ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO DO LAGO DA UHE DE TUCURUÍ/PA: INTERFACES COM AS TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

AUTORES: Silva de Jesus, J. (UEPA) ; Furtado da Silva, M. (UEPA) ; M. Martins, L. (UEPA) ; Dalla Vecchia, N. (UEPA)

RESUMO: O presente estudo relata a prática pedagógica de professores de química das escolas públicas dos municípios do entorno do Lago da Usina Hidrelétrica (UHE)de Tucuruí, especificadamente Novo Repartimento e Tucuruí/PA, a luz das teorias educacionais contemporâneas para o ensino de química. A metodologia da pesquisa classifica-se como explicativa e utiliza premissas do estudo de caso com enfoque crítico-dialético. Os resultados revelam que a prática educativa ainda não condiz com as competências exigidas dos sujeitos inseridos na sociedade do conhecimento. As hipóteses iniciais revelam que as práticas pedagógicas necessitam ser contextualizadas e que possibilite a interação entre aprendizado e desenvolvimento.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química; tendências contemporâneas; prática pedagógica

INTRODUÇÃO: O objetivo da pesquisa avaliou a correlação entre as tendências contemporâneas para o ensino de ciências e a prática dos professores de química das escolas públicas de ensino médio nos municípios de Novo Repartimento e Tucuruí/PA. Propõem-se ainda, descrever, pelo método da observação e registro, quais as características da prática pedagógica dos professores de química, analisando-a a luz das tendências para o ensino de ciências que se apropriam dos conceitos de Zona de Desenvolvimento proposto por Vygotsky. A dificuldade de contextualização dos conceitos científicos da química aos conhecimentos do cotidiano, a prática pedagógica de química no ensino médio, baseada na reprodução do conhecimento, na cópia e transmissão de conceitos puros, no que Paulo Freire denominou educação bancária e a possibilidade de promover o retorno dos resultados da pesquisa aos sujeitos que dela participaram, incentivando o debate em torno das práticas formativas e as múltiplas possibilidades de introdução de um ensino de química contextualizado e antenado com as transformações teóricas da área, impulsionaram o desenvolvimento da pesquisa.O substrato teórico dessa pesquisa assenta-se no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, de Vygotsky e nas abordagens de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A escolha dos estudos de Vygotsky como base para o desenvolvimento da pesquisa deu-se pela compreensão de que estes representam valorosa contribuição para a área da educação, na medida em que traz importantes reflexões sobre o processo de formação das características psicológicas tipicamente humanas e a valorização do contexto sócio-cultural do educando presente nas tendências CTS e CTSA.

MATERIAL E MÉTODOS: O estudo foi realizado, como já mencionado, com professores de química das escolas públicas de ensino médio da zona urbana dos municípios de Novo Repartimento e Tucuruí/PA. Com uma amostra representativa de 06 (seis) professores observados, em cada município. Individualmente, cada professor foi observado durante (06) seis aulas consecutivas, ou seja, durante 06 (seis) semanas, considerando o número de aulas de química no ensino médio regular público. A observação utilizada foi à sistemática, que segundo Chizzotti, 2003, apud OLIVEIRA, 2010, “a observação estruturada ou sistemática consiste na coleta e registro de eventos observados que foram previamente definidos”. Para atingir os objetivos da pesquisa, elencamos os seguintes pontos a serem observados nos professores: Objetivo da aula, conhecimento a ser tratado, organização e forma de transmissão do conhecimento, contextualizações e nexos com a realidade dos alunos, formas de organização da aula e formas de avaliação. Para analise, utilizamos o protocolo de investigação intitulado de Análise do Fenômeno Situado, utilizado por Wagner Moreira em sua tese de doutorado em 1992. Em síntese os momentos desta abordagem seguem as seguintes etapas: Descrição, redução e interpretação. Estabelecer correlações entre as concepções para o ensino de ciências observadas e as tendências contemporâneas para o ensino de ciências/química, com ênfase na perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA) produziu-se esse estudo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados revelam que as práticas de ensino de química nos municípios pesquisados ainda baseiam-se na forma mecânica e descontextualizada, características de uma metodologia que reduz os seus instrumentos de ensino- aprendizagem, com ênfase na memorização, em descompasso com as tendências atuais para o ensino. Encontramos práticas de ensino onde os assuntos são abordados com transmissão pura de conceitos científicos e difusão passiva. Nessa perspectiva Vygostky afirma que o ensino direto de conceitos é impossível e infrutífero. Um professor que tenta fazer isso geralmente não obtém qualquer resultado, exceto o verbalismo vazio, uma repetição de palavras pela criança, semelhante à de um papagaio, que simula um conhecimento dos conceitos correspondentes, mas que na realidade oculta vácuo (VYGOTSKY, 1987). Podemos extrair que para aprender- ensinar um conceito é necessário ir além das informações recebidas/fornecidas do exterior. Partindo do pressuposto que a prática pedagógica em geral principalmente de ciências (química) deve romper com a dicotomia entre saber do mundo e saber escolar, o que Vygostky chamou de conceito cotidiano e conceito científico, respectivamente, é que as tendências contemporâneas para o ensino de química surgem como recurso para alcançar uma formação reflexiva e critica, atendendo aos anseios da sociedade na formação escolar. As tendências pedagógicas são influenciadas a luz do contexto histórico, político, econômico e cultural em que são concebidas. A escola como instituição de formação/informação de sujeitos para o mundo instrumentaliza, teoricamente, essa dinâmica por meio das pratica pedagógicas. Nesse contexto, evidencia-se a necessidade de uma formação construtiva e reflexiva e que o docente deve/deveria inovar sua prática constantemente.

CONCLUSÕES: As analises indicam que apesar dos grandes avanços da área de ciências no campo teórico, a prática pedagógica dos professores de química das escolas públicas dos municípios de Novo Repartimento e Tucuruí/PA, ainda não condiz com as competências exigidas dos sujeitos inseridos na sociedade do conhecimento. Para que ocorra mudanças positivas é preciso apoiar práticas pedagógica do ensino de química, em prol de uma educação cientifica contextualizada e significativa.Elevando os aspectos históricos, ambientais, culturais, éticos e filosóficos no ensino de química.

AGRADECIMENTOS: A DEUS. As escolas e aos professores que contribuíram para o desenvolvimento dessa pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. 3ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 13ª. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

SANTOS, Wildson L. Pereira. MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. Volume 02/Número 2 – Dezembro 2002.

TREVISAN, Tatiana Santini. MARTINS, Pura Lúcia Oliver. A prática pedagógica do professor de química: possibilidades e limites. UNIrevista – Vol. 1, nº 2: (abril/2006) ISSN 1809-4651.