ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO:  O USO E EFICIÊNCIA DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES:  de Souza Filho, A.C.F. (UECE)  ; Liberato, M.C.T.C. (UECE)  ; Bezerra, P.F. (UECE)  ; Cordeiro, S.A. (UECE)  ; Filho, M.A.F.C. (UECE)  ; Machado, V.B. (UECE)  ; Silva, M.M.O. (UECE)
RESUMO:  O presente trabalho busca enfatizar a eficiência do uso de metodologias lúdicas na 
dinâmica e socialização de conhecimentos nas aulas de Química.  A metodologia 
lúdica aplicada é a de elaboração e aplicação de jogos didáticos abordando 
conteúdos de Química, juntamente com informações sobre as consequências 
fisiológicas e sociais do uso de drogas de abuso, que é uma problemática social 
agravante e em constante crescimento principalmente entre adolescentes e jovens. O 
emprego de jogos didáticos atua como uma ferramenta alternativa de dinamização e 
descontração nas aulas, relacionando teorias e conteúdos científicos com o 
cotidiano dos alunos.
PALAVRAS CHAVES:  drogas; ensino de química; jogos educativos
INTRODUÇÃO:  Atualmente, em decorrência da carência de materiais didáticos e metodologias 
mais contextualizadas, o ensino de Química vem se tornando uma 
tarefa difícil para alguns docentes. Em virtude dessa problemática, busca-se 
elaborar métodos facilitadores e motivadores para que os conteúdos sejam 
transmitidos e assimilados da melhor forma possível pelos alunos. Tendo a 
finalidade principal de atingir tal objetivo, o presente trabalho utiliza como 
artifício didático, a aplicação de jogos educativos na sala de aula. Esses 
jogos, além de dinamizar e tornar o ambiente das aulas de Química mais agradável 
relacionam os conteúdos com uma problemática social, no caso o consumo de drogas 
por jovens e adultos. O jogo busca conscientizar sobre as consequências causadas 
por essas substancias enfatizando situações do cotidiano e respostas do 
organismo. Lisboa, (2010) afirma que o ensino de Química contribui de maneira 
eficaz para o pleno exercício da cidadania apenas quando é possível levar os 
alunos a relacionar conceitos científicos entre si e com suas implicações 
socioeconômicas, culturais, ambientais e tecnológicas. Fatores Sociais, como a 
dificuldade de acesso à Educação, e fatores político-conjunturais, como o 
desemprego crescente na população, apresentam também um peso enorme na 
determinação do abuso de drogas. A falta de perspectiva individual e coletiva, 
raízes do descontentamento, gera a violência crescente em todos os níveis, em 
especial a violência urbana (FRANCISCHI, 2005). Em consequência dos altos 
índices estatísticos que demonstram a quantidade de jovens e adultos, que 
ingressam no mundo das drogas torna-se urgente necessário elaborar meios para 
informar e conscientizar sobre as consequências psicossociais causadas pelo uso 
excessivo dessa substâncias.
MATERIAL E MÉTODOS:  O jogo consiste em relacionar as propriedades Químicas, Físicas, e 
características dos elementos químicos da tabela periódica, e alguns 
conhecimentos básicos de Química, com a classificação das drogas, suas 
estruturas químicas, sintomas, ação e consequências das mesmas no metabolismo 
humano. O presente jogo é constituído de um tabuleiro representado pela tabela 
periódica; Uma roleta com números de 1 a 18 que representam os grupos da tabela 
periódica; Envelopes contendo perguntas referentes a cada grupo da tabela 
periódica e perguntas básicas sobre o conteúdo de Química em geral; Um dado e 
cartões, onde os jogadores registram e assinalam as informações sobre 
determinada droga. O jogo pode ter, até no máximo cinco jogadores; Inicialmente, 
cada jogador sorteia, na roleta seu respectivo grupo da tabela periódica, cada 
grupo será representado por uma droga; para o jogador identificar a droga que 
representa seu grupo, terá que responder perguntas sobre o mesmo e seus 
elementos;  a medida que o jogador acerta as perguntas, ele terá o direito de 
receber uma dica da droga que representa seu grupo; ele irá lançar um dado e 
dependendo do numero que sair, terá uma dica correspondente. Se o jogador errar 
a chance passa para o jogador seguinte, e assim por diante. O jogador que 
descobrir primeiro a droga que representa seu grupo da tabela periódica será 
considerado vencedor.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:  A eficácia e contribuição do uso de jogos didáticos no desenvolvimento cognitivo 
e 
intelectual de discentes foi comprovada com a aplicação do presente jogo em 
turmas 
de alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede publica Estadual do Ceará; além 
da 
utilização em alunos da graduação do curso de Química da Universidade Estadual 
do 
Ceará. Durante a aplicação dos jogos foi observado interesse e entusiasmo por 
parte dos alunos, inicialmente pela novidade, mas também pela problemática 
social 
abordada nos jogos, muito presente e infelizmente atuante no cotidiano de muitos 
alunos. Foram aplicados questionários para analisar a opinião e aceitação dos 
jogos por parte dos alunos. Os resultados do Questionário aplicado estão a 
seguir:
Gráfico 2

Gráfico 1

CONCLUSÕES:  Após a reação e análise do rendimento dos alunos em relação ao uso do 
jogo didático, torna-se necessário que o docente utilize e aperfeiçoe 
constantemente métodos e técnicas que possibilitem melhorar cada vez mais a 
relação entre aluno–professor, facilitando em tal relação a troca de 
conhecimentos com maior probabilidade de obter um maior rendimento. Após a 
análise dos dados coletados nos questionários aplicados durante a oficina 
observou-se que 40% dos alunos classificaram a mesma como interessante e 45% 
classificaram a aplicação de jogos didáticos na aula de Química como interessante.
AGRADECIMENTOS:  UECE - Universidade Estadual do Ceará.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:  FRANCISCHI, J. N. de A Farmacologia em nossa vida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. 137 p.
LISBOA, J. C. F. Química, 1º ano, Ensino Médio. 1. Ed. São Paulo: Edições SM.  2010.
