ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO DO LAGO DA UHE DE TUCURUÍ/PA: INTERFACES COM AS TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
AUTORES: Silva de Jesus, J. (UEPA) ; Furtado da Silva, M. (UEPA) ; M. Martins, L. (UEPA) ; Dalla Vecchia, N. (UEPA)
RESUMO: O presente estudo relata a prática pedagógica de professores de química das
escolas públicas dos municípios do entorno do Lago da Usina Hidrelétrica (UHE)de
Tucuruí, especificadamente Novo Repartimento e Tucuruí/PA, a luz das teorias
educacionais contemporâneas para o ensino de química. A metodologia da pesquisa
classifica-se como explicativa e utiliza premissas do estudo de caso com enfoque
crítico-dialético. Os resultados revelam que a prática educativa ainda não condiz
com as competências exigidas dos sujeitos inseridos na sociedade do conhecimento.
As hipóteses iniciais revelam que as práticas pedagógicas necessitam ser
contextualizadas e que possibilite a interação entre aprendizado e
desenvolvimento.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química; tendências contemporâneas; prática pedagógica
INTRODUÇÃO: O objetivo da pesquisa avaliou a correlação entre as tendências contemporâneas
para o ensino de ciências e a prática dos professores de química das escolas
públicas de ensino médio nos municípios de Novo Repartimento e Tucuruí/PA.
Propõem-se ainda, descrever, pelo método da observação e registro, quais as
características da prática pedagógica dos professores de química, analisando-a a
luz das tendências para o ensino de ciências que se apropriam dos conceitos de
Zona de Desenvolvimento proposto por Vygotsky. A dificuldade de contextualização
dos conceitos científicos da química aos conhecimentos do cotidiano, a prática
pedagógica de química no ensino médio, baseada na reprodução do conhecimento, na
cópia e transmissão de conceitos puros, no que Paulo Freire denominou educação
bancária e a possibilidade de promover o retorno dos resultados da pesquisa aos
sujeitos que dela participaram, incentivando o debate em torno das práticas
formativas e as múltiplas possibilidades de introdução de um ensino de química
contextualizado e antenado com as transformações teóricas da área, impulsionaram
o desenvolvimento da pesquisa.O substrato teórico dessa pesquisa assenta-se no
conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, de Vygotsky e nas abordagens de
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Ciência, Tecnologia, Sociedade e
Ambiente (CTSA). A escolha dos estudos de Vygotsky como base para o
desenvolvimento da pesquisa deu-se pela compreensão de que estes representam
valorosa contribuição para a área da educação, na medida em que traz importantes
reflexões sobre o processo de formação das características psicológicas
tipicamente humanas e a valorização do contexto sócio-cultural do educando
presente nas tendências CTS e CTSA.
MATERIAL E MÉTODOS: O estudo foi realizado, como já mencionado, com professores de química das
escolas públicas de ensino médio da zona urbana dos municípios de Novo
Repartimento e Tucuruí/PA. Com uma amostra representativa de 06 (seis)
professores observados, em cada município. Individualmente, cada professor foi
observado durante (06) seis aulas consecutivas, ou seja, durante 06 (seis)
semanas, considerando o número de aulas de química no ensino médio regular
público. A observação utilizada foi à sistemática, que segundo Chizzotti, 2003,
apud OLIVEIRA, 2010, “a observação estruturada ou sistemática consiste na coleta
e registro de eventos observados que foram previamente definidos”. Para atingir
os objetivos da pesquisa, elencamos os seguintes pontos a serem observados nos
professores: Objetivo da aula, conhecimento a ser tratado, organização e forma
de transmissão do conhecimento, contextualizações e nexos com a realidade dos
alunos, formas de organização da aula e formas de avaliação. Para analise,
utilizamos o protocolo de investigação intitulado de Análise do Fenômeno
Situado, utilizado por Wagner Moreira em sua tese de doutorado em 1992. Em
síntese os momentos desta abordagem seguem as seguintes etapas: Descrição,
redução e interpretação. Estabelecer correlações entre as concepções para o
ensino de ciências observadas e as tendências contemporâneas para o ensino de
ciências/química, com ênfase na perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade
(CTS) e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA) produziu-se esse
estudo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados revelam que as práticas de ensino de química nos municípios
pesquisados ainda baseiam-se na forma mecânica e descontextualizada,
características de uma metodologia que reduz os seus instrumentos de ensino-
aprendizagem, com ênfase na memorização, em descompasso com as tendências atuais
para o ensino. Encontramos práticas de ensino onde os assuntos são abordados com
transmissão pura de conceitos científicos e difusão passiva. Nessa perspectiva
Vygostky afirma que o ensino direto de conceitos é impossível e infrutífero. Um
professor que tenta fazer isso geralmente não obtém qualquer resultado, exceto o
verbalismo vazio, uma repetição de palavras pela criança, semelhante à de um
papagaio, que simula um conhecimento dos conceitos correspondentes, mas que na
realidade oculta vácuo (VYGOTSKY, 1987). Podemos extrair que para aprender-
ensinar um conceito é necessário ir além das informações recebidas/fornecidas do
exterior. Partindo do pressuposto que a prática pedagógica em geral
principalmente de ciências (química) deve romper com a dicotomia entre saber do
mundo e saber escolar, o que Vygostky chamou de conceito cotidiano e conceito
científico, respectivamente, é que as tendências contemporâneas para o ensino de
química surgem como recurso para alcançar uma formação reflexiva e critica,
atendendo aos anseios da sociedade na formação escolar. As tendências
pedagógicas são influenciadas a luz do contexto histórico, político, econômico e
cultural em que são concebidas. A escola como instituição de formação/informação
de sujeitos para o mundo instrumentaliza, teoricamente, essa dinâmica por meio
das pratica pedagógicas. Nesse contexto, evidencia-se a necessidade de uma
formação construtiva e reflexiva e que o docente deve/deveria inovar sua prática
constantemente.
CONCLUSÕES: As analises indicam que apesar dos grandes avanços da área de ciências no campo
teórico, a prática pedagógica dos professores de química das escolas públicas dos
municípios de Novo Repartimento e Tucuruí/PA, ainda não condiz com as competências
exigidas dos sujeitos inseridos na sociedade do conhecimento. Para que ocorra
mudanças positivas é preciso apoiar práticas pedagógica do ensino de química, em
prol de uma educação cientifica contextualizada e significativa.Elevando os
aspectos históricos, ambientais, culturais, éticos e filosóficos no ensino de
química.
AGRADECIMENTOS: A DEUS. As escolas e aos professores que contribuíram para o desenvolvimento dessa
pesquisa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. 3ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 13ª. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
SANTOS, Wildson L. Pereira. MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. Volume 02/Número 2 – Dezembro 2002.
TREVISAN, Tatiana Santini. MARTINS, Pura Lúcia Oliver. A prática pedagógica do professor de química: possibilidades e limites. UNIrevista – Vol. 1, nº 2: (abril/2006) ISSN 1809-4651.