ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Formação continuada de professores de Química que atuam no Ensino Médio de São Luís - Maranhão
AUTORES: Silva, S.S. (UFMA) ; Prazeres, G.M.P. (UFMA)
RESUMO: O trabalho investiga a formação continuada de professores de Química que ministram
aulas no Ensino Médio, em Município de São Luís- MA. Foi realizado levantamento
sobre a situação da formação dos profissionais de Química que atuam do ensino
médio, os processos de formação regular no ambiente de trabalho, analisar cmo os
profissionais buscam formação para melhoria de seu trabalho.
PALAVRAS CHAVES: Formação Continuada; Ensino de Química; Ensino Médio
INTRODUÇÃO: O ensino de química é fundamental para que os indivíduos integrem a sociedade de
forma mais ativa e consciente. Portanto os professores de Química precisam levar
para os estudantes formas que desenvolvam o raciocínio e a interação e então a
construção de soluções para os problemas que se apresentam. As constantes
atualizações possibilitam aos profissionais da educação mais consistência e
embasamento para toda sua vida profissional (1,2). Este trabalho tem como
objetivo realizar um levantamento sobre a situação da formação dos profissionais
de Química que atuam do ensino médio em São Luís, Maranhão e ainda verificar se
existem processos de formação regular no ambiente de trabalho, analisar se os
profissionais buscam algum tipo de formação para melhoria de seu trabalho e
comparar a formação dos profissionais de educação na área de Química das escolas
de ensino médio da cidade de São Luis – MA.
MATERIAL E MÉTODOS: Seleção do universo pesquisado
Foram entrevistados professores de escolas de ensino médio de São Luís – MA, da
rede pública (estadual e federal) e particular. As escolas estão localizadas em
diferentes pontos da cidade: no centro, em bairros periféricos e zona rural. No
total foram selecionadas 25 escolas. Destas, 19 estão localizadas na zona urbana
e 6 na zona rural, sendo que 17 são escolas públicas e 8 escolas da rede
privadas.
Instrumento utilizado na pesquisa
A coleta dos dados foi feita utilizando-se um questionário constituído de 10
questões subjetivas que permite a livre expressão do entrevistado. Os
questionários foram deixados com os professores e recebidos posteriormente.
Análise dos resultados
Após a coleta dos questionários, foram realizadas as análises dos depoimentos
visando conhecer opiniões, pontos de vista dos informantes sobre formação
continuada. Como os questionários são subjetivos, foram combinadas análises
quantitativas e qualitativas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Professores de 25 escolas (19 urbanas e 6 na zona rural, sendo que 17 são
públicas e 8, privadas) responderam aos questionários (60% e escolas públicas e
40% de escolas particulares). A maioria dos professores que respondeu aos
questionários é formada em Química Licenciatura e/ou bacharelado. Vários destes
cursaram uma pós-graduação. 8% dos pesquisados são formados em outros cursos,
mas ministram aulas de Química. Estes resultados mostram que uma parcela
significativa de profissionais não habilitados exerce o magistério de Química.
A maioria dos professores quando respondeu sobre a seu processo de formação
superior indicou um distanciamento entre cursos de licenciatura e as exigências
do Ensino Médio que se confrontaram no mercado de trabalho. Para a maioria os
professores entrevistados a formação continuada é um processo contínuo de
atualização e aprofundamento do conhecimento que envolve leituras, cursos de
pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento oferecidos “pelo governo” tanto na área
de conhecimento que o professor ministra aulas como em outras áreas
relacionadas. Na visão destes professores a formação continuada está intimamente
relacionada com a melhoria da qualidade de ensino e com o desenvolvimento da
carreira profissional. Os professores foram perguntados como a escola em que
trabalham pensa a questão da formação continuada dos profissionais da educação.
A resposta mais comum é que as escolas não têm um projeto ou programa de
formação para com seus profissionais. Os professores que participaram da
pesquisa tem a preocupação de se aperfeiçoarem, de melhorar sua vida
profissional dentro da sala de aula, pois, eles em suas respostas, disseram que
participam de vários cursos, palestras, seminários, que valorizam sua atuação
profissional.
CONCLUSÕES: 1)A maioria dos professores que ministram aulas de Química no Ensino Médio de São
Luís é formada por professores licenciados em Química. Uma pequena, mas
significativa quantidade de profissionais de outras áreas ministra aulas de
Química. 2) A maioria dos profissionais entrevistados possui algum tipo de pós-
graduação e regularmente participa de congressos, cursos de formação, seminários e
lê revistas da área e usa muito a internet para pesquisar.3)A formação superior
recebida pelos entrevistados não atende às novas demandas da educação básica.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: (1)MALDANER, Otavio Aloísio. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Ijuí : Ed. Unijuí, 2000.
(2)MARQUES, Mario Osorio. Formação do Profissional da Educação. Ijuí: Editora UNIJUI, 2000.