ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR SUBSIDIADO PELA POESIA: UMA ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DA QUÍMICA NO “EU” DE AUGUSTO DOS ANJOS
AUTORES: Andrade, A.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO) ; Lima, D.S.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO) ; Cleophas, M.G.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO)
RESUMO: Neste estudo pretendemos discutir a viabilidade da interdisciplinaridade diante
do ensino de Química tendo como aporte os poemas de Augusto dos Anjos, presentes
em seu único livro, intitulado: “EU”, que foi publicado em 1912. O enfoque deste
trabalho é verificar a influência da Química existente nos versos da obra deste
poeta Paraibano que nasceu em Pau d’Arco, em 1884 e faleceu em Leopoldina, MG,
em 1914. Este trabalho tem como objetivo analisar minuciosamente o livro “EU” de
Augusto dos Anjos e identificar a presença da Química em seus versos, mostrando
desta forma, a sua paixão pela Química, a qual influenciou notadamente os seus
pensamentos e é evidenciada em vários dos seus poemas, podendo subsidiar
professores em sua práxi docente, em atrelar a interdisciplinaridade perante o
ensino de Ciências, em especial o da Química com a Literatura.
PALAVRAS CHAVES: Augusto dos Anjos; Ensino de Química; Interdisciplinaridade
INTRODUÇÃO: Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos (1884-1914) nasceu no Engenho Pau
d’Arco, na Paraíba, no dia 20 de abril de 1884. Foi poeta de um único livro: EU,
escrito em 1912 (MORICONI, 2001). Augusto dos Anjos foi um poeta inovador
devido à forma que escrevia, com suas ideias modernas e de sua temática
diferenciada marcada pela multiplicidade intelectual pautada nas descobertas
científicas do século XIX.
O poeta aspira à morte e à anulação de sua pessoa, reduzindo a vida a
combinações de elementos químicos, físicos e biológicos (ANTONIO, 2004). O livro
é composto por 58 poemas, escritos quase todos em versos rimados e decassílabos.
Teve grande influência de Ernst Haeckel, onde absorveu o conceito da monera como
princípio da vida, e de que a morte e a vida são um puro fato químico
(MAGALHAES, 1978). Augusto dos Anjos era um homem bastante apaixonado pelas
ciências em geral, porém em seus poemas é possível notar a grande influência da
presença da Química. A Interdisciplinaridade no ensino é muito discutida
atualmente e é de suma importância para o ensino de Química, pois, ao trabalhar
os conteúdos de forma contextualizada, tende a melhorar a leitura dos
estudantes, fazendo-os compreender que a Química pode ser atrelada a outras
disciplinas. A característica mais importante na poesia de Augusto dos Anjos é a
sua marca cientifico-filosófica. A orientação em inserir a interdisciplinaridade
no ensino, vêm das propostas fomentadas a partir dos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN’s), que sugere a inserção da interdisciplinaridade com intuito de
promover o conhecimento de forma mais ampla, através da conexão entre as
disciplinas, fortalecendo-as e conjecturando-as com a realidade do aprendiz.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi realizado com base numa criteriosa análise sobre a leitura
do livro “EU”, do Poeta Augusto dos Anjos e também com base nos trabalhos
divulgados na literatura. Foi realizada uma leitura do livro já supracitado e
feito uma varredura investigativa sobre a presença da Química que transcende nos
seus sonetos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da análise foi possível perceber que dos 58 poemas, escritos por
Augusto dos Anjos no livro “EU”, em 23 havia a presença de termos utilizados na
Química, enfatizando assim a grande admiração por esta ciência. A tabela 1,
abaixo exibe alguns desses termos:
A partir de leituras pôde-se perceber também a presença constante das demais
ciências (Biologia, Física, Astronomia e etc.) em sua obra. Os seus sonetos já
vem sendo usados nas provas de vestibulares das mais diversas universidades
Brasileiras, nas áreas das Ciências Humanas, quanto das Ciências Exatas e
Tecnológicas, como uma forma de contextualizar interdisciplinarmente as questões
abordadas, entre elas: UNICAMP-1997, PUC-Rio-2005, UFOP, UFSM-RS, UNIMONTES-
2012, UNB-2009 entre outras. Abaixo, uma poesia de Augusto dos Anjos que fez
parte de uma prova de Química no vestibular da UNICAMP, 1997, questão 3, veja:
Com apenas uma frase o autor consegue resumir a origem Química da vida: “Eu,
filho do carbono e do Amoníaco” (PORTO, 2000). Dos quatro elementos mais
abundantes na matéria viva, Augusto dos Anjos só não faz referência, neste
poema, ao oxigênio.
tabela 1
tabela dos resultados
texto 1
texto que caiu na prova do vestibular da UNICAMP
1997
CONCLUSÕES: Com a análise do livro “EU” foi possível perceber que estes poemas são promissores
como proposta interdisciplinar trazendo a Literatura para dentro da Química, de
forma que o ensino de Química fique mais atrativo e dinâmico, demonstrando tanto
para o aluno quanto o professor a importância de executar “elos conectores” entre
as diversas disciplinas presentes no Currículo de Química. Com base nas leituras
do livro “EU”, percebemos a influência da Química em seus poemas, evidenciando a
sua admiração e paixão pela mesma. O uso de seus poemas e sonetos nas provas
realizadas nas Universidades do Brasil, visam dar um enfoque interdisciplinar
sobre as questões abordadas.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANJOS, Augusto dos. Eu. 38ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.
ANTONIO, Jorge Luiz. Ciência, arte e metáfora na poesia de Augusto dos Anjos. São Paulo: Navegar, 2004.
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental e Médio. Brasília: MEC, 1999.
PORTO, Paulo Alves. Augusto dos Anjos, Ciência e Poesia. Ed: Química nova na escola. São Paulo. 2000.
MAGALHÃES JUNIOR, Raimundo de. Poesia e vida de Augusto dos Anjos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978;
MORICONI, Ítalo. Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século. Editora Objetiva - Rio de Janeiro, 2001, pág. 61.