ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA COM O USO DE JOGO LÚDICO SOBRE DROGAS
AUTORES: Machado, V.B. (UECE) ; Liberato, M.C.T.C. (UECE) ; Bezerra, P.F. (UECE) ; Cordeiro, S.A. (UECE) ; de Souza Filho, A.C.F. (UECE) ; de Carvalho Filho, M.A...F. (UECE) ; Silva, M.M.O. (UECE)
RESUMO: Um grave problema existente entre os jovens nos dias atuais é o crescimento
desenfreado do consumo de drogas de abuso no ambiente escolar, trazendo problemas
para as famílias e à sociedade como um todo. Com o intuito de facilitar o
entendimento da Química, dinamizando a aprendizagem da matéria e ao mesmo tempo
trabalhar a questão das drogas foi criado um jogo lúdico para aplicação em sala de
aula. O jogo tem o objetivo de conscientizar e informar sobre as consequências do
uso das drogas.
PALAVRAS CHAVES: drogas; ensino de química; jogos lúdicos
INTRODUÇÃO: O desemprego crescente e um difícil acesso à Educação apresentam um enorme peso
na determinação do abuso de drogas. A falta de perspectiva individual e coletiva
fonte de descontentamento geram um aumento desenfreado da violência
(FRANCISCHI, 2005). A maioria das pessoas está ciente dos problemas de saúde,
econômicos e outros que estão associados ao uso excessivo de drogas. Porém
muitas desconhecem os verdadeiros efeitos dessas drogas muito menos são
conhecedoras de como esses efeitos ocorrem (LONGENECKER, 1998). O emprego de
métodos lúdicos no ensino vem aprimorando a aprendizagem, se tornando um
facilitador para esse processo. O lúdico colabora para trabalhar as dificuldades
que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos de Química. Segundo
AZENHA (1998), os jogos didáticos conseguem inscrever direta e indiretamente os
saberes dos alunos no momento em que jogam. Em geral os alunos de diferentes
níveis de conhecimentos consideram a disciplina de Química um pouco complexa,
assim, justificando a grande dificuldade no processo de aprendizagem. O Grupo de
Estudos sobre Drogas de Abuso do Curso de Licenciatura em Química da
universidade Estadual do Ceará tem como proposta a criação de jogos sobre drogas
de abuso que possam ser aplicados por professores de Química em sala de aula
numa maneira de contextualização da disciplina. O objetivo desse trabalho foi a
criação de um jogo a ser aplicado em aulas do Ensino Fundamental e Médio.
MATERIAL E MÉTODOS: O jogo “Bloqueando as Drogas” é constituído de um tabuleiro com 48 casas, 2 pinos,
46 fichas pretas e 100 cartas-perguntas sobre drogas e Química. Em cada casa são
colocadas as fichas pretas. Os dois adversários posicionam um peão cada um, em uma
casa pré-determinada. Cada peão anda tão somente uma casa por vez, se acertar a
pergunta da carta, sempre para uma casa onde exista uma ficha preta, em qualquer
direção (vertical, horizontal ou diagonal). Ao movimentar-se, o jogador retira a
ficha preta da casa onde o peão estava. Vence quem conseguir bloquear o
adversário, não deixando casas para que este movimente seu peão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo foi aplicado em turmas do Ensino Médio e verificou-se que a utilização de
jogos lúdicos é uma ferramenta motivadora na aprendizagem dos conteúdos da
disciplina, e despertou o interesse e a curiosidade sobre os conteúdos. Foi
aplicado um questionário direcionado aos alunos participantes após o jogo e os
resultados apresentaram que 45% dos alunos acharam estimulante a aplicação de
jogos lúdicos nas aulas de Química. Observou-se que a associação de assuntos do
cotidiano, como a problemática das drogas, à Química atuou como facilitador para
a aprendizagem, pois através de uma atividade lúdica aliou-se a função
educativa. Também foi possível perceber que houve uma maior socialização do
conhecimento adquirido a partir da descontração entre os jogadores, tornando a
aprendizagem um fato prazeroso.
Gráfico 1
Aplicação de jogos lúdicos nas aulas de Química
CONCLUSÕES: A aplicação dos jogos favoreceu a aquisição do conhecimento em clima descontraído
e dinâmico, motivando os alunos a interagir com o professor dentro da sala de
aula, criando uma maior socialização com o docente. O objetivo do jogo não é
apenas ensinar de maneira lúdica, mas aumentar o interesse do aluno pela
disciplina através do prazer de aprender. Junto com o Ensino de Química se tem um
significativo esclarecimento sobre as consequências do uso de drogas ilícitas.
AGRADECIMENTOS: UECE - Universidade Estadual do Ceará
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AZENHA, M. G. Construtivismo: de Piaget a Emília Ferreiro. São Paulo: Ática, 1998.
FRANCISCHI, J. N. de A Farmacologia em nossa vida. Belo Horizonte; Editora UFMG, 2005. 137p.
LONGENECKER, G. L. Como Agem as Drogas. São Paulo, SP. Editora Quark do Brasil. 1998. 145p.