ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Uma abordagem do Complexo Cisplatina e o tratamento de Câncer no ensino da química

AUTORES: Silva, C. (UNIGRANRIO)

RESUMO: É inegável que o câncer é uma das doenças mais importantes da atualidade e está diretamente relacionada ao nosso cotidiano. A descoberta das propriedades antitumorais do complexo cis-diaminodicloroplatina(II), a cisplatina, proporcionou um avanço no tratamento de vários tipos de tumores. Tornando-se um assunto interessante a ser abordado no ensino da química, de forma interdisciplinar, relacionado com outras disciplinas como química, bioquímica, biologia, fisiologia. Podemos desmistificar a quimioterapia, mudando a visão que o aluno tem desse tratamento e explicando como o complexo age no organismo. Contextualizando assim, o ensino de química no ensino médio, relacionando o cotidiano do aluno com a matéria ministrada. A fim de diminuir a deficiência em química dos egressos do ensino médio.

PALAVRAS CHAVES: antitumorais; contextualização; complexos de platina

INTRODUÇÃO: De um modo geral, o ensino da química nas escolas tem sido deficiente quanto ao verdadeiro aprendizado. As aulas em sua maioria são teóricas e os assuntos abordados não estão diretamente ligados à realidade vivida pelos alunos. Eles são levados a absorver superficialmente conteúdos que logo são descartados depois de utilizados nas avaliações. A contextualização no ensino é importante e traz a motivação para o aluno aprender. No aprendizado eficiente deve-se correlacionar o conhecimento com o mundo que nos cerca, e utilizá-lo para a resolução de problemas do cotidiano. A falta de interação entre as disciplinas que compõe o currículo escolar retira dos alunos a possibilidade de uma maior compreensão dos fenômenos que os cercam, uma vez que é necessário informações de diversas disciplinas. (SILVA, 2010) Esse trabalho aborda a química medicinal, utilizando o complexo Cisplatina no tratamento do câncer, dando ênfase a quimioterapia. Com objetivo de contextualizar o ensino, relacionando os assuntos de sala da aula com o cotidiano do aluno, visando facilitar a compreensão e despertar o interesse do educando. Além de proporcionar a multidisciplinaridade, relacionando o assunto com outras áreas de interesse como a biologia, medicina, fisiologia, história. (FONTES, 1997)

MATERIAL E MÉTODOS: A primeira etapa desse trabalho consistiu na confecção de slides com ilustrações e animações com o objetivo de melhorar a assimilação pelos alunos de conteúdos da química. Com um único tema, o complexo cisplatina, pode-se elucidar conceitos de constituição, geometria, ligantes, nomenclatura, isomeria e quiralidade, metal platina, compostos de coordenação, elementos de transição. (SILVA, 2010) A segunda etapa foi a exibição desses slides juntamente com a explanação do conteúdo relacionando-o com a matéria da turma do 3º ano do Educandário Thales de Mileto no Rio de Janeiro.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aula foi aplicada no 3º ano do ensino médio do Educandário Thales de Mileto, os alunos se entusiasmaram pois não estavam acostumados com aulas interativas com recursos digitais. A estrutura da cisplatina foi explicada e temas como: metal platina, elementos de transição, compostos de coordenação, formação de complexos, ligação de complexos de metais de transição, constituição e geometria, isomeria foram assimilados com maior facilidade pelos alunos através de slides, imagens e animações do que apenas com a explicação oral e quadro- negro. As dúvidas foram surgindo estimuladas pela explicação e foram sendo sanadas ao longo dela. Ao final da aula os alunos demonstraram satisfação, com palavras e gestos, a contextualização pode fazer uma ponte entre assuntos do cotidiano com os termos abordados na disciplina de química em que muitos tinham dificuldades.

CONCLUSÕES: Este trabalho permite explorar diversas áreas do conhecimento, não só a química inorgânica como a biologia, bioquímica, fisiologia, medicina e outras. Contextualizando o assunto com a realidade do aluno, levando-o a uma maior compreensão dos temas abordados em sala, pois pela multidisciplinaridade ele percebe a importância e a relação de um mesmo assunto em diversas disciplinas.

AGRADECIMENTOS: Aos funcionários e alunos do 3º ano do Colégio Thales de Mileto por colaborarem através de sua participação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SILVA, C.F.F. - Complexo Cisplatina no Tratamento Do Câncer: Uma Abordagem ao Ensino da Química. Monografia – UNIGRANRIO – Duque de Caxias - 2010

FONTES, A.P.S.; ALMEIDA, S.G. e NADER, L.A. Compostos de platina em quimioterapia do câncer. Química Nova, . 20, n. 4, p. 398-406, 1997.