ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O USO E EFICIÊNCIA DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: de Souza Filho, A.C.F. (UECE) ; Liberato, M.C.T.C. (UECE) ; Bezerra, P.F. (UECE) ; Cordeiro, S.A. (UECE) ; Filho, M.A.F.C. (UECE) ; Machado, V.B. (UECE) ; Silva, M.M.O. (UECE)
RESUMO: O presente trabalho busca enfatizar a eficiência do uso de metodologias lúdicas na
dinâmica e socialização de conhecimentos nas aulas de Química. A metodologia
lúdica aplicada é a de elaboração e aplicação de jogos didáticos abordando
conteúdos de Química, juntamente com informações sobre as consequências
fisiológicas e sociais do uso de drogas de abuso, que é uma problemática social
agravante e em constante crescimento principalmente entre adolescentes e jovens. O
emprego de jogos didáticos atua como uma ferramenta alternativa de dinamização e
descontração nas aulas, relacionando teorias e conteúdos científicos com o
cotidiano dos alunos.
PALAVRAS CHAVES: drogas; ensino de química; jogos educativos
INTRODUÇÃO: Atualmente, em decorrência da carência de materiais didáticos e metodologias
mais contextualizadas, o ensino de Química vem se tornando uma
tarefa difícil para alguns docentes. Em virtude dessa problemática, busca-se
elaborar métodos facilitadores e motivadores para que os conteúdos sejam
transmitidos e assimilados da melhor forma possível pelos alunos. Tendo a
finalidade principal de atingir tal objetivo, o presente trabalho utiliza como
artifício didático, a aplicação de jogos educativos na sala de aula. Esses
jogos, além de dinamizar e tornar o ambiente das aulas de Química mais agradável
relacionam os conteúdos com uma problemática social, no caso o consumo de drogas
por jovens e adultos. O jogo busca conscientizar sobre as consequências causadas
por essas substancias enfatizando situações do cotidiano e respostas do
organismo. Lisboa, (2010) afirma que o ensino de Química contribui de maneira
eficaz para o pleno exercício da cidadania apenas quando é possível levar os
alunos a relacionar conceitos científicos entre si e com suas implicações
socioeconômicas, culturais, ambientais e tecnológicas. Fatores Sociais, como a
dificuldade de acesso à Educação, e fatores político-conjunturais, como o
desemprego crescente na população, apresentam também um peso enorme na
determinação do abuso de drogas. A falta de perspectiva individual e coletiva,
raízes do descontentamento, gera a violência crescente em todos os níveis, em
especial a violência urbana (FRANCISCHI, 2005). Em consequência dos altos
índices estatísticos que demonstram a quantidade de jovens e adultos, que
ingressam no mundo das drogas torna-se urgente necessário elaborar meios para
informar e conscientizar sobre as consequências psicossociais causadas pelo uso
excessivo dessa substâncias.
MATERIAL E MÉTODOS: O jogo consiste em relacionar as propriedades Químicas, Físicas, e
características dos elementos químicos da tabela periódica, e alguns
conhecimentos básicos de Química, com a classificação das drogas, suas
estruturas químicas, sintomas, ação e consequências das mesmas no metabolismo
humano. O presente jogo é constituído de um tabuleiro representado pela tabela
periódica; Uma roleta com números de 1 a 18 que representam os grupos da tabela
periódica; Envelopes contendo perguntas referentes a cada grupo da tabela
periódica e perguntas básicas sobre o conteúdo de Química em geral; Um dado e
cartões, onde os jogadores registram e assinalam as informações sobre
determinada droga. O jogo pode ter, até no máximo cinco jogadores; Inicialmente,
cada jogador sorteia, na roleta seu respectivo grupo da tabela periódica, cada
grupo será representado por uma droga; para o jogador identificar a droga que
representa seu grupo, terá que responder perguntas sobre o mesmo e seus
elementos; a medida que o jogador acerta as perguntas, ele terá o direito de
receber uma dica da droga que representa seu grupo; ele irá lançar um dado e
dependendo do numero que sair, terá uma dica correspondente. Se o jogador errar
a chance passa para o jogador seguinte, e assim por diante. O jogador que
descobrir primeiro a droga que representa seu grupo da tabela periódica será
considerado vencedor.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A eficácia e contribuição do uso de jogos didáticos no desenvolvimento cognitivo
e
intelectual de discentes foi comprovada com a aplicação do presente jogo em
turmas
de alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede publica Estadual do Ceará; além
da
utilização em alunos da graduação do curso de Química da Universidade Estadual
do
Ceará. Durante a aplicação dos jogos foi observado interesse e entusiasmo por
parte dos alunos, inicialmente pela novidade, mas também pela problemática
social
abordada nos jogos, muito presente e infelizmente atuante no cotidiano de muitos
alunos. Foram aplicados questionários para analisar a opinião e aceitação dos
jogos por parte dos alunos. Os resultados do Questionário aplicado estão a
seguir:
Gráfico 2
Gráfico 1
CONCLUSÕES: Após a reação e análise do rendimento dos alunos em relação ao uso do
jogo didático, torna-se necessário que o docente utilize e aperfeiçoe
constantemente métodos e técnicas que possibilitem melhorar cada vez mais a
relação entre aluno–professor, facilitando em tal relação a troca de
conhecimentos com maior probabilidade de obter um maior rendimento. Após a
análise dos dados coletados nos questionários aplicados durante a oficina
observou-se que 40% dos alunos classificaram a mesma como interessante e 45%
classificaram a aplicação de jogos didáticos na aula de Química como interessante.
AGRADECIMENTOS: UECE - Universidade Estadual do Ceará.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FRANCISCHI, J. N. de A Farmacologia em nossa vida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. 137 p.
LISBOA, J. C. F. Química, 1º ano, Ensino Médio. 1. Ed. São Paulo: Edições SM. 2010.