ensaio. Fazer a imersão da chapa nesta solução. Observar e anotar; descrever a transformação química na forma de semi-equações iônicas. II: Reação entre Água e Magnésio metálico. Reagentes: Água destilada, solução de indicador fenolftaleína e folhas de Magnésio metálico. Material: Tubos de ensaio, palha de aço. Método: Lixar as folhas de magnésio. Colocar cerca de 5 mL da solução de água destilada no tubo de ensaio. Fazer a imersão da folha de magnésio nesta solução. Observar. Adicionar 3 a 5 gotas da solução de fenolftaleína e observar a superfície do metal. Observar, anotar e descrever as transformações na forma de semi-equações iônicas. III: Oxidação do Alumínio Reagentes: Solução aquosa de HCl 6,0 M , solução de NaOH 2,0 M, papel alumínio. Material: Dois tubos de ensaio. Método: Adicionar ao tubo de ensaio 1, 5 mL de solução de HCl e ao tubo 2, 5 mL de NaOH. Cortar o alumínio em partes de 1 cm x 1 cm. Adicionar a cada tubo cerca de 4 amostras. Observar e anotar. Descrever as transformações na forma de semi- equações iônicas. IV: Água Oxigenada, Redutora ou Oxidante? Reagentes: Água oxigenada a 3 volumes, KMNO4 0,01 M , Solução aquosa de ácido sulfúrico 1 M e KI 0,1 M. Material: Dois Tubos de ensaio, frascos conta-gotas. Método: Colocar no tubo de ensaio 1, 5 mL da solução de KMNO4. Adicionar 5 gotas do ácido, e 15 gotas de água oxigenada. Observar, anotar e descrever com semi-equações. Repetir o procedimento no tubo 2, substituindo o permanganato e o ácido por KI.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Experimento 1: Observa-se a formação de um depósito marrom-escuro sobre o zinco, referente à deposição de cobre metálico finamente dividido, evidenciando a reação de oxido- redução. Importância: As semi-reações de oxidação e redução são gerais, isto é, quando o zinco se oxidar a íon zinco, qualquer que seja o oxidante, a reação será a mesma; o mesmo se aplica à redução do íon Cu(II). Aplicação: construção da Pilha de Daniell. Experimento 2: A reação é lenta em pH 7, mas a presença da fenolftaleína mostra que o pH na superfície do magnésio se eleva, surgindo a cor vermelha que caracteriza o indicador em meio alcalino, evidenciando a redução da água a hidrogênio. Importância: Mostrar que a água pode atuar como oxidante. Aplicação: Utilização do magnésio na proteção catódica. Experimento 3: Observa-se que o alumínio reage nos dois meios, produzindo íons diferentes e ambos solúveis. Importância: Evidenciar o caráter anfótero do alumínio. Aplicação: Versatilidade do alumínio para ser reciclado. Experimento 4: Verifica-se no tubo 1 que a solução de permanganato é descorada pela água oxigenada, com liberação de gás e que no tubo 2, a solução de incolor passa a castanho avermelhado, evidenciando no primeiro caso a redução do íon permanganato e no segundo, a oxidação do iodeto. Importância: A água oxigenada pode atuar como oxidante ou como redutora e é uma substância não poluidora. Aplicação: Verificar outras substâncias químicas que apresentem o mesmo comportamento e o que elas têm em comum (a exemplo, o Cloro).



Semi-equações iônicas de cada experimento.

CONCLUSÕES: É possível, a partir de experimentos simples e de baixo custo, fornecer subsídios para os estudantes de ensino médio e de graduação se familiarizarem com reações de óxido-redução. Os experimentos desenvolvidos, por serem ricos em conceitos, podem ser úteis em disciplinas de química geral e de eletroquímica básica. A relação estabelecida entre o experimento e a sua aplicabilidade pode promover o interesse do estudante pela eletroquímica. Experimentos desta natureza podem ser explorados em cursos de extensão para professores de ensino médio, que venham a aplicá-los em suas aulas de laboratório.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: P. W. Atkins e J. de Paula, Físico-Química, 8a. ed., LTC, Rio de Janeiro, 2008.
L. PILLA - Físico-Química, Livros Técnicos e Científicos, Editora S/A, Rio de Janeiro, 1979.
Brett, A.M.; Brett, C.M.A. – Eletroquímica: Princípios, Métodos e Aplicações, Almedina, Coimbra, 1996.