ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: PESQUISA PECULIAR: O QUE AS PESSOAS MAIS BUSCAM
EM UM SITE DE QUÍMICA?
AUTORES: Negreiros, R.O. (UNIVASF) ; Castro, A.P. (UNIVASF) ; Costa, H.R. (UNIVASF) ; Santos, N.C.S. (UNIVASF) ; Nascimento, I.N.P. (UNIVASF) ; Cleophas, M.G.P. (UNIVASF)
RESUMO: O presente trabalho de caráter investigativo visa caracterizar quantitativamente
os
conteúdos mais acessados em um site especializado em exibir diferentes formas de
abordagens da Química, consequentemente subsidiar alternativas que possam ser
utilizadas para fornecer, perante os professores, uma melhor aprendizagem dos
seus
alunos. O site escolhido como objetivo de pesquisa foi o
http://www.agraçadaquímica.com.br. A escolha partiu de uma eleição feita em
ambiente
virtual pelo portal INFOENEM, que elegeu como melhor site de Química do Brasil.
A
ideia teve como foco geral levantar dados a respeito dos conteúdos que foram
mais
acessados pelo público, no período de Abril a Junho de 2012. O que pretendeu-se
foi
traçar um perfil sobre os conteúdos,auxiliando os professores no ensino de
química.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; TICs; Internet
INTRODUÇÃO: Vivemos em um momento onde o mundo se depara com uma revolução nas comunicações
entre os povos através das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs).
Dentre os vários setores da sociedade, a educação é uma das áreas que está sendo
afetada por esta onda famigerada da tecnologia (FERREIRA, 1998). Desde que a
Internet surgiu, vem se tornando uma das mais importantes fontes de pesquisas
para alunos e professores do mundo inteiro, além de diminuir as distâncias
comunicativas entre os povos a partir dos ambientes virtuais. O aprendizado, há
tempos, deixou de ser limitado às ferramentas tradicionais: giz, lousa, cadernos
e livros. Hoje temos um grande aliado, para facilitar esse processo, que são as
ferramentas de comunicação, e a própria informática, que leva alunos e
professores ao mundo da internet, e que por meio desta é possível levar os mais
diferentes conhecimentos através de vários recursos, que são usados na
transmissão de informações (DELGALLO, 2009). E entrando nesse campo imenso da
internet, o ensino de Química se transforma em amplo mundo promissor de
possibilidades em inovar cada vez mais nos métodos de ensino, de modo dinâmico,
interativo, e interessante para os alunos, que se sentem muito mais estimulados
a descobrir as origens, evolução e descobertas da Química. Com a eminente
preocupação em promover meios de inovar o ensino de Química através do uso dessa
ferramenta, conhecida a internet, inúmeros sites, além de Blogs relacionados a
Química são produzidos, diariamente. Esta pesquisa foi produzida tendo como meio
metodológico o enfoque no caráter investigativo que, visou caracterizar
quantitativamente os conteúdos que foram mais acessados no site já supracitado,
entre o mês de Abril e Junho de 2012.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho utilizou como fonte de dados para sua pesquisa
investigativa, dados referentes ao site A Graça da Química. Foi realizado
contato com a proprietária e autora do site, Professora Graça Porto, onde a
mesma disponibilizou todos os dados que foram analiticamente tratados. O mesmo
foi escolhido como objeto de pesquisa avaliativa, por este grupo, por ser o mais
completo site de Química do Brasil, avaliado em nosso trabalho, e, além de sua
ampla popularidade, aceitabilidade e respaldo na mídia brasileira. Segundo dados
dos organizadores, o site foi criado com objetivo de constituir um ambiente
virtual de qualidade, voltado a disponibilizar ferramentas metodológicas ao
ensino e aprendizagem da Química, auxiliando professores e alunos no seu ofício
escolar. Ele foi fundado em 2009 a partir da necessidade que existia até então,
de sites que levassem a Química a sério, dando uma nova roupagem as abordagens
que já existiam previamente, e que contribuísse para a divulgação desta ciência.
