ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Uma abordagem do Complexo Cisplatina e o tratamento de Câncer no ensino da química
AUTORES: Silva, C. (UNIGRANRIO)
RESUMO: É inegável que o câncer é uma das doenças mais importantes da atualidade e está
diretamente relacionada ao nosso cotidiano. A descoberta das propriedades
antitumorais do complexo cis-diaminodicloroplatina(II), a cisplatina,
proporcionou um avanço no tratamento de vários tipos de tumores. Tornando-se um
assunto interessante a ser abordado no ensino da química, de forma
interdisciplinar, relacionado com outras disciplinas como química, bioquímica,
biologia, fisiologia. Podemos desmistificar a quimioterapia, mudando a visão que
o aluno tem desse tratamento e explicando como o complexo age no organismo.
Contextualizando assim, o ensino de química no ensino médio, relacionando o
cotidiano do aluno com a matéria ministrada. A fim de diminuir a deficiência em
química dos egressos do ensino médio.
PALAVRAS CHAVES: antitumorais; contextualização; complexos de platina
INTRODUÇÃO: De um modo geral, o ensino da química nas escolas tem sido deficiente quanto ao
verdadeiro aprendizado. As aulas em sua maioria são teóricas e os assuntos
abordados não estão diretamente ligados à realidade vivida pelos alunos. Eles
são levados a absorver superficialmente conteúdos que logo são descartados
depois de utilizados nas avaliações.
A contextualização no ensino é importante e traz a motivação para o aluno
aprender. No aprendizado eficiente deve-se correlacionar o conhecimento com o
mundo que nos cerca, e utilizá-lo para a resolução de problemas do cotidiano. A
falta de interação entre as disciplinas que compõe o currículo escolar retira
dos alunos a possibilidade de uma maior compreensão dos fenômenos que os cercam,
uma vez que é necessário informações de diversas disciplinas. (SILVA, 2010)
Esse trabalho aborda a química medicinal, utilizando o complexo Cisplatina no
tratamento do câncer, dando ênfase a quimioterapia. Com objetivo de
contextualizar o ensino, relacionando os assuntos de sala da aula com o
cotidiano do aluno, visando facilitar a compreensão e despertar o interesse do
educando. Além de proporcionar a multidisciplinaridade, relacionando o assunto
com outras áreas de interesse como a biologia, medicina, fisiologia, história.
(FONTES, 1997)
MATERIAL E MÉTODOS: A primeira etapa desse trabalho consistiu na confecção de slides com ilustrações e
animações com o objetivo de melhorar a assimilação pelos alunos de conteúdos da
química.
Com um único tema, o complexo cisplatina, pode-se elucidar conceitos de
constituição, geometria, ligantes, nomenclatura, isomeria e quiralidade, metal
platina, compostos de coordenação, elementos de transição. (SILVA, 2010)
A segunda etapa foi a exibição desses slides juntamente com a explanação do
conteúdo relacionando-o com a matéria da turma do 3º ano do Educandário Thales de
Mileto no Rio de Janeiro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aula foi aplicada no 3º ano do ensino médio do Educandário Thales de Mileto,
os alunos se entusiasmaram pois não estavam acostumados com aulas interativas
com recursos digitais. A estrutura da cisplatina foi explicada e temas como:
metal platina, elementos de transição, compostos de coordenação, formação de
complexos, ligação de complexos de metais de transição, constituição e
geometria, isomeria foram assimilados com maior facilidade pelos alunos através
de slides, imagens e animações do que apenas com a explicação oral e quadro-
negro. As dúvidas foram surgindo estimuladas pela explicação e foram sendo
sanadas ao longo dela. Ao final da aula os alunos demonstraram satisfação, com
palavras e gestos, a contextualização pode fazer uma ponte entre assuntos do
cotidiano com os termos abordados na disciplina de química em que muitos tinham
dificuldades.
CONCLUSÕES: Este trabalho permite explorar diversas áreas do conhecimento, não só a química
inorgânica como a biologia, bioquímica, fisiologia, medicina e outras.
Contextualizando o assunto com a realidade do aluno, levando-o a uma maior
compreensão dos temas abordados em sala, pois pela multidisciplinaridade ele
percebe a importância e a relação de um mesmo assunto em diversas disciplinas.
AGRADECIMENTOS: Aos funcionários e alunos do 3º ano do Colégio Thales de Mileto por colaborarem
através de sua participação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SILVA, C.F.F. - Complexo Cisplatina no Tratamento Do Câncer: Uma Abordagem ao Ensino da Química. Monografia – UNIGRANRIO – Duque de Caxias - 2010
FONTES, A.P.S.; ALMEIDA, S.G. e NADER, L.A. Compostos de platina em quimioterapia do câncer. Química Nova, . 20, n. 4, p. 398-406, 1997.