ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS NAS AULAS DE QUÍMICA
AUTORES: Bezerra, P.F. (UECE) ; Liberato, M.C.T.C. (UECE) ; Cordeiro, S.A. (UECE) ; de Souza Filho, A.C.F. (UECE) ; Filho, M.A.F.C. (UECE) ; Machado, V.B. (UECE) ; Silva, M.M.O. (UECE)
RESUMO: Problemática presente no nosso dia a dia, o consumo de drogas lícitas e ilícitas
vem crescendo entre os jovens, e suas consequências propiciam diversos problemas
sociais dentre eles o aumento da violência e até mesmo a destruição de vidas.Os
PCNEM orienta o professor a encontrar uma forma de contemplar através do Ensino de
Química as exigências do mundo contemporâneo. Com o objetivo de ensinar Química de
uma maneira mais dinâmica, interativa e divertida e ao mesmo tempo trabalhar essa
problemática das drogas, conscientizando e informando sobre suas consequências,
foram criados jogos para a aplicação nas aulas de Química.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química; jogos educativos; drogas
INTRODUÇÃO: A Química é uma disciplina que pode servir de instrumento na formação humana
levando o educando a interpretar o mundo interagindo com a realidade(BRASIL,
1999). É provável que a Química dispute com a Matemática o título de disciplina
mais rejeitada no ensino médio. Mudar essa realidade seria introduzir no ensino
de Química a contextualização com fatos e vivencias do aluno em seu cotidiano.
Já que seu ensino forma um elo entre a realidade da escola e a vida fora dela.
Chassot (2004),diz que é necessário lutar por um ensino de Química que ofereça
uma efetiva consciência de cidadania, independência de pensamento e capacidade
crítica. O consumo de drogas é algo presente no dia a dia da sociedade atual.O
abuso de drogas é definido resumidamente como a administração de drogas sem
supervisão médica por motivos não relacionados à saúde.O abuso de drogas tem
também uma conotação de prejuízo à sociedade, mesmo quando se trata de drogas
lícitas como o álcool e o tabaco(LONGENECKER, 1998).Em dezembro de 2011, a
presidente Dilma Roussef lançou o plano “Crack, é possível vencer”,sendo uma das
ações do mesmo a criação das chamadas Unidades de Acolhimento,organizadas em
duas modalidades:adulto e infanto-juvenil.Especialistas no assunto defendem que
o crack precisa ser debatido nas escolas.No entanto,os docentes não estão
preparados para lidar com a questão das drogas nas escolas.A preparação de
professores, que têm contato diário com jovens,é essencial para um trabalho
preventivo. O Grupo de Estudos sobre Drogas de Abuso do Curso de Licenciatura em
Química da Universidade Estadual do Ceará,tem buscado criar jogos que liguem o
assunto das drogas com a disciplina de Química.O objetivo desse trabalho foi a
criação de um jogo para aplicação em aulas de Química para alunos do Ensino
Médio.
MATERIAL E MÉTODOS: O jogo “Batalha Contra as Drogas” é constituído por um tabuleiro, que representa
a tabela periódica, onde ocorrerá toda a movimentação e onde localizam-se 6
drogas em 6 elementos químicos diferentes. Cada jogador terá, em 1 rodada, a
chance de acertar o elemento onde encontra-se determinada droga, o jogo
acompanha 3 pinos, usados para localizar o palpite dos jogadores, por exemplo:
família 1A, segundo período: elemento Lítio, completando o jogo temos, 60
cartas- perguntas sobre os diversos elementos da tabela, no exemplo apresentado
o elemento Lítio. Dos 6 elementos escolhidos, cada um terá 10 perguntas, a cada
acerto das cartas-perguntas dará ao jogador o direito de receber uma dica sobre
qual droga está marcada nesse elemento. Serão entregues 3 cartas, uma para cada
jogador, para as anotações das dicas, essa carta só será preenchida caso o
jogador acerte a pergunta sobre o elemento químico onde encontra-se a droga.
Vence o jogador que acertar qual droga encontra-se no elemento químico
correspondente. Para a realização do jogo será necessário conhecimentos básicos
dos elementos e da tabela periódica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo foi aplicado em um grupo de alunos do Ensino Médio da rede Estadual Pública
do Estado do Ceará. Com o método utilizado foi observado um ambiente descontraído
entre os alunos e professores, mas ao mesmo tempo trouxe para a sala de aula
discussões sobre o assunto e dos conhecimentos adquiridos depois de sua aplicação.
Foi observado também, que os alunos apresentaram uma maior curiosidade nos
assuntos abordados pelo jogo. Consequentemente o método contribuiu para o
aprendizado de forma prazerosa e de fácil entendimento.
CONCLUSÕES: A elaboração e o uso de jogos lúdicos proporcionou uma maior interação entre aluno
e professor. Foi um método facilitador para o entendimento da Química nas salas de
aula e uma maneira diferente de abordar a problemática do uso de drogas
conscientizando e alertando os alunos sobre suas consequências.
AGRADECIMENTOS: UECE - Universidade Estadual do Ceará
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHASSOT, A. Para que(m) é útil o ensino? 2ª ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2004. 172p. LONGENECKER, G. L. Como Agem as Drogas. Editora Quark do Brasil Ltda. São Paulo, SP. 1998. 145p.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999.