ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: JOGOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR APRENDIZADO NAS AULAS DE QUÍMICA

AUTORES: Filho, M.A.F.C. (UECE) ; Liberato, M.C.T.C. (UECE) ; Silva, M.M.O. (UECE) ; de Souza Filho, A.C.F. (UEECE) ; Cordeiro, S.A. (UECE) ; Bezerra, P.F. (UECE) ; Machado, V.B. (UECE) ; Machado, V.B. (UECE)

RESUMO: Os jogos educativos são indicados como um grande facilitador no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Com isso alunos de graduação do curso de Química desenvolveram um jogo chamado “drogas, esse vicio não” para dinamizar as aulas de Química. A escolha do tema drogas pode melhorar a relação do aluno com a disciplina de Química, pois desperta a curiosidade dos mesmos. O presente trabalho tem como objetivo aplicar o jogo para que possa servir de auxílio nas aulas de Química e assim facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: aprendizagem; jogos educativos; Química

INTRODUÇÃO: O processo tradicional de ensino de Ciências, ora centrado em memorização e aplicação de formas para resoluções de questões, vem sendo aprimorado com alternativas lúdicas para potencializar a aprendizagem do aluno (MENDONÇA e LEITE, 2010). Os professores encontram dificuldades para manter a atenção e o interesse dos alunos durante as aulas de Química, tornando assim, necessária a busca de métodos lúdicos que atraiam a concentração e desperte o interesse dos mesmos. Portanto é necessário direcionar os conteúdos de forma que os alunos possam relacionar com a sua vida diária, contextualizando-os a partir de seu cotidiano. Dessa maneira haverá um maior interesse pela descoberta de novos conhecimentos.Os jogos se caracterizam por dois elementos: o prazer e o esforço espontâneo, além de integrarem uma melhor interação dos alunos entre si, do aluno com o professor e principalmente do aluno com a disciplina. Com isso, infere-se que os jogos educativos constituem um importante recurso para o desenvolvimento do aprendizado na sala de aula. O Grupo de Estudos sobre Drogas de Abuso do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE)vem desenvolvendo jogos que aliam o ensino de Química com o assunto ‘drogas’ tão em evidência nos dias atuais pelos imensos prejuízos causados aos jovens principalmente, e à sociedade como um todo. Dados relativamente recentes na literatura indicam que tem ocorrido um aumento no consumo de drogas com potencial de abuso em crianças em idade escolar, e inclusive em idade pré-escolar, particularmente em meninos de rua (FRANCISCHI, 2005). Com o objetivo de tornar o conhecimento sobre o assunto mais fácil de ser introduzido, foi criado o jogo “drogas, esse vício não”, apresentado nesse trabalho que aborda a Química das drogas, preparando inclusive os professores no trato com assunto tão relevante.

MATERIAL E MÉTODOS: O jogo é constituído de um tabuleiro, dados, pinos e três tipos de cartas que são relacionadas aos efeitos das drogas, a química das drogas e uma carta coringa, que direciona o participante a avançar ou retardar no jogo. Primeiramente, para que o jogo possa ser iniciado é preciso que tenham no mínimo dois jogadores e no máximo quatro. Os participantes terão que jogar o dado para ver quem vai dar início à partida.O objetivo de cada jogador é dar uma volta completa sobre o tabuleiro e colocar a sua peça no centro do jogo sobre o lado de sua respectiva cor. O primeiro jogador só poderá sair com uma de suas peças se tirar o número 1 ou 6 na soma dos dados. Sobre o tabuleiro existem casas que contem o desenho de uma caveira e o jogador que parar sobre ela terá que responder perguntas relacionadas aos efeitos das drogas e a conteúdos de química. O jogador só poderá avançar na partida de acertar, caso contrário permanece no mesmo lugar e só poderá sair se disser a resposta correta. Existem ainda sobre o tabuleiro, casas como o nome “drogas não”, se o jogador parar sobre essa casa poderá puxar uma carta coringa onde ele poderá jogar novamente, perder uma rodada, escolher que um participante do jogo passe uma rodada sem jogar ou até mesmo fazer com que um dos jogadores voltealgumas casas. O jogo procede assim até que alguém consiga colocar todas as suas peças no lugar referente à sua cor e assim vencer o jogo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo foi aplicado na IX Escola de Verão de Química, evento anual do Curso de Licenciatura em Química, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em alunos de Graduação do Curso.Foi aplicado um questionário, ao final do jogo. Os resultados do questionário indicaram que 100% dos participantes aplicariam em suas turmas o jogo pelo interesse que despertou.

CONCLUSÕES: Houve plena aceitação dojogo pelos futuros professores de Química por conta da atualidade do tema apresentado e pelo interesse despertado o que faria uma grande diferença na aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: a Universidade Estadual do Ceará

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FRANCISCHI, J. N. de A farmacologia em nossa vida. Belo Horizonte; Editora UFMG, 2005. 137p.
FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.
LONGENECKER, G. L. Como agem as drogas. Ed. Quark do Brasil Ltda. 1998.
MENDONÇA e LEITE, 2010