ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA RURAL DE CONFRESA - MT: UM PASSEIO PELOS MÉTODOS E SUAS IMPLICAÇÕES NO APRENDIZADO.

AUTORES: Santos, E.T.G. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Santos, R.S. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Silva, W. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Dutra, M.M. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Ramos, W.S. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Paula, W.S. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Souza, W.D.B. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Rodrigues, A.A. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Sfredo, J.R.S. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Silva, R.A. (IFMT - CAMPUS CONFRESA)

RESUMO: O município de Confresa - MT possui o maior número de assentamentos da reforma agrária do Brasil, e consequentemente o maior número de escolas rurais da região. Nesse sentido o objetivo desse trabalho foi pesquisar o desempenho e interesse dos estudantes do ensino médio em uma escola rural em relação à disciplina de química. A pesquisa apresenta dois questionários, sendo um direcionado aos alunos e outro aos professores. Contudo, observa-se que muitas ações precisam ser realizadas para que o ensino de química na escola pesquisada seja desenvolvido de forma satisfatória, visando desenvolver um aprendizado significativo aos estudantes da escola pesquisada.

PALAVRAS CHAVES: metodologia; aprendizagem; química

INTRODUÇÃO: De acordo com a LDB (Nº. 9.394/96) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. A disciplina de Química é uma ciência que exige do professor conhecimento específico na área, assim como a utilização de metodologias que permitam ao aluno a aprendizagem dos conteúdos ministrados em sala de aula, pois a química está presente em tudo que nos rodeia. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada em uma escola estadual rural do município de Confresa – MT, onde procuramos avaliar o desempenho e o interesse dos estudantes pela disciplina de química, desta forma podemos afirmar que o mesmo apresenta um caráter diagnóstico e exploratório.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi executada com cinquenta e seis alunos e três professores do ensino médio de uma escola estadual rural do município de Confresa - MT. O questionário apresentado aos alunos procurava questionar se os mesmos aprendiam os conteúdos ministrados na disciplina de química, se a metodologia utilizada pelo professor dificultava ou facilitava a aprendizagem e se os mesmos tinham interesse pela disciplina de química. Aos professores o questionamento se referiu à formação profissional e quanto ao uso de aulas experimentais.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a pesquisa, observa-se que na escola pesquisada 50% dos alunos não estão conseguindo aprender devido à falta de conhecimento dos professores na área de química e os mesmos não possuírem formação na área e alguns acham a disciplina difícil, 29% dos alunos acham a disciplina fácil, o professor explica bem e acharam o livro bem detalhado, 21% apresentam nível intermediário de dificuldade devido os professores não possuírem formação na área (gráfico 1), 50% dos alunos acham que a metodologia utilizada pelo professor dificulta a aprendizagem, pois não são capazes de solucionar as dúvidas, não tem formação na área e não conseguem explicar o conteúdo. 36% acham que a metodologia facilita a aprendizagem devido o professor ter domínio da disciplina e acharem os conteúdos ministrados de fácil compreensão, 14% acham que a metodologia utilizada ás vezes dificulta e às vezes facilita devido o professor não ser habilitado na área (gráfico 2). Questionados como tem sido ministradas as aulas, a grande maioria afirmaram que os professores utilizam como principal recurso o livro didático, com aulas expositivas sem o uso de recursos tecnológicos e aulas práticas. Detectou-se que 75% dos alunos tem interesse em aprender química, pois acham a química muito importante para a sua formação. 21% não e 4% nem gostam, nem desgostam da disciplina por acharem de difícil compreensão (gráfico 3). Indagados se fossem professores de química quais metodologias utilizariam, muitos afirmaram que utilizariam recursos tecnológicos, aulas práticas expositivas e dinâmicas que atraíssem a atenção e o interesse dos alunos, tentariam se colocar no lugar do aluno com o objetivo de detectar as dificuldades dos alunos, afim de tentar solucionar suas dúvidas e amenizar as dificuldades.

Figura 1: Resultados da Pesquisa

Gráficos 1, 2 e 3 com os resultados da pesquisa realizada na escola rural.

CONCLUSÕES: A química, disciplina obrigatória no currículo escolar dos alunos do ensino médio atrai o interesse de muitos alunos na escola pesquisada, porém muitos afirmaram ter dificuldade em compreender os conteúdos da disciplina. Contudo para que possa haver uma mudança no cenário educacional da escola pesquisada, percebemos a necessidade de capacitação dos professores, para um melhor aproveitamento das aulas ministradas e consequentemente a desmistificação em relação à dificuldade da disciplina de química.

AGRADECIMENTOS: A Direção Geral e o Departamento de Ensino do IFMT - Campus Confresa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Nº. 9394 de 20 de Dezembro de 1996, Brasília – DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 06/07/2012.