Atualmente, foi considerado através de uma pesquisa realizada de caráter inédito
pelo portal INFOENEM (www.infoenem.com.br), como o melhor site de Química da
atualidade. Cada dia mais, o site vem desenvolvendo e articulando ideias para
mantê-lo sempre em primeiro lugar, onde a meta principal é dissipar cada vez
mais intensamente informações deste universo chamado Química. Atualmente, mais
de 85% do público visitante do site é Brasileiro, mas o mesmo também é bastante
visitado por públicos oriundos de Portugal, Angola, Espanha e até Estados
Unidos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em nossa pesquisa fizemos uma análise dos dados, que foram fornecidos pelos
organizadores do site. Os dados foram organizados em um ranking, que foi
previamente estipulado para analisar apenas os cinco itens mais acessados do
site,
tendo em vista a amplitude de conteúdos que foram acessados durante os meses já
citados. Fazendo-se uma análise sobre os conteúdos mais procurados pelo público
no
site nos três últimos meses, é possível verificar que a busca é
predominantemente
em temas ligados a conteúdos presentes no Currículo de Química no Ensino
Fundamental e Médio, além de temas ligados a História da Química. A grande
preocupação está na necessidade em aprender as técnicas de separação de
misturas,
separação dos componentes de uma mistura, além das vidrarias de laboratório. Se
somarmos as porcentagens destes três temas, tendo em vista que eles estão
intrinsecamente interligados, eles representam quase 53% de todo o número de
visitas. Outro ponto é a curiosidade sobre a História da Química, este tema tem
sido muito discutido ultimamente por diversos estudiosos desta linha de
pesquisa,
pois, ainda é bastante incipiente a inserção da HQ no ensino de Química aqui no
Brasil. Sabe-se que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) sugerem a
inserção
da História desta Ciência em sala de aula, ao afirmar que: “A História da
Química,
como parte do conhecimento socialmente produzido, deve permear todo o ensino de
Química, possibilitando ao aluno a compreensão do processo de elaboração desse
conhecimento, com seus avanços, erros e conflitos” (BRASIL, 2002). Ao se deparar
com esta pesquisa, professores atuais de Química, e futuros profissionais desta
área de conhecimento, ficarão em alerta quanto à necessidade de fortalecer o
aprendizado destes conteúdos por seus alunos.
Tabelas de Itens mais Acessados
Nessa figura estão representados os itens mais
acessados nos meses de abril, maio e junho de 2012.
Gráfico de acessos ao site
Nessa figura esta disposto o gráfico com dados sobre
os acessos aos itens, no site.
CONCLUSÕES: O levantamento obtido por esta pesquisa, permitiu verificar que atualmente,
diante dos avanços tecnológicos e com a facilidade cada vez maior, de acesso a
internet, o processo de ensino e aprendizagem não é apenas fundamentado e
segregado somente no ambiente escolar, dentro de uma sala de aula. Percebe-se que
com o acesso a internet o aluno é instigado a pesquisar e a inserir meios de como
facilitar a sua compreensão diante dos assuntos que são fornecidos, para ele, em
sala de aula.Os sites de Química servem como suporte a todos que procuram
compreensão frente ao aprendizado de Química.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA, Maria Aparecida Gomes (1998) Professor-Pesquisador: a questão da conciliação entre esses dois papéis na prática educacional. In.: Estudos da Linguagem: Renovação e Síntese. Anais do VIII Congresso da Assel-Rio (1999). Rio de Janeiro.
DALGALLO, Maira Rodrigues. SILVA Luís Everson. Blog: Ferramenta útil no Ensino da Química Geral na UFMT. In: 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Sociedade Brasileira de Química (2009). Fortaleza.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia, Ministério da Educação. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. In: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 2002.