ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: RESÍDUOS GERADOS EM AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA ANALÍTICA: GERENCIAMENTO E UTILIZAÇÃO

AUTORES: Guedes, W.N. (UESC) ; Massena, E.P. (UESC) ; Amorim, F.A.C. (UESC) ; Santos, A.S. (UESC) ; Felício, R.C. (UESC)

RESUMO: O presente trabalho apresenta os resultados preliminares obtidos no gerenciamento dos resíduos químicos produzidos nas aulas experimentais dos cursos de graduação em química da UESC. A primeira etapa foi de coleta e caracterização dos resíduos produzidos nas aulas experimentais de química analítica qualitativa no segundo semestre de 2011. Um volume total de 27,5 L de resíduos foi coletado, distribuídos como ácidos (9,5 L), sulfatos (3,63 L), nitratos (7,42 L) e cloretos (6,95 L), que corresponde a 687 mL produzidos por cada aluno, durante o semestre. Destaca-se a produção de resíduos tóxicos, tais como os sais de Cr, Ag, Pb, Sn, Ni e Hg. A segunda etapa consiste da utilização dos resíduos como objeto de estudo nas disciplinas de Química Analítica Qualitativa, Quantitativa e Instrumental.

PALAVRAS CHAVES: Resíduos Químicos; Aulas Experimentais; Química Analítica

INTRODUÇÃO: A universidade produz uma diversidade muito grande de rejeitos e resíduos químicos, que muitas vezes são perigosos à saúde humana e ao ambiente, devido à presença de compostos radioativos, corrosivos, oxidantes e até cancerígenos. Devida à produção de uma quantidade extensa de compostos dos mais variados tipos tem-se a necessidade de coletar, identificar, separar e tratar esses compostos, o que caracteriza o gerenciamento de resíduos (AFONSO, 2010). Alberguini et. al (2005) opina que um programa de gerenciamento de resíduos químicos apresenta características reais, as quais colocam os alunos frente aos problemas assim conscientizando-os ao descarte adequado dos resíduos químicos. De acordo com Jardim (1998), o gerenciamento dos resíduos químicos consiste em caracterizar, segregar, armazenar e destinar os resíduos gerados de forma legal e correta. A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) não dispõe de um programa de tratamento de resíduos provenientes das aulas experimentais dos cursos de Química. Esses resíduos são encaminhados para uma empresa especializada no tratamento o que acarreta um maior gasto financeiro à universidade. Ao fazer esse encaminhamento a UESC perde um objeto rico de estudo o qual pode ser trabalhado pelos graduandos com a finalidade de envolver temáticas e abordagens de conceitos de separação, identificação e quantificação em amostras complexas que comumente não são abordadas. Considerando o exposto, este trabalho tem como objetivo realizar o gerenciamento dos resíduos químicos gerados nas aulas experimentais dos cursos de graduação em química da UESC e avaliar o conhecimento dos alunos sobre a importância dos resíduos químicos e propor estratégias de utilização dos resíduos em aulas de Química Analítica Qualitativa, Quantitativa e Instrumental

MATERIAL E MÉTODOS: De acordo com Lüdke e André (1996), a pesquisa se caracteriza como qualitativa, pois envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes. As atividades serão divididas em duas partes principais, conforme descrito a seguir: A primeira etapa do trabalho foi à coleta e gerenciamento dos resíduos gerados nas aulas experimentais da disciplina de Química Analítica Qualitativa da Licenciatura e do Bacharelado em Química da UESC, entre o início do segundo semestre de 2011 e o final do primeiro semestre de 2012. As amostras foram coletadas logo após a finalização de cada aula, sendo realizada a identificação das substâncias possivelmente contidas nesses resíduos, medição do volume gerado, rotulagem e armazenamento nos recipientes, para posterior utilização. A segunda etapa consiste da utilização dos resíduos como objeto de estudo (amostra desconhecida) em análise qualitativa e quantitativa, nas turmas das disciplinas de Química Analítica Qualitativa, Química Analítica Quantitativa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Todos os resultados apresentados a seguir foram obtidos nos componentes curriculares de Química Analítica Qualitativa dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química da Universidade Estadual de Santa Cruz, no semestre 2011.2. Esses componentes são ofertados no quarto semestre de cada curso, e possuem uma carga horária de 90 horas semestrais, distribuídas em seis horas semanais, sendo quatro aulas teóricas e duas aulas experimentais. Na disciplina de Química Analítica Qualitativa do curso de Licenciatura que continha um total de 21 alunos, o gerenciamento dos resíduos foi feito no turno matutino no laboratório de Química Analítica ao final de cada aula e sem a presença dos alunos. Na disciplina de Química Analítica Qualitativa do curso de Bacharelado que continha um total de 19 alunos, o gerenciamento dos resíduos também foi feito no turno matutino no laboratório de Química Analítica ao final de cada aula e sem a presença dos alunos. Um volume total de 27,5 L de resíduos foi coletado, distribuídos como ácidos (9,5 L), sulfatos (3,63 L), nitratos (7,42 L) e cloretos (6,95 L), conforme apresentados na figura 1. O volume total obtido durante as 22 aulas acompanhadas no semestre corresponde a 1,25 L de resíduos gerados por aula, 687 mL por cada aluno durante todo o semestre, e 31 mL por aluno em cada aula. Destaca-se a produção de resíduos tóxicos, tais como os sais de Cr, Ag, Pb, Sn, Ni e Hg, que totalizaram 5,25 L, distribuídos conforme figura 2.

Figura 1

Volume dos resíduos gerados separados por classe.

Figura 2

Resíduos gerados contendo metais considerados tóxicos

CONCLUSÕES: Observou-se a geração de uma quantidade expressiva de resíduos, em apenas um componente curricular. Dessa forma, torna-se necessária a implantação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos oriundos das atividades de ensino da UESC e da aplicação de experimentos em pequena escala, considerando o elevado número de aulas experimentais. As próximas etapas consistem da aplicação de um questionário a fim de avaliar o conhecimento dos alunos possuem sobre os resíduos, e utilização desses resíduos em aulas experimentais de Química Analítica.

AGRADECIMENTOS: CNPQ, FAPESB, UESC

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AFONSO; J. C.; SILVA, A. F.; SOARES, T. R. S. Gestão de Resíduos de Laboratório: Uma Abordagem para o Ensino Médio. Química Nova na Escola, v. 32, n. 1, fev. 2010.

ALBERGUINI, L.B.A.; SILVA, L.C.; REZENDE, M.O.O. Tratamento de Resíduos Químicos: Guia Prático para a Solução dos Resíduos Químicos em instituições de Ensino Superior. São Carlos: RiMa, 2005. 104p.
JARDIM, W. F. Gerenciamento de Resíduos Químicos em Laboratórios de Ensino e Pesquisa. Química Nova. São Paulo, v. 21, n. 5, p. 671- 673, 1998.

JARDIM, W. F. Gerenciamento De Resíduos Químicos. Disponível em: < http://lqa.iqm.unicamp.br/pdf/LivroCap11.PDF>. Acesso em: 23 mai. 2012.

MOZETO, A. A.; JARDIM, W.F.; A Química Ambiental no Brasil. Química Nova, v. 25, Supl. 1, 7-11, 2002.

PEDROZA, A. C. A importância do gerenciamento dos resíduos químicos. RevInter Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade, v. 4, n. 2, p. 163-178, jun. 2011.