ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Formação continuada de professores de Química que atuam no Ensino Médio de São Luís - Maranhão

AUTORES: Silva, S.S. (UFMA) ; Prazeres, G.M.P. (UFMA)

RESUMO: O trabalho investiga a formação continuada de professores de Química que ministram aulas no Ensino Médio, em Município de São Luís- MA. Foi realizado levantamento sobre a situação da formação dos profissionais de Química que atuam do ensino médio, os processos de formação regular no ambiente de trabalho, analisar cmo os profissionais buscam formação para melhoria de seu trabalho.

PALAVRAS CHAVES: Formação Continuada; Ensino de Química; Ensino Médio

INTRODUÇÃO: O ensino de química é fundamental para que os indivíduos integrem a sociedade de forma mais ativa e consciente. Portanto os professores de Química precisam levar para os estudantes formas que desenvolvam o raciocínio e a interação e então a construção de soluções para os problemas que se apresentam. As constantes atualizações possibilitam aos profissionais da educação mais consistência e embasamento para toda sua vida profissional (1,2). Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento sobre a situação da formação dos profissionais de Química que atuam do ensino médio em São Luís, Maranhão e ainda verificar se existem processos de formação regular no ambiente de trabalho, analisar se os profissionais buscam algum tipo de formação para melhoria de seu trabalho e comparar a formação dos profissionais de educação na área de Química das escolas de ensino médio da cidade de São Luis – MA.

MATERIAL E MÉTODOS: Seleção do universo pesquisado Foram entrevistados professores de escolas de ensino médio de São Luís – MA, da rede pública (estadual e federal) e particular. As escolas estão localizadas em diferentes pontos da cidade: no centro, em bairros periféricos e zona rural. No total foram selecionadas 25 escolas. Destas, 19 estão localizadas na zona urbana e 6 na zona rural, sendo que 17 são escolas públicas e 8 escolas da rede privadas. Instrumento utilizado na pesquisa A coleta dos dados foi feita utilizando-se um questionário constituído de 10 questões subjetivas que permite a livre expressão do entrevistado. Os questionários foram deixados com os professores e recebidos posteriormente. Análise dos resultados Após a coleta dos questionários, foram realizadas as análises dos depoimentos visando conhecer opiniões, pontos de vista dos informantes sobre formação continuada. Como os questionários são subjetivos, foram combinadas análises quantitativas e qualitativas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Professores de 25 escolas (19 urbanas e 6 na zona rural, sendo que 17 são públicas e 8, privadas) responderam aos questionários (60% e escolas públicas e 40% de escolas particulares). A maioria dos professores que respondeu aos questionários é formada em Química Licenciatura e/ou bacharelado. Vários destes cursaram uma pós-graduação. 8% dos pesquisados são formados em outros cursos, mas ministram aulas de Química. Estes resultados mostram que uma parcela significativa de profissionais não habilitados exerce o magistério de Química. A maioria dos professores quando respondeu sobre a seu processo de formação superior indicou um distanciamento entre cursos de licenciatura e as exigências do Ensino Médio que se confrontaram no mercado de trabalho. Para a maioria os professores entrevistados a formação continuada é um processo contínuo de atualização e aprofundamento do conhecimento que envolve leituras, cursos de pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento oferecidos “pelo governo” tanto na área de conhecimento que o professor ministra aulas como em outras áreas relacionadas. Na visão destes professores a formação continuada está intimamente relacionada com a melhoria da qualidade de ensino e com o desenvolvimento da carreira profissional. Os professores foram perguntados como a escola em que trabalham pensa a questão da formação continuada dos profissionais da educação. A resposta mais comum é que as escolas não têm um projeto ou programa de formação para com seus profissionais. Os professores que participaram da pesquisa tem a preocupação de se aperfeiçoarem, de melhorar sua vida profissional dentro da sala de aula, pois, eles em suas respostas, disseram que participam de vários cursos, palestras, seminários, que valorizam sua atuação profissional.

CONCLUSÕES: 1)A maioria dos professores que ministram aulas de Química no Ensino Médio de São Luís é formada por professores licenciados em Química. Uma pequena, mas significativa quantidade de profissionais de outras áreas ministra aulas de Química. 2) A maioria dos profissionais entrevistados possui algum tipo de pós- graduação e regularmente participa de congressos, cursos de formação, seminários e lê revistas da área e usa muito a internet para pesquisar.3)A formação superior recebida pelos entrevistados não atende às novas demandas da educação básica.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: (1)MALDANER, Otavio Aloísio. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Ijuí : Ed. Unijuí, 2000.

(2)MARQUES, Mario Osorio. Formação do Profissional da Educação. Ijuí: Editora UNIJUI, 2000.